sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PRESENTES PARA OS PROFETAS


PRESENTES PARA OS PROFETAS

Todo mundo gosta de receber presentes. 

Receber presentes é muito bom, mas devemos prestar atenção a todas as motivações das pessoas que querem nos dar presentes. 

Se a motivação for correta, os presentes serão de bom grado, mas muitas vezes os presentes são seguidos de segundas intenções

Que reação tiveram os profetas quando as pessoas beneficiadas por milagres ou revelações quiseram dar-lhes presentes?

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.  Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois,peço-te que aceites uma bênção do teu servo.  Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.2 Reis 5:14-16

Naamã um general de guerra foi curado da lepra pela fé, na sua ânsia de agradar o profeta pelos feitos sobrenaturais, ofereceu muito valor em ouro, pedras preciosas e tudo mais que trouxe em troca pela cura

Outro episódio aconteceu na Babilonia, um outro servo de Deus estava para interpretar um sonho:

Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?  Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.  Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.  Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.  Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.   (Daniel 5:13-17)

Daniel e Eliseu, servos de Deus, profetas escolhidos pelo Senhor, eles se recusaram a receber presentes, porque o dom de Deus não se vende e nem se compra

Os dons de Deus são feitos com a finalidade de salvar e converter as pessoas. Infelizmente existem falsos profetas que enganam o povo, QUE SE CORROMPEM, QUE SE VENDEM, QUE FAZEM DO EVANGELHO UMA FONTE DE RIQUEZAS, e se possível abusam da ignorância alheia


Nesse tempo do fim, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.  E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.  Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

                  (
Mateus 24:10-14)


***

terça-feira, 23 de setembro de 2014

VOCÊ ESTÁ INFELIZ COM A APARÊNCIA?


Você está infeliz com a sua aparência?

Um homem muito desanimado com a vida por causa da aparência que tinha entrou em uma Igreja e, sozinho, desabafou em alta voz com Deus:

– Senhor, aqui estou eu só. Vim aqui à igreja porque aqui não tem espelhos pra que eu veja minha própria miséria! Nunca me senti satisfeito com a minha aparência. Por que o Senhor me criou assim?! Antes não tivesse nascido!

Ilustrações cristãs: Você está infeliz com a sua aparência?

Enquanto ainda derramava sua indignação perante Deus, subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés, vinha do alto do templo. Atônito, ele a apanhou e começou a ler a mensagem que estava escrita ali:

A feiura é invenção dos homens e não minha. Não importa se os braços são longos ou curtos. Sua função é o desempenho do trabalho honesto.

Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é dar e receber bem.

Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e da humildade.

Não importa se a cabeça tem ou não cabelo, mas sim os pensamentos que passam por ela.

Não importa a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida.

Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativo. O que importa são as palavras que saem dela.

Atônito, o homem foi saindo da igreja, e na porta de vidro viu o seu reflexo. Bem no meio de seu reflexo estava escrito:

“Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se de que em tudo que existe escrito sobre Mim não há uma única linha dizendo que sou bonito” (Jesus Cristo)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NÃO DESISTA NUNCA!


