quarta-feira, 12 de junho de 2024

O ACASO NÃO EXISTE

 
O ACASO NÃO EXISTE 


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:28)


SORTE OU DESTINO

Pergunta: O que Bíblia diz sobre sorte ou destino?

Resposta:  Este é um assunto muito complexo e vamos começar pelo que a Bíblia não ensina. Sorte é o que se imagina a respeito de eventos em um curso predeterminado, além do controle humano. Uma típica resposta a esta crença é a resignação: se não podemos mudar o destino, então para que tentar fazê-lo? O que porventura acontece, acontece e nada podemos fazer sobre o assunto.  Isto se chama “fatalismo” e não é bíblico.

         O fatalismo  é,  principalmente, uma premissa do Islamismo, o qual exige submissão total à soberania de Alá. Ele é amplamente mantido, também, pelo Hinduísmo; de fato, é uma visão fatalista da vida, a qual ajuda a manter em funcionamento o sistema de castas da Índia. A mitologia grega fala de Moirai ou de Sortes, três deusas retratadas como tecelãs das vidas dos homens. Suas decisões não podem ser canceladas nem mesmo por outros deuses.  Novamente, o fatalismo não é um conceito bíblico.

 

Sorte e Destino - Nosso Livre Arbítrio


         A Bíblia ensina que o homem foi criado com a capacidade de fazer escolhas morais e que ele é responsável por essas escolhas. A queda do homem não foi um evento predeterminado, no qual Adão e Eva foram vítimas indefesas de um Deus mestre em manipular marionetes. Pelo contrário, Adão e sua esposa tinham a capacidade de escolher a obediência (com a bênção correspondente) ou a desobediência (com a conseqüente maldição). Eles sabiam qual seria o resultado de sua decisão, tendo se tornado responsáveis. (Gênesis 3).

        Este tema de nos tornarmos responsáveis pelas nossas escolhas prossegue através de toda a Escritura.

Provérbios 22:8 - “O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto”.

Provérbios 14:23 -  “Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza”. 

Romanos 13:3 - “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela”.

            Muitas vezes, quando a Bíblia fala sobre destino, ela se refere ao destino que uma pessoa acarreta sobre si mesma.

Filipenses 3:18-19 - “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas." 

Provérbio 6:32 - “Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma”.

Apocalipse 20:13 - “...e foram julgados cada um segundo as suas obras”. 

 

         Pecamos porque escolhemos pecar. Não podemos culpar a “sorte”, a kismet (sorte em árabe), a predestinação ou Deus. Tiago 1:13-14 diz: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”. 

            Interessante é que muitas pessoas,  que escolhem pecar, ficam aborrecidas com as consequências negativas do seu pecado.

Provérbio 19:3 - “A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR”. 

            Este verso é bastante indicativo. Quando um homem destroi totalmente a sua vida, ele até pode insistir em culpar Deus ou talvez a “sorte”. Neste caso, ele persiste em sua tolice.

         A Escritura também ensina que devemos escolher ter fé. O comando repetido da Escritura em crer implica em que temos uma escolha no assunto:

João 20:27 - “e não sejas incrédulo, mas crente”. (Ver também Atos 16:31 e 19:4).

 

Sorte e Destino - A Soberania de Deus


         Para evitar uma idéia errônea, não somos os soberanos mestres de nossa sorte. Só Deus é soberano! O Seu controle soberano é chamado “providência”. Ele escolheu dar-nos o livre arbítrio e criou um universo moral, no qual a lei da causa e efeito é uma realidade. Mas Deus é o único Deus e não há “acidentes” no universo.

         Um Deus Onisciente, Todo-Poderoso deve ter um plano, de modo que não deve ser surpresa que a Bíblia fale de um plano divino. O plano de Deus, visto pertencer a Deus, é santo, sábio e benevolente. A providência de Deus age no sentido de realizar o Seu plano original para a criação.

         Deus fala em Isaías 48:3: “As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram”. O que Deus anuncia, Ele faz e tudo pode anunciar com séculos de antecedência.

         Lutar contra o plano de Deus é inútil: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR”. (Provérbio 21:30). Esta foi a razão porque a Torre de Babel jamais foi completada (Gênesis 11:1-9); porque os detratores de Daniel foram atirados aos leões (Daniel 6:24); porque Jonas ficou um tempo no ventre de um  peixe (Jonas 1:17) e porque eu sempre tenho problema, quando peco.

