segunda-feira, 11 de maio de 2020

A CARTA DO DIABO

A CARTA DO DIABO


                          Carta que ninguém gostaria de receber !!!
            
            Reparei em você quando começavas tuas tarefas diárias. Levantastes sem sequer lembrar de orar a teu Deus, em todo o dia não fizeste nada de oração. De certo, nem sequer lembraste de abençoar teus alimentos. És muito ingrato com teu Deus, e eu aprecio isso em você.

            Também me agrada a enorme fraqueza que demonstras sempre no que se refere ao teu crescimento cristão. Raras vezes lês a Bíblia, e quando o fazes estás cansado. Oras muito pouco e muitas vezes recitas palavras que não meditas. Por qualquer pretexto faltas ou chegas tarde às reuniões de tua formação. E tua vida espiritual está pelo chão...
            Somente vais a igreja aos domingos, e assim mesmo chegas tarde. E que dizer de tua avareza ao cooperar no evangelismo? Tudo isso é útil para mim.
            Não posso descrever-te como me alegra que em todo esse tempo em que estás seguindo a teu Deus, não tens mudado tuas maneiras de comportar-se. Tan­tos anos e segues como no princípio, crês que não há nada a mudar. Me encantas. Recorda que tu e eu temos passado muitos anos juntos e assim te detesto. E mais, te odeio porque odeio teu Pai. Somente estou te usando para molestá-LO. Ele me enxotou do céu e eu vou utilizar-te enquanto posso para vingar-me d’Ele. Veja, ig­norante, DEUS TE AMA e tem grandes planos preparados para ti. Mas tu és tão idi­ota que me tens cedido tua existência e eu vou fazer com que vivas um verdadeiro inferno em vida.
            Assim estaremos juntos duplamente e isso realmente vai doer em Deus. Com a tua cooperação vou mostrar quem realmente manda na tua vida. Com todos os momentos prendidos que temos passado...
            Temos desfrutado juntos muitos filmes “666”. E que dizer das vezes que te­mos ido aos “espetáculos ao vivo”. Aquele dia de tua “debilidade” com aquele pes­soazinha à que segundo tu amas tanto, que simpática ela não? Siga assim porque graças a ti, essa “pessoazinha” também será minha.... Mas me agradaria muito mais é que não te arrependas e sim que reconheças que és jovem e tens direito de apro­veitar a vida. Não há divida... tu é dos meus!
            Desfruto muito das fofocas que tu contas e escutas. Tu ris pelo gracioso disso, eu me rio de ver um filho de Deus participando nisso. A música vulgar e de duplo sentido que escutas me encanta. Como sabes quais são os grupos que mais aprecio? Também desfruto muito quando difamas e te revelas contra as autorida­des.
            Não deixes que ninguém te diga o que deves fazer, faça sempre como te vier na telha! Distrais aos devotos. As fofocas que espalhas na tua comunidade me são de grande utilidade. Tens grande habilidade para criar divisões. Me ajudas. Dos úl­timos que se retiraram foi porque tu os ignorou e disse mal testemunho.
            Siga assim, não mudes de atitude. Se te remorde tua consciência, não faças caso, não mudes. Em todo caso, retira-te tu também. Se deixas de assistir pelos menos haverei assegurado a tua alma.
            Segues assim idiota. Para que possamos queimar-mos juntos para sempre, eu sei do lugar adequado, Deus o preparou para mim, mas tu és meu convidado, se queres me seguir.
            Isso é mais que uma carta para dizer-te quanto te aprecio. Hoje quisera eu dizer-te OBRIGADO por deixar-me que te utilize a maior parte de tua vida inútil. És tão manejável que me mata de rir. Na mínima tentação sucumbes com uma facili­dade incrível. Realmente me matas de rir! Não te das conta que o pecado está ado­nando-se da sua vida.
            És assim bastante jovem, o qual é melhor para mim, necessito de sangue novo. Por favor, segue sendo tal e como és para que ensines a outros a pecar. Se possível que sejam mais jovens que tu. Só sejas tal e como és. Não te custará tra­balho, ou sim? Não recuse ir a discotecas ou danceterias, boates... Me encanta ver-te em estado de embriagues... e assim gozo ao saber que há mais possibilidades que possas ter um acidente e vier mais fácil a estar comigo. Me sinto feliz quando te vejo dançando essas músicas com duplo sentido... e tão sexy excitando a todos que te olham. Como o desfruto. Certamente que quando vais e te divertes sana­mente, me desilusionas.
            Mas não há problemas, sempre haverá outras oportunidades. Tem vezes que me fazes serviços incríveis quando das mal exemplo às crianças ou quando lhes permitem que vejam essas telenovelas ou coisas desse tipo. São tão preceptivos e facilmente imitam o que vêem. Te agradeço muito.
            Não costumo enviar esse tipo de mensagem, mas és tão conformista espiri­tualmente que não creio que vais mudar. Não me entendas mal, te odeio e o resto não me interessa.
            Se te busco é porque me agrada tua maneira de comportar-te e fazes cair ao ridículo a Jesus Cristo, O PERDEDOR.
Ass: Eu, inimigo que mais te odeia.   Lucifer

