segunda-feira, 11 de maio de 2020

APRENDENDO COM JACÓ

O CARÁTER TRANSFORMADO 

VIVENDO COMO JACÓ, TRANSFORMADO COMO ISRAEL

Você sabe como está o mundo hoje, basta dar uma olhada nos tele-jornais.

O mundo retrata o perfil do homem moderno

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
(2 Timóteo 3:1-5)

O apóstolo Paulo predisse isos para o jovem pregador Timóteo há 2 mil anos atrás. Este é o verdadeiro retrato do homem moderno, o perfil da humanidade em geral

O Brasil ainda não está entre os 20 primeiros países no
Ranking Mundial da corrupção.

O Brasil ainda ocupa a 79º posição. Ufa, podemos respirar aliviados!

Tem 78 países na frente do Brasil que estão com índice considerável de gente envolvidas na corrupção

Corrupção também não é novidade no mundo, sempre houve, desde que o mundo existe.

Tirar vantagens está no perfil do brasileiro, nas mínimas coisas. Tem até um lei de um tal de Gerson

A lei de Gerson surgiu na década de 70. É um princípio que determina a questão da pessoa que age de forma a obter vantagem em tudo que faz

Gerson foi meio-campista do Brasil, jogador de futebol da década de 70, jogou junto com Pelé, quando o Brasil foi tri-campeão, o cara era bom de bola, mas ficou ainda mais famoso com uma frase celebre, estampada nos jornais:

“Somos mesmo uma nação de egoístas, corruptos e sacanas, que só pensam em si mesmos, e só querem saber de levar vantagem em tudo”

No cigarro da década de 70/80 “Vila Rica”, uma marca famosa da época, tinha a frase dele no maço: “O importante é levar vantagem em tudo”

Você acha que nos anos 70 não tinha tanta corrupção no Brasil?

Claro que sim!

Só não tinha a mídia intensificando tudo (as notícias chegavam a cavalo, charrete, correios), hoje tudo voa RÁPIDO demais, através dos celulares, internet, televisão

A mídia intensifica tudo, aí a gente acaba sabendo demais

( ...E desde a colonização do Brasil pelos portugueses, eles levaram vantagem em tudo). A moeda de troca da época era o (ESCAMBO – troca de mercadorias – ou serviços sem fazer uso de moeda)

Alguém tinha uma coisa e trocava com outra coisa (farinha, gado, arroz, sementes, prata, ouro, munição, mulher, armas, etc)

Você acredita que os portugueses levavam vantagens ou desvantagens com os índios em suas trocas?

Bom, e na época de Jacó, há 4 mil anos atrás
aproximadamente, onde as trocas eram feitas boca a boca
Jacó era conhecido por ser um enganador, gostava de tirar vantagens em tudo

Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. (Romanos 9:13,14)

Este versículo é sinistro. Paulo diz que Deus amou a Jacó e se aborreceu com Esaú.

Em algumas traduções aborrecer é o mesmo que odiar

Porque Deus faria isto. Se Deus é amor, Ele ama alguém e odeia outro alguém?

Por quê Deus escolheu Jacó para abençoar e certas pessoas até o dia de hoje para fazerem parte do Seu Povo?

Qual é o critério de Deus? Qual é o propósito?

Entre Jacó e Esaú, que eram irmãos gêmeos, Deus escolhe um e rejeita o outro

Este é realmente um texto intrigante (assustador) precisa ser investigado

Aborrecer e odiar, é não gostar, esta palavra é forte, portanto, Deus amou Jacó e o abençoou grandemente, e não fez isso com Esaú, não o tratou da mesma maneira

O fato histórico é que Deus tratou o caráter dos 2 irmãos. Isso eu não tenho dúvida

Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
(Romanos 9:11,12)

Nem tendo eles nascido, Deus já sabia que Jacó teria o caráter melhor desenvolvido e transformado

Deus analisa o coração e a motivação da pessoa em querer perseverar, a ter um bom caráter diante Dele

Jacó fez a diferença, ele perseverou, deixou Deus moldar seu caráter. Esaú por outro lado, não quis melhorar e nem ficar focado nas promessas. Esaú foi negligente diante das oportunidades

Abraão, envelheceu, morreu e Isaque seu filho, o filho da promessa, orou por sua mulher estéril, para ela ter filhos e Deus ouviu sua oração

E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.

E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e

Rebeca sua mulher concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.

E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.

E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.

E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. (Gênesis 25:20-27)

Isso tudo tem a ver com a história mundial. Isto aconteceu no Oriente Médio. A nação de Israel começa a tomar forma depois destes acontecimentos

Gemeos nascem, para a alegria do casal. Os meninos cresceram e Isaque tem a preferência pelo mais velho, o primogênito Esau, que nasceu apenas alguns segundos primeiro que Jacó

E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. (Gênesis 25:28)

Esau preferido do papai e Jacó preferido da mamãe.