NÃO DESISTA NUNCA!
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa.
Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho a uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende o padrão de qualidade exigido.
O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de “louco”.
O homem fica ofendido? Não! Dois anos depois de haver concluído o curso de Qualidade, a empresa que o recusara finalmente fecha contrato com ele.
Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.
Você pensará, é claro: bom, agora sim, ele desiste! Mais uma vez, não!
Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar alimentos para sua família.
Ele entra em pânico e decide não mais continuar seus propósitos? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas “bicicletas motorizadas”. A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro…
Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística! Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Em nossas vidas… Quantos de nós, desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas? Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por um sonho e valores consistentes.
Tome a decisão de um vencedor… Jamais desista!!!
Vai desistir??? Pense bem!!!!
* O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, não uma vez, mas duas. Quando tentou pela terceira vez, foi aceito e marchou para os livros de história.
* O superstar do basquete, Michael Jordan, foi cortado do time de basquete da escola.
* Em 1889, Rudyard Kipling, famoso escritor e poeta, recebeu a seguinte resposta do jornal San Francisco Examiner : “Lamentamos muito, Sr. Kipling, mas o senhor não sabe usar a língua inglesa.”
* Winston Churchill repetiu a sexta série. Veio a ser primeiro ministro da Inglaterra somente aos 62 anos de idade, depois de uma vida de perdas e recomeços. Sua maior contribuição aconteceu quando já era um “cidadão idoso”.
* Os pais do famoso cantor de ópera italiano, Enrico Caruso, queriam que ele fosse engenheiro. Seu professor disse que ele não tinha voz e jamais seria cantor.
* Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos de idade, e só aprendeu a ler aos 7. Sua professora o qualificou como “mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos”. Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.
* Louis Pasteur foi um aluno medíocre na escola. Dentre 22 alunos, ficava em 15° lugar.
* Em 1944, Emmeline Snively, diretora da agência de modelos Blue Book Modeling, disse à candidata Norman Jean Baker ( Marilyn Monroe) : “É melhor você fazer um curso de secretariado, ou arrumar um marido. “
* Ao recusar um grupo de rock inglês chamado The Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse : “Não gostamos do som. Esses grupos de guitarra já eram.”
* Em 1954, Jimmy Denny, gerente do Grand Ole Opry, despediu Elvis Presley no fim da primeira apresentação, dizendo : “Você não tem a menor chance, meu filho. Melhor continuar motorista de caminhão. “
* Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, em 1876, não tocou o coração de financiadores com o aparelho. O Presidente Rutheford Hayes disse: “É uma invenção extraordinária, mas quem vai querer usar isso ?”
* Rafer Johnson, campeão de decatlo, nasceu com um pé torto.
* Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Edison respondeu : “Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos.”
* Aos 46 anos, após anos de perda progressiva da audição, o compositor alemão Ludwig van Beethoven ficou completamente surdo. No entanto, compôs boa parte de sua obra, incluindo três sinfonias, em seus últimos anos.
(Jack Canfield e Mark Victor Hansen )

LIVRE-SE DO STRESS


LIVRE-SE DO STRESS
Um dos males deste século já comprovado é o stress. Um distúrbio que origina outros estímulos negativos em nosso corpo,  o que deixa as pessoas cansadas, fatigadas, desequilibradas e doentes.
Ficamos stressados com facilidade, seja por problemas diários, outrora com os afazeres no trabalho, com os desejos incontroláveis que gritam dentro de nós, com o consumismo exagerado, com as contas em atraso, e tudo isso nos leva a ter uma vida cheia de ansiedade.
Com tanta ansiedade e inquietação começamos a ter fragilidade no nossorelacionamento com as pessoas e com Deus. 
Ficamos fracos emocionalmente no contato com Deus e fraco diante das situações dificeis e mais fraco ainda diante das tentações da vida, onde muitos para afogarem suas angustias e fadigas diárias se envolvem com todo tipo de vicio e maus hábitos, pensando assim, que estão aliviando seus stress.
Jesus convida os cansados e oprimidos, ansiosos e stressados, sobrecarregados a virem até Ele para receberem um descanso merecido. Uma paz de espirito que não depende de drogas, alcool ou qualquer substancia quimica para aliviar o stress. São tantas coisas, tantos metodos de paliativos, que parecem que dão um alivio imediato, mas não dão, apenas aumentam as inquietações com a vida
Precisamos sair debaixo do jugo deste inimigo do século atual, se libertar do stress deveria ser nosso alvo principal, porque isso gera uma interminável cadeia de maus pensamentos.
Todos que estão sobre forte opressão devem aceitar as ofertas de Cristo, isto é uma promessa da palavra de Deus, e a decisão mais sábia que podemos tomar é trocar o fardo pesado que o stress e a ansiedade nos proporciona pelo alivio prolongado que Jesus nos promete.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. ( Mateus 6:34 )

