sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A CRISE

 

A Crise

 

Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.

 

As vendas foram aumentando e cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender à grande quantidade de fregueses e o negócio prosperava... Seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho.

 

O menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, o filho, já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele:

 

-- Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar.

 

Depois de ouvir as considerações do filho estudado, o pai pensou: "Bem, se meu filho estudou economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com a razão."

 

Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, o pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela notícia da crise, já não oferecia o seu produto em voz alta...

 

Tomadas todas essas "providências", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo, e chegaram a níveis insuportáveis. O negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia, quebrou.

 

O pai, triste, então falou para o filho.

 

-- Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise.

 

E comentou com os amigos, orgulhoso:

 

-- Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar Economia. Ele me avisou da crise...

DESCULPE, FOI ENGANO...

 

Desculpe, foi engano...

Era uma vez, um rapaz que tinha muitos problemas.
Constantemente, em suas preces, ele pedia que
Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento. Um dia, Jesus bateu a sua porta. O jovem, maravilhado, convidou-o a entrar, e Jesus sentou-se no sofá da sala.

Na mesinha de centro encontrava-se uma bíblia aberta no Salmo 91. Numa das paredes, estava pendurado um bordado com o Salmo 23 e, em outra, um quadro da Santa Ceia.

"Senhor Jesus", disse o rapaz, "em primeiro lugar, gostaria de dizer que é uma honra recebê-lo em minha casa. Conforme o Senhor deve saber, estou passando por algumas dificuldades e preciso muito da Sua ajuda..."

"Filho", interrompeu Jesus, "antes de conversarmos sobre os seus pedidos, gostaria de conhecer a sua casa. Onde é o lugar que você dorme?"

No mesmo instante, o jovem se
lembrou que guardava, no quarto, umas revistas terríveis e se apressou em dar uma desculpa:

"Não, Jesus! Lá, não! Meu quarto não está arrumado!"
"Bem", disse Jesus, "e a cozinha? Posso conhecer a sua cozinha?"
O rapaz lembrou que na cozinha havia algumas garrafas de bebida que ele não gostaria que Jesus visse.
"Senhor, desculpe, mas prefiro que não", respondeu o rapaz, "a minha cozinha está vazia, não tenho nada de bom para Lhe oferecer."
Neste instante, um barulho forte interrompe a conversa.
Pam, pam, pam...!
Era alguém que batia furiosamente na porta. O rapaz se levantou, assustado, e foi ver quem era. Ele abriu a porta meio desconfiado e viu que era o diabo.
"Sai da frente que eu quero entrar!", gritou o tentador.
"De jeito nenhum!", respondeu o rapaz. E assim começou a briga. Com muita dificuldade, o homem conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta. Cansado, o rapaz voltou para sala e continuou:
"Então, Jesus", disse ele, "como eu estava falando ao Senhor, estou necessitando de tantas coisas..."

Mas, outra vez, a conversa é interrompida por um barulho forte que vinha da janela do quarto. O rapaz correu para ver quem era e ao abri-la se deparou, novamente, com o diabo:
"Agora não tem jeito, eu vou entrar!", disse o inimigo.
Mais uma vez, o rapaz se debateu com ele e conseguiu trancar a janela.
"Senhor", disse ele, "desculpe a interrupção. Conforme eu dizia..."
Outra vez, dos fundos da casa, vinha um grande barulho, como se alguém quisesse arrombar a porta. Era novamente o diabo: "Eu quero entrar!"

O rapaz, já exausto, lutou com ele e conseguiu mantê-lo do lado de fora.
Ao voltar, contrariado, disse a Jesus:
"Eu não entendo. O Senhor está
na minha casa e por que o diabo fica insistindo em entrar?"
"Sabe o que é, meu filho? É que na sua casa, você só me deu a sala", explicou Jesus.
O rapaz humildemente entendeu a lição de Jesus e fez uma faxina na casa para entregá-la aos cuidados do Senhor.