A LIÇÃO DO CACHORRINHO


A lição do cachorrinho

Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.
* Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono.

O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
* Mas, eu só tenho 3 dólares...
* Poderia ver os filhotes?

O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível.
O menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
* O que é que há com ele?

O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril - mancaria e
andaria devagar para sempre.
O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar:
* Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!

O dono da loja respondeu:
* Não, você não vai querer comprar esse. Se quiser realmente ficar com ele, eu lhe dou de presente.

O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme para o dono da loja e falou:
* Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou 3 dólares agora e 50 centavos por mês, até completar o preço total.

Surpreso, o dono da loja contestou:
* Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos.

O menino ficou muito sério, acocorou-se e levantou lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar...
Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
* Veja... não tenho uma perna... Eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.

Às vezes desprezamos as pessoas com que convivemos todos os dias, por causa dos seus "defeitos", quando na verdade somos tão iguais ou pior do que elas. Desconsideramos que essas mesmas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem, não pelo que elas poderiam fazer, mas pelo que realmente são.

Amar a todos é difícil, mas não impossível....

O LOUVOR E O DIABO


 Seu louvor pode afugentar o diabo


Há muitas ocasiões em que é mais importante louvar a Deus do que continuar pedindo. O louvor faz com que seus olhos se desviem da batalha para a vitória, pois Cristo já é Vencedor, e você tem o Vencedor em seu coração a fim de que possa ter a Sua vitória na sua vida e na sua oração. Normalmente, toda oração deve começar com louvor (Sl 100:4). O Espírito Santo frequentemente quer guiá-lo do fardo da intercessão para o louvor vitorioso. Levar o fardo é bíblico, mas o louvor o é ainda mais.
Você já pensou que as suas respostas de Deus às suas orações são “às vezes demoradas porque você não o louva suficientemente?” Você já pensou que montanhas de problemas permanecem às vezes porque você deixou de louvar ao Senhor? Você sabia que pode geralmente afugentar satanás mais depressa pelo louvor do que por qualquer outra maneira, a não ser que seja pela ordem da fé? Ou que a ordem de fé está frequentemente ligada a uma bagagem de louvor? Você sabia que é possível remover a depressão através do sacrifício da oração perseverante? O louvor penetra a escuridão, remove obstáculos antigos, e faz fugir os demônios do inferno.
A senhora Charles E. Cowman, autora do livro Mananciais no Deserto e co-fundadora com o marido da OMS Internacional, ressaltou que os cristãos repetem sempre a declaração familiar, “a oração muda as coisas”. Deus ensinou à ela a profunda verdade espiritual de que depois de ter oração e criado, é no geral o louvor que muda as coisas. As orações repetidas durante longo tempo e sem uma aparente resposta de Deus rapidamente são respondidas quando o intercessor passa a dar súplica para o louvor. A Sra. Cowman enfatizou que duas asas são necessárias para a alma chegar ao trono de Deus: oração e o louvor. Porque será que damos mais ênfase “a oração do que ao louvor, quando as escrituras fazem mais exortações para louvar do que para orar?”.
Existem três níveis de louvor que podem abençoar sua vida e acrescentar eficácia a sua oração: (1) louvar pelo que Deus fez, (2) louvor pelo que espera que Deus faça, e (3) louvor por quem Deus é. Tal louvor não representa apenas adoração valiosa mas guerra espiritual poderosa.