Basta a cada dia seu mal! Isso quer dizer, todos os dias podemos encontrar pela frente coisas que podem nos deixar pra baixo, desanimados, cansados, só precisamos reagir contra isso tudo.
Viver no tempo de Deus é dar um basta na ansiedade e viver cada dia resolvendo problemas, que por maiores que sejam, no tempo certo de Deus, serão resolvidos, pois é Ele quem cuida de nós
Somente encontraremos descanso para nossas almas, apoiados nos ensinamentos de risto, aquele que ouve atentamente a palavra de Deus e a pratica é semelhante ao homem que edificou a sua casa na rocha.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.              (Mateus 7:24-25)

Se deixarmos em privilégio em nossa mente o stress, a ansiedade e a inquietação, estas coisas ficarão por muito tempo, porque é assim que funciona, o que gera emoções negativas tendem a ficar por mais tempo no martirizando
 O melhor a fazer é entregar todas nossas ansiedades ao Senhor, porque só ele tem potencial para cuidar  de nós tão bem quanto achamos que podemos fazer pela nossa própria força
Lancem sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
(1 Pedro 5:7)

***

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A COMUNIDADE CRISTÃ



A idéia de comunidade cristã está presente nestes versos da Bíblia Sagrada.

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 

(Hebreus 10:24-25)

A igreja cristã é como uma família unida. Já nos tempos do Novo Testamento os cristãos se chamavam de irmãos e irmãs.

Formavam a "família de Deus". Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus  (Efésios 2:19)

Em uma família unida é muito natural uns cuidarem dos outros e encorajá-los, e às vezes até se corrigirem a fim de aprofundar o crescimento e a maturidade cristã

Cheguemo-nos com verdadeiro coração na presença do Senhor, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, (Hebreus 10:22)

Ninguém pode ser cristão isolado, a menos que seja forçado por circunstâncias difíceis, como grave enfermidade, distância geográfica, perseguição, que esteja de fato impossibilitada de congregar.

Precisamos uns dos outros. Jesus não instituiu religião, mas deixou a igreja como lugar de oração e comunhão entre as pessoas, na qual precisamos nos envolver, alimentar amizades, desenvolver nossos dons concedidos por Deus e encontrar com a presença gloriosa (adorar) coletivamente o Senhor

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12:14-15)

A comunidade cristã deve se preocupar uns com os outros. Isso se chama amor fraternal. ninguém se esquecendo de ninguém, ninguém querendo ser melhor do que ninguém

Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.  (Hebreus 13:1-3)

A comunidade cristã se preocupa com todos os membros, uns oram pelos outros, não importa a situação que cada um está passando

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. (Hebreus 13:7-9)

Ninguém deve se corromper por doutrinas falsas, evitar debates sobre religião, nem se entregar aos prazeres do mundo com facilidade

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. (Hebreus 13:17-18)

A comunidade cristã cresce com a influencia dos pastores, e todos devem portar-se honestamente, dando bons testemunhos da fé em Cristo Jesus

sábado, 13 de setembro de 2014

OS 3 CONSELHOS





Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sitio do interior.

Um dia o marido fez a seguinte proposta a esposa:

...
 - Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável.

Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.
Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.

O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito.
Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.

O pacto seria o seguinte: – Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o Senhor me dispensa das minhas obrigações. Eu não quero receber o meu salário. Peço que o Senhor o coloque na poupança, até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou durante vinte anos, sem férias e sem descanso.
Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse: – Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

O patrão então lhe respondeu: – Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes, quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.

Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me de a resposta.

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:

- Quero os três conselhos.

O patrão novamente frisou: – Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro.

E o empregado respondeu:- Quero os conselhos.

O patrão então lhe falou:

01) Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida;

02) Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal;

03) Nunca tome decisões em momentos de ódio ou de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:- Aqui você tem três pães, dois para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.

O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: – Pra onde você vai?

Ele respondeu: – Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.

O andarilho disse-lhe então: – Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que “é dez” e você chega em poucos dias.

O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão à beira da estrada, onde pôde hospedar-se.

Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.

De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.

Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido.

O hospedeiro disse: E você não ficou curioso? ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu: – Você é o primeiro hóspede a sair vivo daqui, pois meu filho tem crises de loucura; grita durante a noite e quando o hospede sai, mata-o e enterra-o no quintal.