Neste instante, o diabo bateu mais uma vez à porta.

O rapaz olhou para Jesus sem entender, e o Senhor disse:
"Deixa que eu vou atender."
Quando o diabo viu que era Jesus que atendia a porta, disse: "Desculpe. Foi engano", e sumiu rapidinho.

Muitas vezes, é o que acontece com o nosso coração. Entregamos a Jesus só uma parte dele, apenas a sala, ficando as dúvidas a morar no quarto, o fracasso na cozinha, o medo na varanda. Então, lutamos e não vencemos, porque a casa está dividida.

A Bíblia diz que os olhos do Senhor passeiam por toda a Terra para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é inteiramente Seu. Desculpe, foi engano...

Marcelo Crivella

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O SIGNIFICADO DO TESTEMUNHO

 



O SIGNIFICADO DO TESTEMUNHO

"Porque terás de ser sua testemunha diante do todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido" (Atos 22:15).
O Senhor disse estas palavras a Paulo por intermédio de Ananias. Tudo o que você viu e ouviu, deverá testemunhar a todos os homens.
Portanto, o primeiro fundamento para o testemunho é ver e ouvir. Você não pode testificar o que não viu nem ouviu.
A vantagem de Paulo sobre as outras pessoas, era que, diferentemente delas, ele ouvira e vira pessoalmente o Senhor. Ele testemunhava daquilo que vira e ouvira.
"E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o Seu Filho como Salvador do mundo" (I João 4:14). Isto nos ensina o que é o testemunho.
Testemunhamos o que temos visto. Graças a Deus, você recentemente creu no Senhor. Você o encontrou, creu nele e o recebeu. Agora você está redimido.
Tendo sido libertado do pecado e recebido o perdão, você tem paz em si mesmo.
Você sabe quão feliz está depois que creu — uma alegria que você nunca conheceu anteriormente. Anteriormente o fardo de pecado pesava fortemente sobre você, mas hoje, graças a Deus, este fardo rolou para longe. Portanto você é uma pessoa que tem visto e ouvido.
O que você deve fazer agora?. Deve dar o seu testemunho. Isto não significa que você deva ser um pregador ou deixar o seu trabalho e ser um obreiro em tempo integral.
Somente significa que deve testemunhar para os seus amigos, parentes e conhecidos aquilo que tem visto e ouvido. Você deve tentar levar almas para o Senhor.
COMO TESTEMUNHAR
As duas passagens das Escrituras acima formam um conjunto sobre o significado do testemunho. Vamos nos voltar para um outro conjunto, um conjunto de quatro passagens que nos mostrará muito simplesmente o que é testemunhar.
1.Fale Na Cidade — A Mulher samaritana
Em João 4, a mulher samaritana encontrou o Senhor que então lhe pediu água. Mas, depois de seu pedido, o Senhor se voltou e lhe ofereceu água viva, sem a qual ninguém pode realmente viver e estar satisfeito. Aquele que bebe da água do poço terá sede novamente. Você ficará sedento, pelo menos, tantas vezes quantas beber. Nunca se satisfará, e portanto terá de beber repetidamente.
O que o mundo pode oferecer pode satisfazer durante algum tempo, mas cedo ou tarde a sede voltará. Somente a fonte que jorra por dentro pode satisfazer para sempre. Somente esta satisfação interior pode livrar as pessoas da solicitação do mundo.
Depois que o Senhor mostrou à mulher samaritana quem Ele era, esta deixou o seu cântaro — até então algo muito importante para ela, foi para a cidade e disse: "Vinde, vede Um homem que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo?" (verso 29). Aqui temos um verdadeiro exemplo de testemunho.
Esta mulher fora casada cinco vezes, mas ainda estava insatisfeita. Era como beber água; ela tinha de beber de novo e novamente. Mas, naquele dia, o Senhor lhe disse que Ele possuía a água viva que satisfazia verdadeiramente. Não é surpreendente pois, que após conhecer um tão grande Salvador ela tenha jogado fora o seu cântaro e testificado na cidade. O seu primeiro ato foi o de testemunhar por Cristo.
O que ela testificou? Afirmou ela: "Aqui está um homem que me disse tudo quanto tenho feito" (verso 39). A mulher tinha feito uma grande quantidade de coisas; algumas conhecidas do público e outras desconhecidas. Ela estava com medo de contar as pessoas tudo o que fizera; contudo o Senhor havia feito agora justamente isso.
