segunda-feira, 9 de novembro de 2015

COMO VENCER O ORGULHO


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“O orgulho é a galinha sob a qual todos os outros pecados são chocados” (C.S. Lewis)


O grande e piedoso eu!?

Perceba que Deus (embora seja o melhor, o maior, o mais poderoso, enfim, o único ser perfeito); Ele não se impõe a ninguém e não nos força a nada. Assim resumimos que quem é prepotente, autoritário, orgulhoso, altivo, arrogante, não é nascido de Deus. Afinal, a pessoa que realmente é de Deus, todos querem estar perto dela. Lembre-se que Lúcifer foi expulso do céu por causa do orgulho… Sejamos então humildes de espírito, por amor e gratidão a tudo que Deus nos tem dado, afinal tudo que somos ou temos foi Deus quem nos deu.

Lucas 14.1-11:
Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Um homem, com as pernas e os braços inchados, chegou perto dele. E Jesus perguntou aos mestres da Lei e aos fariseus: — A nossa Lei permite curar no sábado ou não? Mas eles não responderam nada. Então Jesus pegou o homem, curou-o e o mandou embora. Aí disse: — Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado? E eles não puderam responder. Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação: — Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. 

Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: “Dê esse lugar para este aqui.” Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: “Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Dentro do contexto maior, este significado não é difícil discernir. Pois era, como ainda é hoje, fácil achar que a boa formação e posição social posiciona alguém melhor aos olhos de Deus. É fácil imaginar que alguém seja, aos olhos de Deus, superior ao pobre ou àqueles que não tiveram oportunidade de estudar e “ascender” na vida social. Este perigo parece estar impregnado no nosso DNA, como no caso do líder fariseu no início da passagem acima, que procurava “julgar” a piedade de Jesus.

O orgulho, especialmente o orgulho na “piedade” é o maior impedimento ao nosso bom relacionamento com Deus. O orgulho ofusca a generosidade de Deus, a sua graça e o seu favor. Jesus gastou boa parte do seu ministério procurando quebrar o orgulho religioso que impede a nossa aproximação humilde da presença de Deus. E a prática da humildade começa com o recebimento na nossa presença, na nossa mesa e nas nossas festas, dos excluídos e marginalizados.

“A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda” (Provérbios 16.18)

Com essas palavras inspiradoras Salomão dá um xeque-mate no nosso orgulho muitas vezes escondido sobre a couraça da nossa reputação. É difícil acreditar que se é orgulhoso, mas muitas vezes se é e não se assume. Dizem que os humildes geralmente não sabem que o são, penso que o mesmo pode se aplicar aos orgulhosos.

Viver numa sociedade onde o orgulho é caracterizado como um sentimento medíocre e ao mesmo tempo valorizado na nossa cultura, ainda que de forma velada, como uma característica de pessoas fortes e bem sucedidas é outro ponto que favorece tanto o desenvolvimento do orgulho, quanto o hábito de escondê-lo por debaixo de palavras insinceras.

Reconhecer o orgulho que habita em nossos corações enganosos é uma tarefa árdua e penosa. Não temos o hábito de perscrutar o nosso interior em busca de encontrar a hipocrisia inerente ao ser humano na sociedade atual. É preferível à nossa consciência deixar o hipócrita velado, escondido em falsas crenças e ações desprovidas de um significado mais profundo. Não é fácil reconhecer que se é altivo, afinal, ninguém quer assumir que acredita ser superior aos outros na presença das pessoas em questão.

Somente em certas circunstâncias é que deixamos o espírito de altivez se mostrar sem dó nem piedade. Geralmente ocorre em momentos regados pela raiva e pela decepção. E o pior é que a hipocrisia do orgulho é muitas vezes disfarçada como um combate à injustiça. Como se o nosso sentimento de injustiça justificasse nossa atitude de nos acharmos melhor que os outros. Pura hipocrisia!

Por isso o sábio pontuou bem que a soberba precede a ruína e a altivez a queda. São sentimentos que nos deixam cegos em meio ao que está evidente e ainda mascaram as nossas ações como algo digno em nossos enganosos corações. Deixam aflorar o hipócrita que residia no nosso interior antes de aceitarmos a Cristo e nos lançam numa série de atitudes inconsistentes e desapontadoras ao nosso Deus. Por isso a ruína anda ao derredor dos orgulhosos. Deus nos ajude a sermos humildes!