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada… Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.

Estava anoitecendo, mas ele pôde ver que ela não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos.

Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.

Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse: – Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.

Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre fui fiel a ela.
Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente.

Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com lágrimas nos olhos, lhe diz: – Eu fui fiel a você e você me traiu. . .

Ela espantada lhe responde: – Como? Eu nunca te trai, esperei durante esses vinte anos.

Ele então lhe perguntou:- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?

E ela lhe disse: – Aquele homem é nosso filho. – Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.

Então o marido entrou, conheceu, abraçou seu filho e contou-lhes toda a sua historia, enquanto a esposa preparava o café.

Sentaram-se para tomá-lo e comer juntos o último pão. Após a oração de agradecimento, com lagrimas de emoção, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.

Muitas vezes achamos que o atalho “queima etapas” e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade…

Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará…

Outras vezes, agimos por impulso sem refletir sobre nossos atos e suas conseqüências e fatalmente nos arrependemos depois…

(Autor desconhecido)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O MEDO

O medo é uma emoção que, entre tantas coisas, nos faz recuar diante de ameaças ao nosso redor, e em um estado mais avançado, pode se estender em absurdos exagerados a partir de coisas simples, originando uma infinidade de fobias.

Existe porém um senso comum entre a maioria dos seres humanos. A lista abaixo mostra, em ordem decrescente de prioridades, os medos mais comuns, nos quais todos nós lidamos todos em algum momento da vida.

10. Perda da liberdade

Embora a definição exata de liberdade - e seu valor em uma sociedade - sejam temas discutíveis, o medo de perde-la sempre esteve presente na mente humana, porque, mesmo que não seja algo que pensemos a cada momento, isso nos rende momentos de profunda reflexão, qando imaginamos em como seria se perdêssemos o poder de controlar e escolher o rumo de nossas próprias vidas. Este medo começa com coisas cotidianas como, o tempo desperdiçado no seu quarto, sem a possibilidade de deixa-lo até que seus deveres, como sua lição de casa, sejam entregues, ou o medo do compromisso que um namoro sério, ou casamento, cobra. Mas isto levanta uma questão: é a liberdade absoluta a melhor coisa para nós?

O Grande Inquisidor, conto do personagem de Dostoievsky nos Irmãos Karamazov, é um ser horrível, que ao desconfiar que Cristo voltou e faz seus milagres ao povo que cerca-o, manda-o prender, e usando as tentações propostas pelo diabo na tentação Dele, explica ao encarcerado como domina a população religiosa, que troca sua liberdade por pão, por poder e pelo auto-reconhecimento. Na verdade, vivemos a vida inteira esperando encontrar algo que valha perde-la.

9. O Desconhecido

O medo do desconhecido é facilmente explicado, conforme a explanação a seguir: a mente ordena que prossigamos, dando um passo adiante, mas nós preferimos aguardar porque “se sei onde estou, consigo controlar a situação, se não sei, não existe chance de controle”. Essa segunda parte é o tempero que nos faz recuar apavorados, já que a impossibilidade de manipular os resultados de nossas ações, nos colocando hipoteticamente em uma posição desfavorável.

Este medo faz parte da alma humana a milhares de anos, e é um dos grandes responsáveis pela sobrevivência das espécies. Muitos de nós, quando crianças, tememos a escuridão por não saber o que pode se esconder ali, e isso estende-se similarmente até a idade adulta quando não podemos prever o que ocorrerá em nossos projetos em andamento. De qualquer forma, o medo do desconhecido nos obriga a recuar, empenhado-nos em descobrir, planejar e entender novas situações, encorajando a análise, e estimulando a criatividade.

8.Dor

Uma vez que a intensidade da dor física é um sentido puramente subjetivo, assimilado de forma diferente por cada indivíduo, é muito difícil fazer generalizações sobre a causa da dor nas pessoas. Mas a dor física pode ser descrita como uma sensação desagradável geralmente causada ​por danos a certa parte do corpo.