Portanto ela testificou que ali estava um homem que contara tudo o que ela tinha feito, coisas que somente ela mesma sabia. Poderia este homem ser o Cristo? Deixe-me dizer a você: tão logo ela viu o Senhor ela abriu a sua boca. A Bíblia diz: "E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou" (verso 39).
Podemos extrair disto uma coisa: todos tem a necessidade de testificar de contar a sua própria história. Desde que o Senhor salvou um tão grande pecador como você, pode você fechar a sua boca e não testificar? O Salvador me salvou; não posso fazer nada exceto abrir a minha boca e confessá-Lo.
Embora eu não possa explicar como, pelo menos eu vejo que este é Deus, este é Cristo, este é o Filho de Deus, este é o Salvador apontado por Deus. Eu também posso ver que sou um pecador salvo pela graça. Tudo o que é requerido de mim é expressar o meu sentimento. Posso não ser capaz de explicar o que aconteceu, mas todos vocês podem ver quão grandemente eu estou mudado. Eu não sei como aconteceu — eu, que anteriormente considerava a mim mesmo um bom homem, hoje me vejo como um pecador.
O que eu não considerava como pecado, o Senhor mostrou-me ser pecaminoso. Agora eu sei que tipo de pessoa eu sou. Fiz muitas coisas no passado sem o conhecimento de ninguém; algumas vezes, nem mesmo eu tinha noção do que fazia. Eu pequei grandemente, mas não tinha consciência de estar pecando.
Contudo eis aqui um Homem que me disse todas as coisas que já fiz. Ele me contou tanto o que eu não sabia como aquilo que eu sabia. Tenho de confessar que toquei no Salvador, "Este Alguém necessariamente deve ser o Cristo, o qual é o único que salva.
Quem quer que tenha visto a si mesmo como um pecador certamente tem um testemunho para dar. Aquele que viu o Salvador é uma boa testemunha. Lembre-se, a mulher samaritana deu o seu testemunho dentro de uma hora depois de encontrar o Senhor. Ela o fez no primeiro dia. Não esperou alguns anos, até ter voltado de uma reunião- de avivamento. Absolutamente !
Tão logo voltou para casa, ela imediatamente deu testemunho do Senhor. É correto para uma pessoa logo após ser salva contar aos outros o que viu e entendeu. Não há necessidade de fazer um longo discurso, apenas contar o que você sabe é suficiente.
Uma pessoa pode dizer: "Antes de crer no Senhor eu não podia dormir à noite, mas agora posso dormir. Eu costumava sentir-me deprimido, mas agora me sinto bem, não importa o que aconteça comigo." Outra poderia dizer: "Anteriormente eu não conseguia comer, mas agora consigo". Tudo o que você tem a fazer é contar o fato. Não precisa, falar a respeito do que você não sabe.
Os irmãos e as irmãs precisam aprender a não falar muito. Não fale além da, sua compreensão, do contrário você criará, argumentos. Apresentem-se como testemunha vocês têm experimentado: contra isto ninguém pode argumentar.
2. Testemunhe Em Casa — O Endemoninhado
Em Marcos 5 :1-20 encontramos um homem que estava terrivelmente possuído por um espírito imundo. Ele se cortava com pedras, e nenhum homem tinha forças para contê-lo. Arrebentava as cadeias que o prendiam e quebrava os grilhões em pedaços. Morava nas sepulturas e as pessoas não ousavam passar por tal lugar.
O Senhor porém expulsou o espírito imundo daquele homem, que quis então segui-Lo, mas o Senhor lhe disse: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que e Senhor te fez, e como teve compaixão de ti" (verso 19). Contar quão grandes coisas o Senhor tem feito por você é testemunhar pelo Senhor.
Este endemoninhado não podia viver em sua casa, mas habitava somente nas sepulturas. Uma sepultura é um lugar para os mortos, portanto esta pessoa que estava viva habitava no lugar para os mortos. Quando o Senhor ordenou que os espíritos imundos saíssem daquele homem, eles "entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram" (verso 13).
O que aquele homem suportava do poder demoníaco foi insuportável para os dois mil porcos. Não é de se admirar que ele se cortasse com pedras, pois quem pode cair nas mãos de demônios e não se ferir a si mesmo! No caso da mulher samaritana vemos uma pessoa que buscou o prazer do mundo, mas no demoníaco observamos uma pessoa violenta. O Senhor o salvou e o mandou para casa para contar aos seus parentes o que o Senhor lhe havia feito e quanta misericórdia o Senhor tinha mostrado por ele.