Como Deus Usa o seu Louvor


O louvor renova as suas forças. Esperar em Deus renova você espiritualmente e também fisicamente (Isaías 40:29-31). Louvar a Deus é ainda mais eficaz do que a oração para refrescar, reanimar a capacitar você. Todo cristão experimenta às vezes uma sensação de secura espiritual. Depois de uma batalha espiritual surge quase sempre um cansaço mental e emocional. Precisamos repetidamente de uma emanação do Espírito. O louvor traz uma mudança de disposição. O louvor abre um poço artesiano de fé e alegria. O louvor é um dos meios usados por Deus para sua renovação interior (II Coríntios 4:16, Salmo 103:1-5). Quando você é sincero em seu louvor a Deus, o louvor é santo, agradável a Deus e poderoso.
Você terá muito mais força espiritual se incluir o louvor em seu andar diário com o Senhor. Você será mais forte fisicamente se fizer do louvor a Deus uma parte de seu estilo de vida. Quando louva o Senhor, as preocupações vão embora. O louvor afugenta a frustração, tensão e depressão. O louvor espanta a escuridão e acende a luz de Deus. O louvor clareia a atmosfera dissipando as sugestões de dúvida, crítica e irritação provenientes de satanás. O louvor faz uma transfusão celestial em você.
A. B. Simpson chamava  o louvor de tônico físico e estimulante completo. O louvor mudará a atmosfera de sua vida, casa e igreja. Uma palavra de louvor ou um coro ou hino de louvor, pode fazer com que o período de oração em um lar volte à vida. Você irá crescer diariamente em espiritualidade se planejar e praticar constantemente o louvor. Spurgeon disse, “Quando bendizemos a Deus pelas suas misericórdias, nós as prolongamos; e quando bendizemos a Deus pelas misericórdias elas geralmente cessam.”
O louvor clareia sua visão. satanás tentará introduzir a perspectiva de em sua mente antes que você tome consciência disto. ele se compraz em pintar as coisas negras. ele aumenta os montes, transformando-os em montanhas, escurece o seu céu, e faz com que as dificuldades pareçam impossibilidades. ele quer que você faça uma avaliação pessoal errada. ele acusa você de não ser importante para Deus, fraco demais para ser usado por Deus, e um fracasso. ele faz com que as forças do mal pareçam maiores, mais sábias e mais fortes do que realmente são.
Comece a louvar a Deus e você poderá anular as sugestões de satanás. Louve a Deus e o Espírito Santo irá clarear sua visão as perspectivas de satanás são sempre enganosas. Ele quer que você veja apenas parte do quadro. Louve o Senhor e o Espírito Santo começará a dar-lhe a perspectiva do céu. O louvor reduz o diabo ao seu tamanho apropriado e ajuda você a reconhecer a falsidade e vazio de seu embuste.
O louvor dá a você a visão do Espírito Santo, de como Deus vem operando e como a resposta de Deus está próxima. O louvor levanta você da poeira da batalha e permite que olhe para ela da perspectiva de Jesus, enquanto Ele se acha sentado “a destra do Pai”. O louvor mostra a mentira das afirmações de satanás e faz com que você veja o que os anjos de Deus vêem.
O louvor purifica sua alma.  Você ficaria surpreso ao saber como a oração é prejudicada pela vida egoísta dos cristãos. A carnalidade impede que milhares de orações subam mais alto que o teto. “Se eu no coração comtemplara a vaidade (pecado), o Senhor não me teria ouvido” (Salmo 66:18). Os pensamentos pecaminosos, atitudes carnais, e egocentrismo destróem o poder da oração. Eles fecham o ouvido de Deus para nossas palavras de desejos.
A escritura fala muitas vezes de pessoas orando e Deus não as ouvindo. Segundo Tiago, nossa relação com Deus deve ser verdadeira e nosso motivo puro para que Deus possa ouvir-nos (4:3). O orgulho anula muitas orações (4:6). Uma atitude de crítica, falta de perdão e amargura oculta no íntimo, bloqueiam a oração.
Se você quiser que suas orações sejam respondidas, permita que o Espírito Santo o purifique (4:6-10).