Apesar de algumas exceções, a maioria de nós é intolerante, e teme a dor física. Isso pode ser notado no fato de existir uma grande quantidade de medicamentos relacionados ao alívio da dor, em diferentes níveis de intensidade e relacionados a diferentes tipos de dor. A rejeição a dor é causada por associarmos a dor física com doenças e a saúde deficiente em geral. Esse medo pode estar relacionada com o medo de perda de liberdade, como no caso de pessoas que sofrem de dor cronica e vêem sua liberdade física limitada, já que evitam ações que causam ou aumentam a sensação de dor. Salvo alguns, a dor não nos é algo agradável, e como qualquer outro animal, temos a tendência de manter-se longe daquilo que a causa, pois é um dos elementos-chave de nosso instinto de sobrevivência, a maneira que o cérebro avisa que há algo errado com certa parte do nosso corpo ou que a ação que estamos fazendo está causando um efeito negativo sobre ele.

Neste caso, a dor em si não é uma algo ruim, mas uma maneira de nos avisar de que devemos parar de fazer o que estamos fazendo para evitar maiores danos ao nosso corpo.

7. Decepcionar

Este medo não é de fácil explicação, já que eles são, ao mesmo tempo, dois medos estão relacionados – um é a decepção com os outros, e a outra é aquele sentimento relacionado a si mesmo.

Todos nós em nossa infância experimentamos essa sensação em algo que definimos como errado, causando certa auto-punição, por fazermos algo errado ou ter se comportado inadequadamente, esperando punição ou, pelo menos, alguns gritos de nossos pais. Preferimos milhares de vezes essa explosão emocional do que a desagradável visão de nossos pais nos olhando com tristeza, e dizendo: "estou decepcionado com você", frase que dói muito mais do que qualquer outra punição.

O medo da decepcionar faz parte da razão, por isso evitamos o desconhecido. A decepção é o sentimento de insatisfação consigo mesmo, quando nossas expectativas não corresponderem ao que realmente aconteceu. É óbvio que procuramos fazer o nosso melhor para evitar isso, e como a decepção, como dor, é algo negativo, muitas vezes seguida de arrependimento, onde uma pessoa se pergunta sobre suas escolhas e de quanto contribuíram para o resultado. "Se eu tivesse feito as coisas de maneira diferente, teria feito a diferença?"

6. Miséria

A pobreza é definida como situação oriunda da falta de recursos necessários para cumprir plenamente as necessidades humanas. Já a miséria é um caso mais extremo de pobreza. É a incapacidade para cobrir nossas próprias necessidades básicas pessoais.

“Quem gosta de miséria é intelectual” - dizia o carnavalesco Joãozinho Trinta – mas na verdade, sentir a miséria humana é intragável, por sabemos que o pior das ações humanas originam-se no desespero causado pela mesma. Fundo do poço é a atual palavra-chave para exemplificar o ponto mais baixo no que diz respeito às necessidades humanas, e numa sociedade consumista, torna-se um dos monstros mais terríveis de nossa vida.

A ausência de coisas simples é totalmente indesejável, e esse medo fez com que os meios de comunicação alimentem-nos com horas e horas de publicidade, convencendo-nos sobre a necessidade instantânea de consumir produtos - muitas vezes inúteis – para nos manter a salvo do temível monstro. Mesmo ciente do quão nocivo é o consumismo, inconscientemente não queremos ser contado com os miseráveis.

Como expresso no filme de 2006 "O Último Rei da Escócia", quando o Dr. Nicholas Garrigan diz ao ditador de Uganda Idi Amin que "o dinheiro não é nenhum substituto para qualquer coisa", ele responde dizendo que "[você diz isso porque] você nunca foi pobre ".

5. Solidão

O medo de ficar só é está ligado ao terrível vazio causado pela ausência de iteração com outros seres humanos. Este medo também evoluiu de um de nossos instintos de sobrevivência mais básicos: o temor pela solidão é algo natural em nós, já que intuitivamente sabemos que nossa existência se assegura melhor com a vida em grupo.