Quando você recebe graça, deve deixar que a sua família, os seus vizinhos e os seus parentes saibam que você agora é uma pessoa salva. Conte-lhes quão grandes coisas o Senhor tem feito por você e de que forma veio a crer n'Ele. Conte-lhes o fato e testifique fielmente para eles. Assim você irá inflamar outras pessoas e permitir que a salvação do Senhor tenha prosseguimento.
3. Proclame Nas Sinagogas — Saulo
"Então permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos; e logo pregava nas sinagogas a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus, e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?" (Atos 9:19b-21). A palavra "logo" c bastante enfática no grego.
O apóstolo João nos conta que qualquer que crê que Jesus é o Filho de Deus é nascido de Deus. Saulo foi instantaneamente salvo depois de encontrar a luz. Mas quando foi levado para a cidade de Damasco, seus olhos não podiam ver e ele estava muito fraco fisicamente. Depois que foi batizado por Ananias, ele se alimentou e foi fortificado.
Uns poucos dias depois, imediatamente passou a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. A atitude tomada por Saulo envolvia um problema muito definido, pois ele era um dos membros do Sinédrio. O Sinédrio judeu era composto de setenta membros, sendo Saulo um deles. Ele levara consigo de Jerusalém cartas dos principais sacerdotes para prender todos aqueles que criam no Senhor Jesus e mandá-los ao sumo-sacerdote.
Agora que ele mesmo havia aceito o Senhor Jesus, o que deveria fazer? Sua primeira intenção fora prender aqueles que aceitaram o Senhor; agora ele mesmo estava sujeito a ser preso. Mas em lugar dei fugir para salvar sua vida, ele entrou nas sinagogas e provou ao povo que Jesus é o Pilho de Deus.
Portanto a primeira coisa que uma pessoa deve fazer após receber o Senhor é testemunhar por Ele. Tão logo os olhos de Saulo foram curados, ele agarrou a primeira oportunidade de testificar que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-me dizer a você: qualquer um que crê no Senhor Jesus deve fazer justamente isso.
A maioria dos incrédulos que ouviram falar do nome de Jesus ou que leram a respeito dele na história, O consideram como o Jesus de Nazaré. O mundo reconhece que houve um Jesus, sendo ele porém apenas mais um entre os bilhões.
Em outras palavras, aos seus olhos, Jesus foi apenas um homem entre muitos outros; embora possa ter sido alguém especial num sentido comparativo, mesmo assim não passou de uma pessoa comum. Espere até um dia, porém, em que o descrente receba luz e os olhos do seu coração sejam abertos — ele recebe então uma revelação; descobre o fato de que Jesus é o Filho de Deus. Ele pode muito bem correr para casa de um amigo, mesmo que já tenha passado da meia-noite, para lhe contar que encontrou o Filho de Deus e que Sou nome é Jesus.
É uma coisa tremenda encontrar entre os homens Um que é Filho de Deus. Esta é uma descoberta monumental. Ela certamente não deve ser levada em conta com leviandade. Dos milhares de anos da história e dos bilhões de pessoas que já viveram, você encontrou Um que é o Filho de Deus. Será isto algo insignificante?
Eis aqui um homem, Paulo, viajando nas costas de um animal e planejando a morte de todos os que criam no nome de Jesus. Mas depois que se levantou após ter caído do animal, entrou nas sinagogas e proclamou que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-me dizer a você: a menos que Paulo houvesse perdido a razão, ele deve ter necessariamente tido uma visão. Obrigatoriamente ele recebeu uma revelação. Dos bilhões de pessoas que viveram sobre esta terra ele escolheu Um a Quem proclamava como sendo o Filho de Deus.
Os novos crentes também devem ser como Paulo — sair e proclamar que encontraram o Filho de Deus.
Pode uma pessoa ser salva e ficar sentada calmamente como se nada tivesse acontecido? Pode crer no Senhor Jesus e não se sentir espantosamente surpreendida? Duvido que alguém possa fazer isto, pois fez uma tremenda descoberta, a mais especial de todas : Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Eu não ficaria nem um pouco surpreso se batesse na porta da casa de seu amigo após a meia-noite. De fato, ele deve subir ao topo da montanha para gritar as novas ou ir até a praia para proclamar que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Nenhuma outra descoberta se aproxima de forma alguma da magnitude desta.