Você pode ser preservado em pureza pelo espírito de louvor. Quando satanás vier com essas sugestões, purifique seus pensamentos através da oração. O louvor desvia os seus olhos da sua própria pessoa para Jesus. O louvor faz desaparecer o negativismo, a auto-piedade, o egocentrismo e o começo da auto-idolatria. O louvor o purifica tanto, que Deus aceita você quando se aproxima do trono da graça.
O louvor dá poder à sua oração. O salmo 50:14-15 sugerem que em sua hora de dificuldade, um sacrifício de ações de graças é o prelúdio apropriado para a sua oração pedindo livramento. Em outras palavras, o louvor torna a sua petição mais eficaz. Deus já fez tanto por nós, coisas que no geral agradecemos inadequadamente que o  louvor em adoração aquece o coração dEle e prepara o caminho para resposta rápida.
Se já existiu um perito em guerra espiritual, este homem foi Martinho Lutero. Ele tinha plena consciência das forças demoníacas que lutavam contra sua pessoa. Lutero escreveu: “quando não consigo orar, sempre canto”. O louvor traz o poder do céu sobre você. Deus livrou pessoas de hábitos pecaminosos através do louvor. Cada vez que a tentação voltava, elas louvavam um pouco mais ao Senhor até que a pressão desaparecesse. Outras pessoas foram curadas enquanto louvavam o Senhor. João Wesley conhecia também o segredo: “O louvor abre as porta para maior graça”.
O louvor multiplica a sua fé. Quando você começa a louvar o Senhor, o foco de sua atenção se desvia da complexidade do problema para a suficiência dos recursos de Deus, da urgência da sua necessidade para o poder do Senhor em satisfazer essa necessidade. Ao louvá-lo, você começa a lembrar como Ele o ajudou em outras ocasiões e sua fé se eleva cheia de esperança. Você passa a apropriar-se da disponibilidade e vontade de Deus em ajudá-lo agora. Quanto mais louva tanto menor parece a montanha que está enfrentando à luz da grandeza de Deus.
O louvor eleva seus olhos para Jesus e quase inconscientemente você lança o seu fardo sobre o Senhor (Salmo 55:12). O louvor serve para você compreender como satanás e seus ajudantes demoníacos são comparativamente insignificantes, como eles já foram completamente derrotados e se tornaram medrosos por causa do Calvário. O louvor dá coragem a você para levantar-se em nome de Jesus e repreendê-los. O louvor não é só meio de multiplicar a sua fé, mas também uma evidência dessa fé.
O louvor une você em espírito com os anjos. As batalhas espirituais são ganhas no mundo invisível pela oração e pela assistência ativa dos anjos de Deus que foram designados para ajudar você (Hebreus 1:14). Gabriel disse a Daniel que ele e Miguel tiveram de vencer espíritos malignos inimigos antes de poderem transmitir resposta à oração de Daniel (Daniel 10:12-13).
Os anjos se alegram muito em louvar e adorar a Jesus.  Quando você começa a louvar a Deus, os anjos parecem reunir-se à sua volta e unir-se a você em seu louvor e alegria. Você não os vê, mas eles estão ali. O céu parece muito próximo quando você louva. Deus e seus anjos ouvem e se agradam.
O louvor afugenta satanás. satanás e seus demônios temem a presença e autoridade de Jesus. eles sabem que Jesus pode enviá-los a qualquer tempo para o lago de fogo, que será sua condenação final. O medo deste castigo e a presença santa de Jesus os tortura (Mateus 8:29).
Louvar Jesus faz com que os exércitos demoníacos fujam. Espere que satanás fuja de você (Tiago 4:7). Lutero disse certa vez: “Vamos cantar um hino e aborrecer o diabo”. Quando a batalha contra satanás parecer infindável e quase desesperada, comece a louvar a Deus e os exércitos de satanás fugirão.
Louvamos a Deus algumas vezes e ocasionalmente durante a oração. Vamos louvá-lo cada vez mais. Usamos a oração para adorar o Senhor; comecemos a usá-la para derrotar o diabo. Além dos outros resultados esplêndidos, vale a pena louvar o Senhor só por causa das benção que você vai sentir em seu coração. O louvor é, porém, a artilharia pesada do cristão; o louvor é mais eficaz na guerra espiritual do que a bomba atômica na militar. O louvor é a estratégia para a vitória.