O medo da solidão está relacionado a fazer algo e não ser percebido. Muitas vezes sentimos que, para que nossas ações sejam significativas, alguém tem de notá-las. Isso se relaciona com a citação filosófica "Se uma árvore cai numa floresta e ninguém está por perto para ouvi-lo, ela emite som?". Se você fizer uma descoberta importante, e esta morrer em segredo com você, o quão realmente isso foi realmente importante?

4. Papel de ridículo

O medo de ser ridículo está relacionado ao temor pela critica negativa e é uma fobia social, já que tememos não estar projetando uma imagem estupida para as outras pessoas. O famoso “pagar mico”.

Este medo é mais frequentemente experimentado no chamado "medo do palco". Todos nós sentimos isso pelo menos uma vez na vida quando tivemos que falar ou executar algo na frente de uma plateia. Tememos que possamos nos atrapalhar e fazer com que o público responda negativamente, seja por zombaria, ou, no pior dos casos, a vaia. Mesmo que algumas pessoas praticam duro o suficiente para não sentir medo do palco ou ter um bem construído auto-confiança que ajuda a lidar com os efeitos de ser ridicularizado ou criticado, nunca o medo do ridículo realmente deixa-nos, porque nós não gostamos da sensação de sendo o centro das atenções por um motivo negativo e estar à mercê da opinião dos outros.

3. Rejeição

Este medo social é uma das maiores razões para que pessoas, mesmo sem entender ( e muitas vezes, sem questionar o porquê) sigam ações de outras ditas populares e aceitas, na esperança de alcançar um comportamento livre de ser rejeitado na sociedade.

Nosso medo de ser rejeitado é como o de ficar só, mas com o diferencial de ser aceito por um grupo social e fazer valer-se diante dos outros. Há quem argumente que a aceitação da sociedade é mera ilusão e que não há comportamento "normal" de um indivíduo dentro de uma grupo. Se este for o caso, então por que nós seguimos regras e condutas de acordo com as normas culturais? Isso realmente coloca em perspectiva a nossa ética e sua infraestrutura e em como uma sociedade é algo realmente bom ou ruim, só porque o senso comum local assim o diz.

2. Morte 
Muitos se surpreendem ao perceber que este não é o nº 1 dos temores humanos, embora seja a principal razão para nossa consciência nos fazer agir da maneira que fazemos, mesmo sabendo que o fim de todos será ela. Paradoxal que, mesmo sendo isso um fato, não significa que temos no dia de nossa morte, o nosso pior dia, fonte de pavor frequente, já que evitamos o pensamento deste como um acontecimento futuro e eminente em nossas vidas.

O medo da morte está intimamente ligado ao medo do desconhecido; não sabemos ao certo o que vai acontecer conosco quando deixarmos este mundo. Na verdade, estamos tão interessados ​​na morte que, desde o início dos tempos, culturas inteiras e crenças religiosas buscam dar uma explicações, com quase todas as civilizações antigas tendo nisso uma forma piedosa ou mesmo adoração a morte de alguma forma, onde todos aprendemos a respeitá-la – ou temê-la - e eventualmente aceitá-la.

1 - Falhar

Este medo merece o primeiro lugar, porque as regras sobre todas as nossas ações e decisões, tudo que fazemos e não fazemos, são para evitar o fracasso. A noção do fracasso pode estar ligada a ma série de situações: perceber que você não vive sua vida do jeito que você queria, não ter êxito em seus planos, encontrando-se impotente, ou no pior dos casos, sentindo-se assim mesmo com sucesso em suas ações.

O fracasso é um termo muito ambíguo e subjetivo, pois a falha não está no mesmo nível e perspectiva para todos, a falta de um pode ser apenas uma bobagem para outro. Para alguns, o fracasso é realmente uma maneira de aprender lições e tentar de novo, por isso não é realmente um fim, mas uma ferramenta para referência futura.

O principal temor de não vem com a decepção que se segue, esse sentimento que, apesar de seu esforço, nada que se faça parece ser válido para o fim qe determina, provocando a sensação de que aquilo que você tanto sonho não é para ser desfrutado por sua vida.