Mesmo colocando todas as descobertas do mundo juntas, elas ficarão muito aquém desta. De fato, nós descobrimos o Filho de Deus. Que coisa tremenda!
Suponhamos que um governador, o presidente do uma empresa, o presidente de um país, um chefe de polícia ou um rei viaje incógnito, mas que você o reconheça porque é muito perspicaz. Você se sente enaltecido pois fez uma grande descoberta. O Filho de Deus também viaja incógnito, mas nós o descobrimos. Jesus de Nazaré é o Filho de Deus.
Esta é uma coisa tremenda. Por esta razão, quando Pedro confessou o Senhor como filho do Deus vivo, o Senhor Jesus lhe disse: "porque não foi sangue e carne que se revelou, mas meu Pai que está nos céus." (Mateus 16:17b). Quando viaja incógnito, Ele é conhecido apenas por aqueles a quem o Pai O revela.
Portanto, novos crentes, nunca considerem a sua fé como uma coisa pequena. Porque o cristianismo enfatiza a fé ? Porque ela ultrapassa qualquer coisa que o mundo tem. Você creu. Que coisa maravilhosa é a fé que você tem. Você pode gritar e proclamar em toda a parte —- nas ruas, na. sinagoga, ou nos locais de reunião, que você descobriu que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus.
Seu irmão, Paulo, fez justamente assim. Se você também, compreender o que descobriu, fará a mesma coisa. Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. Que fato maravilhoso e mui glorioso é este.
4. Testemunhe Pessoalmente
"Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido a Jesus. Ele achou primeiro ao seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias {que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de Jonas; tu serás chamado Céfas (que quer dizer Pedro). No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia, e encontrou a Filipe a quem disse: Segue-me. Ora Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, o a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José" (João 1:40-45).
Nesta quarta passagem, descobrimos como André procurou Simão, e Filipe procurou Natanael Disto nós aprendemos que depois que cremos no Senhor devemos não somente testemunhar na cidade, em casa, e nas sinagogas mas também devemos testificar de pessoa pari pessoa.
Tão logo André creu no Senhor ele levou seu irmão Pedro para Cristo. Mais tarde ficou patente que Pedro possuía mais dons e provavelmente era um apóstolo maior, contudo foi André que levou Pedro ao Senhor. Primeira mente ele foi salvo e então levou o seu irmão.
O relacionamento entre Filipe e Natanael não era c de irmãos, mas de amigos. Filipe procurou o amigo e levou-o ao Senhor. Ambos estes exemplos ilustram o princípio do evangelismo pessoal.
Vamos nos lembrar que o fundamento do cristianismo é construído sobre este método de um a um Há mais ou menos cem anos atrás havia um crente na Inglaterra nome Harvey Page.
Seus olhos foram abertos pela especial graça do Senhor para ver que, embora ele fosse uma pessoa muito simples não tendo nenhum dom manifesto e incapaz de fazer muitas coisas ele podia contudo tratar com a pessoas uma por uma. Embora muitos cristãos tenham sido abençoa dos fazendo grandes obras, não era o seu caso.
Mas ele podia concentrar sua atenção em uma pessoa e acompanhar tenazmente essa pessoa. Dizia então ao amigo escolhido que desde que ele, Harvey Page, estava salvo, o seu amigo poderia ser salvo também. Passava a orar e falar com o amigo até que este fosse realmente salvo. Na época em que harvey Page partia deste mundo, ele havia dessa forma levado mais de uma centena de. pessoas para o Senhor.
Após Harvey Page veio Thomas hogban e a sua "One-by-One Band". Hogban foi realmente tocado pela fidelidade de Page. Ele era um homem instruído e de oração. Hogban organizou a "One-by-One Band" em vinte e sete países. Embora esta obra esteja agora terminada, muitos foram salvos enquanto existiu. um novo, crente pode sentir que. não tem muitos dons mas como André e Filipe ele DEVE AO MENOS testificar uma a sua família, ou para, seus amigos. Se a sua força é limitada, ele pode pelo menos concentrar-se em uma pessoa de cada vez.
Assim levará almas ao Senhor.