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6)

Muitas vezes não encaramos o orgulho como algo errado: “Eu tenho orgulho de ser brasileiro”. “Eu tenho orgulho de torcer para o São Paulo”. “Eu tenho orgulho de minha família”. É verdade que em muitos destes casos, estamos apenas nos referindo ao sentimento de satisfação que estas coisas nos trazem. Mas no sentido bíblico, orgulho é uma atitude de superioridade em relação aos demais. Isso desagrada a Deus:

O orgulho pode causar muitos problemas:

– o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho; suas ideias são melhores do que as dos outros;
– o orgulhoso fica irado quando seus “pensamentos superiores” são desafiados;
– o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;

– o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente
– o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;
– o orgulhoso pode se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;

– o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
– o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
– o orgulhoso não gosta de perder.

Com esta lista resumida, podemos perceber que o orgulho é uma pedra de tropeço, que nos conduz a vários tipos de práticas pecaminosas. O livro de Provérbios destaca esta realidade:

Diante da compreensão de que o orgulho não agrada a Deus, precisamos entender este assunto biblicamente. Vejamos, assim, o que se passa no coração do orgulhoso.

1. O orgulhoso avalia exageradamente a si mesmo

Quando consultamos o dicionário, vemos que um dos significados da palavra “orgulho” é ter um elevado conceito sobre si próprio. Em outras palavras, o orgulhoso é aquele que avalia a si mesmo com uma nota muito alta. É aquele que olha para suas próprias virtudes com uma lente de aumento. 

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A LÓGICA DO REINO DE DEUS!


A LÓGICA DO REINO DE DEUS! – Rm 8:32

A promessa da abrangente GRAÇA de Deus encontra-se no versículo 32 de Romanos 8.

Romanos 8:32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará GRATUITAMENTE também com ele todas as coisas?”


Outra tradução da NVI Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? “

A promessa da abrangente GRAÇA de Deus encontra-se no versículo 32 de Romanos 8.

Esta PROMESSA engloba tudo e faz deste versículo um dos mais preciosos de toda a bíblia.

            Outras promessas:
             
Sl 84:11 Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.”

1 Co 3:21,22 porque tudo é vosso;  Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, E vós de Cristo, e Cristo de Deus. “

MAS Romanos está numa classe exclusiva dos que fazem parte da Lógica de Deus. 

É Romanos 8:32 Contém um fundamento e uma garantia tão fortes e tão sólidos e tão seguros que não há a menor possibilidade de que essa promessa seja violada.

Rm 8:32 Tem duas partes: 
          1ª Fundamento
            2ª Promessa

1ª Fundamento:
 
            Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós,...”

            NOTA: Se isto é verdade, diz a lógica do céu, que Deus certamente dará todas as coisas àqueles por quem deu o Seu Filho.

            Significa que a toda a graça está fundamentada na primeira parte de Rm 8:32

PARA PENSAR:
            “Quem matou Jesus?” – o próprio pai!

Rm 8:32 diz: Deus não poupou o seu próprio filho, mas o entregou – à morte!
At 2:23 “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;”

Is 53:4,10 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.”

Assim como Abraão levantou a faca sobre o seu filho Isaque, msd foi poupado porque havia um carneiro na mata, Deus levantou a faca sobre o seu filho Jesus – mas não o poupou, porque ele era o carneiro – ele era o substituto.

PERGUNTA:
Porque é que Deus não poupou o seu filho?

“...mas o entregou por nós

2 Co 5:21 Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. “

Is 53:5,6 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. “

NOTA: Deus não poupou o seu filho porque foi a única maneira de nos poupar.

A LÓGICA DO CÉU!

Paulo diz: visto que Deus não poupou o seu próprio filho ele vai dar-nos gratuitamente todas as coisas com ele.

TERMO TÉCNICO: “ad majori ad minus” – sig: “do maior para o menor”

EXEMPLO: Se uma pessoa motivada pelo mesmo desejo tiver de fazer duas tarefas, uma maior e outra menor, se conseguir realizar a maior, por certo realizará com menos esforço a menor.

NOTA: Vencer obstáculos maiores dá-nos a segurança de que venceremos os menores.

LÓGICA:
Mateus 6:30 “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? “

Nota: Não é do menor para o maior -> mas do maior para o menor.