Naquela época a benção da primogenitura era muito importante. Já que eles tinham 2 filhos, 75% da herança seria pro mais velho Esaú e 25% da herança seria pro mais novo Jacó

Eles sabiam disso, toda tradição familiar era passada de pai pra filho, além das promessas e bençãos de Deus que estava sobre o patriarca Abraão. Ambos os filhos sabiam de todas as promessas

Isaque gostava mais de Esau por ser um bom caçador, por ser o mais velho, ou seja, o filho da benção da primogenitura, e também por gostar muito de carne

Esau, aventureiro, caçador, pouco se importava com as promessas de Deus

Jacó, caseiro, zeloso, muito se importava com as promessas de Deus

Assim somos nós. Pouco ou muito nos importa as promessas de Deus para nossas vidas

Jacó não tirava o olho do foco das promessas e na primeira oportunidade, ele quis tirar a vantagem do irmão.

Ele percebeu que seu irmão não queria nada com nada, sobre as benção de Deus, seu irmão era relaxado e negligente, só queria realizar seus prazeres carnais

E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.

Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e
vendeu a sua primogenitura a Jacó.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. (Gênesis 25:29-34)

Jacó percebendo a fraqueza do irmão, num momento de fome, propôs uma troca. A troca foi no teti a teti, no juramento, nas palavras de homem para homem

Jacó jogou alto, seu foco era tirar muita vantagem mesmo. Ele ofereceu pouca coisa por algo muito valioso.

Esta aí um grande aproveitador, aquele que gosta de tirar vantagens custe o que custar

Ele poderia oferecer a sopa de lentilhas com o pão por alguma caça, que estava de bom tamanho, era justo, mas na verdade, Jacó estava de olho na benção da primogenitura

Deus viu tudo? Viu e daí? Jacó queria ser abençoado?

Esau pouco se importou com a benção?

Esaú não estava nem aí com a benção, ele queria é matar sua fome e mais nada

Depois deste fato, Deus começou a se aborrecer com Esaú e começou a moldar o caráter do enganador Jacó.

As consequências vieram para os dois e não foram boas
Agora vamos analisar o perfil do negligente Esaú: mulherengo, distraído, desfocado e inconsequente

Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito. (Gênesis 26:34,35)

Como Deus pode abençoar alguém assim, tão inconsequente. Primeiro ele casa com mulheres pagãs, e deixa os pais tristes e amargurados, traz infelicidade para a família toda

Esaú se mostra muito mau caráter e seu pai Isaque quer abençoa-lo só porque é o mais velho (tradição).

Vocês acham que Deus vai deixar, então, a história dá um jeito neste negócio e Deus usa Rebeca para atrapalhar os planos do pai, e Deus no controle de tudo só observa

E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui.

E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça.
E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. (Gênesis 27:1-4)

Esaú se tivesse bom caráter, ele poderia dizer a verdade ao pai:

- Olha pai, vendi meus direitos a Jacó
- Vacilei, estava com fome e troquei a benção
- Abençoa Jacó no meu lugar, desprezei as promessas
- Fui mal, falhei em honestidade e retidã com as coisas de Deus
- Além do mais, casi com mulheres pagãs e causei muito sofrimento a família
- Não sou digno

Pois é, e o medo e o temor dos pais naquela época. A benção do pai era o mesmo que fosse a benção de Deus

E por respeito ninguém conversava com o pai abertamente, sobre nada, o temor era muito sério, dependendo o assunto, não se conversava nada mesmo

E Jacó se tudo fosse fácil, poderia também dizer que seu filho mais velho não era digno da primogenitura, que ele tinha vendido, trocado por um prato de lentilhas com pão, que ele tinha mesmo desprezado as promessas de Deus

Antigamente, a gente respeitava os pais, só de olhar o respeito era imposto.

O modo como nossos pais olhavam pra gente já dizia tudo, era respeito, os pais davam a última palavra e gente ficava quieto

Hoje, infelizmente, já não é mais assim, os filhos estão mandando e até batendo nos pais

Deus mexe na história e usa Rebeca nesta questão da benção da primogenitura:

E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.

Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.

Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. (Gênesis 27:5-10)

Rebeca que amava tanto Jacó, conhecia o bom coração do jovem, zeloso com as promessas, ela sabia que ele era o cara certo para se apoderar das benção da primogenitura, então, ela traça um plano para Jacó se apossar da benção de maneira definitiva e Jacó gostou muito disso

Ele não queria ser amaldiçoado, porém, ficou temeroso:

Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
(Gênesis 27:11-13)

Jacó só pensou na benção, mesmo enganando o pai, ele não queria ser amaldiçoado, caso o plano falhasse

E Jacó sutilmente não assume sua identidade para seu pai, quando leva pra ele um guisado saboroso fingindo ser Esaú
E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?

E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.

Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.

E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
Gênesis 27:18-21

Escrito por Paulo cezar gomes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...