escrito por Watchman Nee

O TESTEMUNHO DA IGREJA

 


O TESTEMUNHO DA IGREJA

 

 Uma vela que permanece sozinha pode ser facilmente apagada pelo vento. Mesmo que ela não seja apagada pelo vento, sua luz irá finalmente extinguir-se. Se desejamos aumentar e prolongar a luz, necessitamos acender velas, uma centena de velas, ou mesmo mil velas; deste modo, a luz se manterá acesa. E é isto que acontece com relação ao testemunho da igreja.

É uma lástima que a luz e o testemunho cessem com alguns indivíduos. Apesar do fato de que a igreja deve continuar de geração em geração, existe um certo número de pessoas que não têm descendentes.  

Que  não  aconteça  que o testemunho de Jesus termine em alguns novos convertidos. Uma vela deve queimar até o fim; da mesma forma, o testemunho de um homem deve continuar até à sua morte. Se a luz de uma vela deve manter-se acesa, então é preciso que essa vela acenda outra antes de extinguir-se por completo.

Acendendo vela após vela, a luz brilhará e continuará brilhando até que ela cubra o mundo inteiro. Tal é o testemunho da igreja.

Os novos crentes precisam aprender a testemunhar pelo Senhor; de_ outra forma, o evangelho terminará  com  eles.  Você    foi  salvo; " você tem vida e a sua luz foi acesa. Mas se não incendeia outros antes de queimar-se totalmente, então está realmente acabado. Você deve levar muitos ao Senhor para que não se encontre com Ele de mãos vazias.

Se um crente não abrir a sua boca e confessar o Senhor dentro do primeiro ano de sua salvação, provavelmente jamais abrirá a sua boca durante toda a sua vida. Quero repetir isto hoje. Se um homem não testemunhar pelo Senhor durante o primeiro impacto de sua fé, ele provavelmente jamais dará um testemunho em toda a sua vida.

A menos que o Senhor lhe dispense uma grande graça ou lhe dê um grandioso avivamento, ele muito provavelmente nunca testemunhará pelo Senhor e levará almas a Cristo.