Como Louvar a Deus


            Você pode louvar a Deus na solidão de sua alma, sem que ninguém mais saiba. Comece seu dia no escritório com louvor silencioso. Entre numa casa, ao fazer uma visita evangelistica, louvando Jesus em seu coração. Se outros estiverem aconselhando alguém na sua presença, você pode repetir em silêncio o nome de Jesus em louvor e adoração. Ao sentar-se ao lado de alguém que sofre no hospital, pode louvar silenciosamente o Senhor até que a presença de Deus esteja próxima e talvez até seja sentida pelo paciente. Quantas vezes é adequado louvar Jesus desta forma!
            Embora o louvor deva inundar o mais íntimo do seu ser (Salmo 103:1) possa ser cantado no seu coração (30:12), ele deve ser também expresso em público (35:18), na presença de outros (Salmo 34:3). O louvor deve ser declarado (9:14), cantado (33:1), anunciado com alegria (33:3; 71:23), expresso com música (92:1), e com lábios e a boca. “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (34:1). “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).
            O louvor pode transformar a sua vida diária. O louvor pode transformar a sua vida de oração. O louvor pode acelerar a vitória em suas batalhas de oração. Não existe subistituto para o louvor. O louvor dá honra a Deus. Proporciona alegria aos anjos e amedronta qualquer espírito que possa estar por perto. O louvor clareia a atmosfera, lava seu espírito, multiplica a sua fé e reveste você com a presença e poder de Deus. “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome” (Salmo 103:1).