         Até mesmo o que nós chamaríamos “chance” ou “sorte” está sob o controle de Deus: “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação” (Provérbio 16:33).

         Tudo que acontece no mundo é feito para funcionar segundo o propósito de Deus. O mal existe, mas não lhe é permitido transtornar a providência de Deus. Deus usa até mesmo o homem pecador para os Seus propósitos: “COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer”. (Provérbio 21:1). Deus operou no coração dos egípcios (Êxodo 12:35) e do Rei Artaxerxes (Esdras 7:27), a fim de realizar o Seu propósito. Mesmo quando o intento do homem é totalmente mau, Deus ainda pode realizar a Sua vontade, como no caso dos que crucificaram Jesus (Atos 2:23; 4:27-28).

         O plano de Deus inclui uma recompensa para os que nEle confiam e Ele promete glorificar os Seus filhos: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. Observem a palavra “destinou” nesta passagem, um destino embasado em nosso amor pelo nosso  Senhor.

Sorte e Destino - Um Plano Individual


         A soberania de Deus alcança até mesmo um plano para nossas vidas individuais. Isto está registrado no chamado de Deus a Jeremias - mesmo antes dele ter nascido:

         “Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jeremias 1:4-5).

         Davi também reconheceu que o Senhor tinha um plano para ele, conforme o Salmo 139:16: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. 

         Por causa deste conhecimento, Davi buscou a específica orientação do Senhor, em muitas situações, tais como é visto no 1 Samuel 23:9-12: "Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: traze aqui o éfode. E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá. Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregarão."

Sorte e Destino - Juntando Tudo isto


         Em Atos 9:5, Jesus aparece a Saulo de Tarso com uma declaração interessante: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

         Obviamente, Jesus tinha um plano para Saulo, contra o qual Saulo havia resistido (penosamente). Exercer nossa liberdade contra o plano de Deus pode ser penoso.

         Mais tarde, Jesus disse a Saulo que um homem chamado Ananias iria visitá-lo, quando, então, Jesus disse a Ananias: “Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver” (versos 11-12). Obviamente, Jesus tinha um plano prearranjado, também, para Ananias. Ora, Ananias não queria visitar Saulo (versos 13-14). Ele poderia ter agido como Jonas, tomando outro caminho. Se tivesse sido esta a sua escolha, Deus teria um “peixe” preparado para trazê-lo de volta. Ananias obedeceu (verso 17). Exercer nossa liberdade para seguir o plano de Deus traz bênção.

         Em suma, a Bíblia ensina que Deus está no controle. Ao mesmo tempo, Ele nos deu liberdade para obedecê-Lo ou desobedecê-Lo e existem algumas coisas que Deus faz somente em reposta à oração:“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis”. 

            Deus abençoa o obediente e é longânimo com os desobedientes, ao ponto de parecer lassidão. Ele tem um plano para nossas vidas, o qual inclui nossa felicidade e Sua glória, tanto neste mundo como no mundo porvir. Os que aceitam Cristo como Salvador, aceitaram o plano de Deus (João 14:6). E a partir daí, passo a passo, tudo se encaminha para o melhor que Deus tem para nós, quando oramos para que a Sua vontade seja feita (Mateus 6:10) e evitamos as armadilhas do pecado (Salmo 32:1-11: 119:59; Hebreus 12:1-2).



What Does The Bible Say About Fate-Destiny 
Traduzido por Mary Schultze


E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Jo 17:3)

A torre de Babel

 