Que esperança há para os novos crentes se eles não puderem testemunhar pelo Senhor e inflamar outras pessoas ao receberem pela primeira vez um tão grande amor, um Senhor tão grande, tão grande salvação e urna emancipação tão grande?

Se um novo crente não abre a sua boca durante o primeiro ano, ele dificilmente será capaz de abri-la mais tarde. Este é o porque da nossa responsabilidade em instruir cada um e todo novo crente a começar a testemunhar durante a primeira ou segunda semana de sua salvação. Precisamos ser firmes neste assunto. Poderá ser muito tarde se esperarmos.

Vamos continuar com a ilustração da vela. Quando o Filho de Deus veio à terra, Ele inflamou umas poucas velas; mais tarde, ele acendeu outra vela em Paulo.

 

Durante os dois mil anos que se passaram desde então, a igreja continuou queimando e queimando vela após vela. Algumas velas podem inflamar dezenas ou centenas de outras. Embora a primeira vela haja queimado até o fim, a segunda continua.

Muitos podem até mesmo sacrificar as suas vidas para inflamar você; nós não esperamos ver a luz terminar em você.

Esperamos que todos os novos convertidos cumpram a sua obrigação de salvar almas. Vá e testemunhe pelo Senhor. Deixe o testemunho brilhar na terra incessantemente.


escrito por Watchman Nee

A FÁBULA DO VELHO SÁBIO

 

A fábula do velho sábio

 

Era uma vez um guerreiro, famoso por sua invencibilidade na guerra. Era um homem extremamente cruel e, por isso, temido por todos.

 

Quando ele se aproximava de uma aldeia, os moradores saiam correndo para as montanhas, onde se escondiam do malvado guerreiro. Subjugou muitas aldeias.

 

Certo dia, alguém viu ele se aproximar com seu exército de uma pequena aldeia, onde viviam alguns agricultores e entre eles um velhinho, muito sábio.

 

Quando o pessoal escutou a terrível notícia da aproximação do guerreiro, tratou de juntar o que podia e fugir rapidamente para as montanhas. Só o velhinho ficou para trás. Ele já não podia fugir.

 

O guerreiro entrou na aldeia e foi cruel, incendiando as casas e matando alguns animais soltos pelas ruas. Até que chegou na casa do velhinho.

 

O velhinho, quando o viu se assustou. E sem piedade, foi dizendo ao velhinho que seus dias haviam chegado ao fim. Mas, que lhe concederia um último desejo, antes de passá-lo pelo fio de sua espada.

 

O velhinho pensou um pouco e pediu que o guerreiro fosse com ele até o bosque e ali lhe cortasse um galho de uma árvore.

 

O guerreiro achou aquilo uma besteira. -"Esse velho deve estar gagá. Que último desejo mais besta."

 

Mas, se esse era o último desejo do velhinho, havia que atendê-lo. E lá foi o guerreiro até o bosque e com um golpe de sua espada, cortou um galho de uma árvore

 - " Muito bem" disse o velhinho.

-"O senhor cortou o galho da árvore. Agora, por favor, coloque esse galho na árvore outra vez."

 

O guerreiro deu uma grande gargalhada, dizendo que esse velho deve estar louco, pois todo mundo sabe que isso já não é mais possível, colocar o galho cortado na árvore outra vez".

 

O velhinho então lhe respondeu:

 

- "Louco é você que pensa que tem poder só porque destrói as coisas e mata as pessoas que encontra pela frente.

- Quem só sabe destruir e matar, esse não tem poder. Poder tem aquela pessoa que sabe juntar, que sabe unir o que foi separado, que faz reviver o que parece morto. Essa pessoa tem verdadeiro poder.

ESCONDE - ESCONDE

 "Esconde-Esconde

"E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o
vosso coração" (Jeremias 29:13).

Uma velha história nos conta sobre  um  pequeno  menino  que
brincava de "esconde-esconde" com seus amigos.