Autor: Wesley L. Duewel

A SABEDORIA


A sabedoria
Vemos diversas pessoas que estão conosco já há muitos anos, muitas vezes ocupando cargos de liderança, que adotam práticas ou hábitos "não muito condizentes", vamos assim dizer. São pessoas que não cultivam a sabedoria. E, concluímos, nem sequer entendem o que vem a ser sabedoria.
Vamos abrir um parêntese para explicar um fato muito importante: saber o que dizem as Escrituras acerca de determinado tema não significa que entendemos o assunto. Quando eu fazia o segundo grau, resolvia as questões de física (dinâmica, cinemática, termologia, lentes, etc) com uma relativa facilidade, mas só muito depois é fui entender realmente a matéria. Um outro exemplo prático disto é a fé. É comum as pessoas dizerem que a fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem"; ou que "o que não procede de fé é pecado" (Rom.14:23). Isto não significa, de modo algum que o irmãozinho saiba o que realmente seja a fé, e muito menos que aplique a fé em sua vida diária.
No que tange à sabedoria, temos igual situação. Saber que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv.1:7) não significa que entendamos o que seja sabedoria, ou, ainda, que a aplicamos em nossa vida diária.
Gostaria de adiantar que é nossa intenção externar a nossa maneira de vermos o que vem a ser a sabedoria e como reconhecer quem a cultiva. E quero desde já excluir a possibilidade de se confundir sabedoria com conhecimento ou inteligência. Muito embora quem tenha uma grande gama de conhecimentos esteja mais próximo da sabedoria do que as pessoas que ignoram o mundo que as rodeia (os escolados talvez prefiram o termo "alienado"), o conhecimento em si não torna as pessoas sábias. Muito pelo contrário, em algumas situações, o conhecimento as afasta da sabedoria. Linnus Pauling foi um cientista que, entre outras, deu uma contribuição muito grande à Atomística, lançando uma nova compreensão sobre os níveis de energia dos átomos (eletrosfera). Contudo, fez uma campanha nos Estados Unidos para acabar com o ensino religioso nas escolas primárias. Um homem insensato, ainda que cheio de conhecimentos...

A mesma coisa pode ser dita em relação à inteligência, à capacidade de raciocínio. Muito embora os cientistas ainda não tenham chegado a um conceito abrangente do que seja "inteligência", podemos tê-la como um fator que faz com que as pessoas pensem rápido; cheguem a uma conclusão com espantosa velocidade. Algumas vezes, a inteligência torna as pessoas arrogantes, prepotentes, loucas. Acreditam que o fato de saberem mais ou ter uma inteligência acima da média os capacitam a duvidar da existência de Deus. A Bíblia diz em Salmos 14:1: disse o louco em seu coração: não há Deus.
Eu vejo muitas pessoas insensatas (ignorantes, loucas, estultas, estúpidas, néscias, sem entendimento, etc), dentro de nossas igrejas, ainda que tenham um cabedal de conhecimento bíblico. São justamente as que adotam práticas ou hábitos contrários à sabedoria. E olha que alguns conhecem muito bem o livro de Provérbios e Eclesiastes (cuja leitura eu recomendo a todos). Tal conhecimento não os fez mais sábios...
A sabedoria é coisa que não se ganha, não se compra e nem se empresta. Se conquista com o passar do tempo. Para muitos, os anos passam e essa sabedoria não é conquistada... Ela não se transfere como se transfere conhecimentos. A inteligência não torna as pessoas sábias.
Se acontece alguma coisa em sua vida, que você não entenda, e diante da qual não saiba como reagir, a possibilidade maior é que você adote uma atitude ou prática errada, contrária aos princípios bíblicos, ao Espírito e à intenção de Deus. Você consegue compreender, então, a necessidade de se freqüentar a Escola Bíblica Dominical e os cultos de ensino? Se você não conhece a Bíblia, o que ela diz sobre determinada situação, você não vai poder aplicá-la na tua vida, e por absoluta ignorância.
E, pior, é tem gente na Igreja que não aprende... São pessoas orgulhosas, arrogantes, prepotentes, que "não dão o braço a torcer". Nunca reconhecem o próprio erro (que sempre tem uma explição e uma justificativa) e a necessidade de mudar o seu comportamento. Se acham donas da verdade. E continuam agindo com prepotência e arrogância, sem misericórdia, desprezando e menosprezando os menos preparados ou mais fracos na fé. Vivem a explicar a todo momento, a todas as pessoas a razão, o motivo de estarem agindo desta ou daquela forma. De certa forma, querem ser vistas como perfeitas, imaculadas, santas, dignas de toda honra e até mesmo de uma certa... adoração!
A Igreja deve ser vista sempre sob dois prismas: uma escola onde aprendemos as leis que regem o mundo espiritual, e um hospital onde feridos de alma buscam cura. As pregações não são teses de mestrado defendidas pelos pregadores, e sim lições (pelo menos em tese) que devem ser aplicadas no dia-a-dia de todo e qualquer cristão que se auto-denomina "filho de Deus".
Bom, o que é sabedoria? O dicionário traz que o termo significa "1. Grande conhecimento; erudição, saber, ciência. 2. Qualidade de sábio. 3. Prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão. 4. Conhecimento justo das coisas; razão. 5. Ciência (2), segundo a concepção dos antigos. 6. Rel. Conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas. 7. Bras. Pop. Qualidade de sabido (4); esperteza, astúcia, manha.". O que, evidentemente, não cabe dentro do ponto de vista que quero explorar.

