quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CONTROLE DE DOENÇA


 CONTROLE DE DOENÇA

Um controle de doença foi estabelecido por Deus há muito tempo atrás para preservar Seu povo no deserto, quando eles foram libertados do Egito

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito. E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o Senhor falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel. (Números 5:1-4)

A menos que tenha sido um refugiado, provavelmente você não vai se identificar completamente com a situação dos filhos de Israel. 

Evidentemente, ao contrário de muitos refugiados hoje, os israelitas queriam deixar o Egito, e não ser expulsos. 

Ainda assim, deve ter sido desconcertante deixar a única terra que eles conheciam para ser errantes em um deserto hostil.

É nesse contexto que podemos entender melhor algumas das regras e regulamentos dados àquele povo, regras que os ajudariam a sobreviver no deserto. 

Ao mesmo tempo, embora algumas coisas tivessem terminado, depois que, finalmente, entraram na Terra Prometida (como o maná), muitos regulamentos permaneceram porque neles havia princípios que, se fossem seguidos, teriam abençoado em muito a vida em um mundo cheio de pecado e idolatria.

Controle da doença

Imagine a cena do antigo Israel no deserto diante do Monte Sinai. Milhares e milhares de nômades com seu gado, a quilômetros de distância de qualquer tipo de civilização. 

Que tipo de instalações médicas eles tinham à disposição? Nenhuma! 

E, considerando como era frequentemente praticada a medicina então, eles podiam estar em melhor situação, ainda assim. Não obstante, nesse ambiente, com que facilidade poderia se espalhar uma epidemia qualquer!

Três classes de pessoas o Senhor ordenou que Moisés lançasse “fora do arraial”. Quais são? 

...Todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto - (Numeros 5:1-4)

Aparentemente, qualquer pessoa com uma séria doença de pele poderia ser considerada leprosa. A verdadeira lepra (agora chamada de mal de Hansen) também estava incluída nessa classe. 

Qualquer séria infecção de pele era considerada um perigo para a comunidade. 

O mesmo também com uma hemorragia, ou fluxo de sangue, ou a manipulação de um cadáver em decomposição no calor do deserto, que podia espalhar doenças de proporções epidêmicas por todo o acampamento. 

Tanto os homens como as mulheres deveriam ser removidos até que, se possível, sua saúde melhorasse. 

O Senhor não odiava essas pessoas prejudicadas fisicamente, mas, por amor à saúde da nação, Ele as separava para uma área fora do acampamento, um tipo de quarentena. 

Mesmo hoje, nos tempos modernos, temos alas especiais nos hospitais para pessoas com doenças infecciosas.

2. Por que razão teológica essas pessoas prejudicadas eram removidas por um tempo do acampamento da nação? 

Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito. (Números 5:3)

Nesta última frase: ...no meio dos quais eu habito. Que mensagem espiritual podemos tirar disso para nós mesmos?

Considere este assunto de uma perspectiva espiritual, a ideia de profanação, de pecado, e do que o pecado faz para nós. Deus queria ficar no meio de um povo limpo

Deus queria preservar um povo puro, santo, que não se contaminasse com nada. Um povo limpo, sadio e forte fisicamente, emocionalmente e espiritualmente

Qual cristão não experimentou a realidade da separação que uma pessoa tem do senso de presença de Deus? 

Que coisas os cristãos de hoje estão assistindo, lendo, comendo, mexendo, fazendo ou até mesmo pensando em fazer, que os fazem sentir como se estivessem sido removidos do acampamento, da igreja, do meio do povo de Deus

A única solução é sempre se limpar, do pecado, das impurezas, de tudo que contamina o homem

Quem não experimentou o senso de isolamento espiritual por achar-se impuro diante de Deus?

Deus quer preparar um povo, forte, santo e limpo, sem manchas, sem pecado, para continuar caminhando sobre a terra

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...