Sim! As ervas valem menos que os homens. Mas vestir ervas é mais improvável de acontecer do que vestir homens.

NOTA: É altamente improvável que Deus desperdice o seu tempo a vestir as flores do campo que duram um só dia.  Essa improbabilidade é a “coisa maior”…

Por outro lado… existe uma “pequena improbabilidade” de Deus negligenciar o cuidado dos seus filhos.

A COISA MAIOR: Se Deus não poupou o seu próprio filho por nós…

A COISA MENOR: como não nos dará gratuitamente todas as coisas?

PERGUNTA: DEUS DÁ-NOS REALMENTE TODAS AS COISAS?

Rm 8:31 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? “

PERGUNTO EU: Que oposição poderá existir contra nós que Deus não possa transformar em benefício? -> NENHUMA!

VITÓRIA: Somos mais do que vencedores, não por escaparmos de coisas dificeis, mas por saber que o MAIOR (Deus) cuida do MENOR (eu e tu).
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CONHECIMENTO E SABEDORIA


           
             

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)

O conhecimento é a soma das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura.

Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; (Provérbios 24:3)

A sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.

Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria.

Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? (Provérbios 8:1)

É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar.

Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.

Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia.

Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. (Eclesiastes 9:16)

 

DITADOS POPULARES ANTI-BÍBLICOS (PARTE 3)



DITADOS POPULARES ANTI-BÍBLICOS (PARTE 3)
FRASES DITAS QUE NÃO ESTÁ NA BÍBLIA!

1 - Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus

A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40.12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

2 -  Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és

Clássica, não? Quantos pregadores não usam essa frase... Alguém já chegou a dizer acerca dela: “Não está na Bíblia? Então deveria estar!” Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: “O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom” (Pv 16.29); “Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” (Pv 4.13,14). 

3 - É dando que se recebe

Essa conhecida frase é extrabíblica, mas não chega a ser antibíblica, pois confirma as palavras de Jesus em Lucas 6.38. Não deve, porém, ser usada como um versículo bíblico inspirado. O pregador só deve dizer “a Bíblia diz” quando for citar uma passagem das páginas sagradas. 

4 - O amor encobre uma multidão de pecados

Essa frase possui um acréscimo sutil, o prefixo “en”, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará” (Pv 28.13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: “… o amor cobrirá uma multidão de pecados” (1 Pe 4.8).

Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (v. 1); “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (v. 5).

5 - Mente vazia é oficina do diabo

De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as “coisas que são de cima” (Cl 3.1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4.4; Ef 6.17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

6 - O cair é do homem, mas o levantar é de Deus

É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15.17-24).   O texto de Tiago 4.8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. 

A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24.16; Ef 5.14)!

7 - O dinheiro é a raiz de todos os males

Às vezes, por não ler a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6.19-21). Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traNspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10).

8 - O pouco com Deus é muito

Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11.24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, não está registrada no Livro Sagrado.

9 - Jesus é o Médico dos médicos 

Certos pregadores afirmam: “A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos”. Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17.14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é “Yahweh-Roph´eka”, que significa “O Senhor que te sara”, também traduzida como: “O Senhor, teu Médico” (Êx 15.26).

10 - Os viciados não herdarão o reino de Deus

A palavra “viciado” se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo versículo bíblico. Alguém poderá perguntar: “Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?” 

Nos tempos do Novo Testamento, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (1 Co 6.10-20; Gl 5.19-21). Ademais, Zofar alertou: “Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?” (Jó 11.11). Leia também Daniel 6.4.

11 - Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus a Pedro: “Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão” (Mt 26.52).

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DITADOS POPULARES ANTI-BIBLICOS (PARTE 2)




DITADOS POPULARES ANTI-BIBLICOS (PARTE 2)

12 - Quem dá aos pobres, empresta a Deus

Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19.17: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”. Alguém dirá: “Mas não é a mesma coisa?” Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!

13 - Quem não vem pelo amor, vem pela dor

É verdade que muitas pessoas, depois de passar por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4.30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1).

Lembrando também, que quando jesus estava na cruz do calvário,havia 2 salteadores ao seu lado,um a sua esquerda e o outro a sua direita,mesmo em momento de dor,apenas um se arrependeu de seus pecados.