Isso faz dele o pior medo de todos, o medo de deparar com o fracasso é muitas vezes usado como desculpa para procrastinar ou se excluir de uma ação necessária: "por que se preocupar?" E "eu não sou bom o suficiente"., o que é capaz de matar sonhos, e enterrar milhares de talentos.


Via CristãoConfuso

SALVOS POR UM COPO DE LEITE!



SALVOS POR UM COPO DE LEITE!

Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, estava com muita fome e só lhe restava uma pequena moeda no bolso.
Decidiu, então, que ao invés de tentar vender, iria pedir comida na próxima casa; porém seus nervos o traíram quando uma encantadora jovem lhe abriu a porta.

Em vez de comida, pediu um copo de água. A mulher percebeu que ele estava com fome e lhe deu um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou:

- Quanto lhe devo?
- Não me deve nada - respondeu ela. E continuou: - Minha mãe sempre nos ensinou a ajudar as pessoas.
- Pois te agradeço todo coração, a você e à sua mãe.

O rapaz saiu daquela casa não só refeito fisicamente, mas também com sua fé renovada em Deus e nos homens. Ele já havia resolvido abandonar os estudos devido às dificuldades financeiras que estava passando, mas aquele gesto de bondade o fortaleceu.

Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, para se tratar.

O médico de plantão naquele dia era o Dr. Howard Kelly, um dos maiores especialistas do país naquela área. Quando escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos e de pronto foi ver a paciente.

Reconheceu-a imediatamente e determinou-se a fazer o melhor para salvar sua vida, passando a dedicar-lhe atenção especial. Contudo, nada lhe disse sobre o primeiro encontro que tiveram no passado.

Depois de uma terrível batalha, eles finalmente venceram aquela enfermidade.
Ao receber alta, ela teve medo de ver a conta do hospital, porque imaginava que levaria o resto da sua vida para pagar por aquele tratamento tão caro e demorado. 

Quando, finalmente, abriu a fatura, seu coração se encheu de alegria com estas palavras: "Totalmente pago - há muitos anos - com um copo de leite -ass.: Dr.Howard Kelly." Só então ela se lembrou de onde conhecia aquele médico.

"Na vida nada acontece por acaso. O que você faz hoje, pode fazer a diferença em sua vida amanhã."

***

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A TEORIA DA CRIAÇÃO



"TODA TEORIA DA CRIAÇÃO, SEMPRE VAI PRECISAR DE UM DEUS PARA COMPROVÁ-LA"

DEUS como criador do universo, utiliza ordem e coerência para que as espécies criadas estejam em ambientes adequados e perfeitamente estabilizados para seu desenvolvimento físico.

Por isso no segundo dia da criação relatado em Genesis capítulo 1 da Bíblia Sagrada, preparou o ambiente e no quinto dia, criou aves e peixes.

Depois no terceiro dia, preparou a terra com relva e árvores frutíferas e decorativas e no sexto dia, criou os animais selvagens, domésticos e o ser humano

Isto porque deus prioriza a qualidade de vida até de um inseto, quanto mais daqueles feitos à sua imagem e semelhança.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.   (Salmos 100:1-5)

Deus fez os animais de muitas espécies e as qualificou para que fossem múltiplas em suas linhagens.


E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criouE Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gênesis 1:24-31)


O significado da expressão "segundo sua espécie", mostra a diversidade para atender o meio ambiente

¶ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. ¶ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.  (Gênesis 1:24-31)

Além do mais, no decorrer da história da humanidade, Deus utilizou as aves em muitos episódios para revelar seu cuidado divino com o ser humano

No dilúvio usou as pombas e os corvos. Para alimentar o profeta Elias usou corvos. Codornizes para alimentar o povo de Israel no deserto, após a libertação do Egito

Uma forma de pomba representou o Espírito Santo no batismo de Jesus nas águas do Jordão.

Jesus usou a figura dos pardais para falar dos cuidados da vida e assim inúmeros exemplos mostram o cuidado divino por todos nós

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.
¶ Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,  (Salmos 95:6-7)


Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...