Em síntese, a sabedoria é o resultado da interação entre o conhecimento e a experiência. O conhecimento e a experiência são necessários à aquisição da sabedoria. Contudo, o conhecimento e a experiência não são garantia de que nos tornaremos sábios. É relativamente comum vermos pessoas que já estão há muitos anos na obra. Tem um profundo conhecimento bíblico, e sofreram muito por causa da igreja (e na igreja). Contudo, continuam sendo impulsivas, grossas, ríspidas, fofoqueiras, e... insensatas. Usam o púlpito para externar a sua insatisfação; defendem ou ensinam uma visão distorcida da Bíblia, contrária ao Espírito de Deus. Falam demais, e, principalmente quando e onde nada deveriam falar. As suas palavras são ferinas, cortantes, lascadas, pontiagudas, algumas vezes, com algum fel (amargor) ou peçonha (veneno). Você deve conhecer alguém nesta situação. Infelizmente.
A sabedoria, repita-se, portanto, é o que sobra quando aprendemos alguma coisa de bom com o que acontece conosco ou ao nosso derredor, analisando os acontecimentos à luz da Bíblia. Desta forma, se não aprendemos nada (pelo nada de bom) com o que acontece conosco, jamais seremos sábios. E, mesmo que nos aconteçam tantas coisas (boas ou más), se não as analisarmos dentro da Palavra de Deus, de igual modo não nos tornaremos sábios. Daí a necessidade, repita-se, de conhecermos a Palavra de Deus. E também a necessidade de extrairmos alguma coisa com a benção ou, principalmente, as maldições, que encontramos em nosso vida diária.
Sabedoria são as flores que a experiência nos faz colher ao longo de nossa jornada sobre a terra. Seja sábio: colha as flores que brotam com as experiências porque estas flores são deixadas de serem colhidas por aqueles que já se julgam sábias.
Sabe, a sabedoria transforma as pessoas. À medida em que vão se tornando sábias (ou mais sábias), vão sendo transformadas, adquirindo as características que identificam um sábio. E como ainda temos espaço e tempo para falar sobre as qualidades que identificam um sábio, partindo-se do princípio de que pelos frutos se conhece a árvore. No mundo temos algumas lições sobre a sabedoria. Por exemplo: fala apenas o necessário. Não mais do que isso. Quem fala muito não demonstra sabedoria.
A Bíblia diz que o tolo expande toda a sua ira (Pv.29:11). E que peca quem age sem refletir (Pv.19:2). Sábios são ponderados, comedidos, firmes em suas decisões, inabaláveis em sua convicção. Não condenam sem antes fazer um apanhado geral da situação (não julgará conforme o olhar de seus olhos - Isaísas 11:3) E o mais importante para nós, cristãos, é que os sábios amam a quem os repreende (Pv.9:8). Não ficam explicando o motivo e a razão de terem feito isto ou aquilo.
Se eu sou sábio? Uma outra característica dos sábios é que seus próprios jamais o louvam (Pv.27:2).

Se clamares por entendimento e por inteligência alçares a sua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondido a procurares, então entenderás o temos do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. (Pv.2:3-5)

Takayoshi Katagiri



DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...