Por uma razão desconhecida, os  demais  amigos  foram  embora  enquanto  o
menino estava escondido. Vendo que ninguém aparecia para lhe
procurar e percebendo que o haviam deixado sozinho, o garoto
começou a chorar.

Seu avô, veio em sua direção  para  ver  o  que havia acontecido, com o propósito de consolá-lo.  Depois  de ouvir  a  explicação  do  neto,  ele  disse:  Não  chore,
querido, eles não vieram procurá-lo mas  talvez  você  possa
tirar uma boa lição desta decepção.

Nossa  vida  é  como  um  jogo entre Deus e nós. Só que é Deus quem está lamentando  o fato  de  não  estarmos  jogando  como  devíamos. 

Ele  está  esperando ser achado, mas muitos o  deixaram  de  lado  para
irem procurar outras coisas.

Como estamos lidando com este jogo  da  vida?  O  que  temos procurado com mais afinco e determinação?  Temos  buscado  a
Deus como guia para alcançarmos os nossos propósitos ou será
que o temos deixado à margem de todas as nossas decisões.

No "esconde-esconde" de nosso viver diário, o maior  regozijo e a maior felicidade consiste em estarmos sempre  procurando achar o Senhor em tudo o que fazemos. 

Quando  invertemos  o jogo, ou seja, quando estamos sempre  nos  escondendo  dele, deixamos de gozar da presença e  das  bênçãos  que  Ele  tem
preparado para todos nós.

Não deixe o Senhor esperando, procure-o agora!

ALEGRIA

 Alegria

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filip. 4:4.

Conta-se que certo pescador, ao olhar as águas turvas de um rio, disse a seu companheiro: "Estas águas estão mais para bagre do que para pacu."

Quando pensamos neste mundo cheio de violência, crimes, imoralidade, fome, tensão entre as nações, poluição, pobreza, etc., notamos que as águas estão mais para tristeza do que para satisfação e alegria.

Vivemos numa época de melancolia e perplexidade.

Nós, entretanto, não precisamos viver tristes e abatidos. Podemos olhar para a frente com esperança e fé, uma vez que nossa existência não se restringe aos estreitos limites da trajetória terrena.

Apesar das nuvens sombrias que toldam o céu deste início de milênio, há um conselho bíblico a que devemos dar atenção: "Regozijai-vos sempre." I Tess. 5:16.

Às vezes, achamos difícil atender ao conselho do apóstolo Paulo.   "Talvez pareça difícil regozijar-vos no Senhor quando em aflição, mas perdemos muitíssimo por nos entregar a um espírito de queixa.

É nosso privilégio ter no coração, em todo o tempo, a paz de Cristo."

Uma das fontes de alegria é fazer o bem. A poetisa Gabriela Mistral escreveu:

"Toda a Natureza é um desejo de serviço. Serve a nuvem, serve o vento, servem os vales. Onde haja uma árvore que plantar, planta-a tu; onde haja um erro que emendar, emenda-o tu; onde haja um esforço que todos evitam, aceita-o tu.

Sê aquele que afasta a pedra do caminho, o ódio dos corações e as dificuldades de um problema. Existe a alegria de ser são e a alegria de ser justo; mas, acima de tudo, existe a formosa, a imensa alegria de servir."

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

ADVERTÊNCIAS


 

ADVERTÊNCIAS 

Advertência - **Conceito- **Avisar, repreender, admoestar.
1 – A advertência pode causar uma grande mudança na vida daquele que a ouve:
“O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.
Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento.” Provérbios 15:31,32
2 – A certeza de que a lei será prontamente executada serve de advertência para o povo:
“E os juizes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão,
Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.
Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.
O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” Deuteronômio 19:18-21.
3 – A execução da lei e não apenas sua leitura serviu como advertência para impedir maus atos ou insubordinação entre os judeus:
“E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR seu Deus.
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem....
... Por isso o SENHOR rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.”
  • 2 Reis 17:13-15, 20.

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...