Jesus não foi crucificado sozinho. Dois ladrões ocuparam cruzes uma de cada lado dele (Mateus 27:38; Marcos 15:27; João 19:18). A princípio, ambos ridicularizaram Jesus (Marcos 15:29-32). Mas um deles evidentemente mudou de opinião. "Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 

Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:39-43).

14 - Vem a mim como estás

Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11.28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Portanto, não seja como o papagaio, que repete, repete, repete… Seja como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5.21).

15 - JESUS TINHA CABELO CUMPRIDO

Alguns para justificar a idéia de que Jesus tinha cabelo comprido dizem: “Jesus tinha cabelo comprido porque era nazireu, pois era separado para Deus, o Pai”. Jesus era nazareno porque era da cidade de Nazaré, não era nazireu. O termo nazireu está relacionado com um voto perante o Senhor Deus quanto ao serviço e dedicação que alguns faziam. Os nazireus no Antigo Testamento estavam sujeitos a regras muito estritas, entre elas a de que não podiam tocar em cadáveres. Em Mateus 9:25 Jesus tocou em um cadáver. Se Ele fosse nazireu não descumpriria as regras.( Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir).  

Logo, Jesus não sendo nazireu não tinha cabelo longo. Vale salientar que o cabelo crescido dos nazireus era um símbolo, um sinal visível de consagração ao Senhor. Portanto, um nazireu com seus cabelos crescidos simbolizava sua disposição de suportar afronta e zombaria por amor a Deus. O voto de nazireado tinha o objetivo específico de ensinar a Israel que a dedicação total a Deus deve primeiro brotar do coração da pessoa para depois expressar-se através da abnegação, do testemunho visível e da pureza pessoal. Portanto, não podemos usar um objetivo específico para Israel e, generaliza-lo para a igreja atual.

No Antigo Testamento os sacerdotes usavam cabelos curtos “e a cabeça não raparão, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão a sua cabeça” (Ez 44:20). “Tosquiar” quer dizer “cortar rente”, ou seja, cortar o cabelo rente significa não deixá-lo crescido.

Nas citações de Paulo em I Coríntios capítulo 11 com respeito a cabelo ele não fala da natureza do cabelo, se é liso, crespo ou pixaim. A verdade é que tem que haver a diferença. Por exemplo, na África tanto os homens como as mulheres têm cabelo pixaim, então, como fazer a diferença? Evidentemente que as irmãs africanas deverão manter seus cabelos crescidos, ou seja, mais volumosos e os irmãos crentes cabelos rentes, isto é, menos crescidos.

16 - A voz do povo é a voz de Deus

Essa frase antibíblica e extrabíblica, é oriunda do latim “vox populi, vox Dei”, e é citada como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava. “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo“ (Mt 3.17). Seria a voz do povo a voz do Senhor?

17 - Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.

18 - Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente

 É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo “esmagar” e sim “ferir”. De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, “… o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés” (Rm 16:20).

19 - Eu venci o mundo, e vós vencereis também

 É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (I Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16.33 foram apenas: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo“. O complemento “e vós vencereis“ é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18). O que realmente Jesus disse? No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo “eu venci“.

20 - Deus tarda mas não falha

Evidentemente Deus não tarda. Hb 10:37 “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de ir virá, e ‘não tardará’”. É provável que alguns façam uso de alguns textos como. Habacuque 2:3 “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, ‘não tardará’ ou Mt 25:5 “E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram”, etc. Aparentemente, pode parecer que Ele “tarda“, porém Ele “não tarda“. A) Para as virgens, Mt 25:5, “este tardar“, está inserido na concepção humana, Lc 12:45,46. B) Na parábola do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que “depressa“ ele atende (Lc 18:7,8”)

21 - A Palavra de Deus se renova dia após dia

Não está escrito, que a “Bíblia“ se renova e sim as “misericórdias“ do Senhor, Lamentações 3:21,22. Malaquias 3:6 diz: Porque eu, o Senhor não mudo.

CONCLUSÃO:  Em Mt 5:18 : Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um iota (a letra) ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Jesus alerta que sobre a lei nada pode ser mudado. Ele continua em Mt 5: 19 dizendo que os mandamentos da lei não devem ser violados. Em Lc 16:17 Jesus, também, afirma que nenhum til da lei deverá cair, ou seja, o valor da lei de Deus não deve ser desconsiderado, e sim ser reconhecido através do seu seguimento.
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Mateus 2:36

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