A torre de Babel


“Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade” (Gênesis 11.8)
Aparentemente, esta torre, trata-se de um zigurate, ou seja, uma enorme pirâmide babilônica com terraços em toda a volta. As escavações arqueológicas encontraram várias construções desse tipo, sendo a mais antiga datada do terceiro milênio antes de Cristo.
O que teria desagrado a Deus em relação à torre de Babel? Afinal, o avanço tecnológico se deve ao gênio inventivo dos seres humanos, criados à imagem de Deus. O que estaria de errando então? O erro está na motivação egoísta de seus construtores.
Primeiramente, eles são culpados por terem desobedecido a Deus. Deus havia deixado uma ordem aos seres humanos: “Encham e subjugam a terra”. Essa ordem foi repetida após o dilúvio (Gn 1.28, 9.1). Os descendentes de Noé inicialmente obedeceram, mas quando alcançaram a planície da Mesopotâmia, “ali se fixaram” (Gn 11.2). 
Em vez de explorar a terra e desenvolver todo o seu potencial, eles se acomodaram e preferiram ficar ali, em segurança. O mundo sofre até hoje as conseqüências dessa desobediência. Ainda não resolvemos o problema da energia nem inventamos uma maneira mais barata de dessalinizar a água do mar para irrigar os desertos e alimentar os famintos.
Segundo, a construção da torre foi um ato de arrogância de seus construtores. “Nosso nome será famoso”, eles disseram,  “e não seremos espalhados pela face da terra”, pois vamos construir “uma cidade, com uma torre que alcance os céus” (Gn 11.4). 

Insatisfeitos em permanecer dentro dos limites terrenos, eles desejavam chegar ao céu, a morada de Deus. Assim, ao longo das Escrituras, a Babilônia simboliza essa arrogância insolente que os gregos costumavam chamar de hubris. Trata-se da própria essência do pecado.
Não é de admirar que o juízo de Deus tenha caído sobre eles. Primeiro, Deus fez com que eles se espalhassem por toda terra, obrigando-os a fazer o que deveria ter feito voluntariamente. Segundo, para eles se dispersassem, Deus confundiu suas línguas. 

A língua é algo vivo, dinâmico, sujeito a mudanças; pode provocar uma separação entre comunidades de línguas diferentes, e ao mesmo tempo causar mudanças de linguagem nas comunidades isoladas.
A história de Babel se contrapõe ao episódio ocorrido no grande dia de Pentecoste, quando as pessoas de todas as nações do mundo ouviram falar das maravilhas de Deus, cada um em sua própria língua.
Marcelo Oliveira

SOMOS EDIFÍCIOS EM CONSTRUÇÃO

 SOMOS EDIFÍCIOS EM CONSTRUÇÃO



Nossa vida é construída lentamente, às vezes nem percebemos como estamos sendo construídos, em todo caso, a casa vai sendo edificada


 A nossa vida não pode ser edificada de qualquer jeito, precisa ter um bom alicerce. Todo prédio bem arquitetado, por maior que seja, tudo começa com o alicerce

Espiritualmente falando somos edifícios em construção, onde o construtor é Deus. Se deixarmos a obra continuar Deus vai edificar do jeito que Ele quer

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.   (1 Coríntios 3:9)

Se permitimos Jesus trabalhar em nossa vida, ao longo do tempo seremos um edifício imponente e nossa obra será perfeita

No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.  (Efésios 2:21)

Cada um observe sua vida e veja como está o edifício, podemos ou não deixar Jesus trabalhar no interior da obra, podemos parar e observar o que está sendo feito até aqui, podemos deixar Deus continuar a obra de nos aperfeiçoar, ou podemos esquecer a obra e partir para curtir a vida


Podemos até esquecer que somos um edifício em construção, relaxar, abandonar a obra, depende de nós aceitarmos que o construtor trabalha em nós

Você já deve ter visto como fica um edifício parado, sem obras, junta sujeira, mato ao redor, a aparência é muito feia, a fachada fica horrível. Um prédio começado e inacabado não tem valor nenhum, não tem aparência agradável, é desprezível aos olhos

Quando vemos uma casa acabada e muito bem feita rasgamos elogios e valorizamos o ambiente.

Se deixarmos nossa casa, nosso edificio interior mal acabado, sem reparos, sem restauração, ficaremos sem forma, sem habitação, com sujeira e mal aspecto

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina, * A PEDRA PRINCIPAL. (Salmos 118:22)

No passado o povo de Israel estava sendo humilhado, destruído e totalmente escravizado, o império romano estava dominando tudo, o povo espiritualmente abatido. 

Jesus veio com um proposta de restauração da nação, transformação e edificação de vidas, porém, foi rejeitado, não quiseram a presença do construtor reparando as falhas e as posturas e as atitudes de fé do povo

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos? 

Hoje muita gente ainda rejeita este construtor, que restaura, que transforma e edifica vidas. 

Também somos depois de pessoas edificadas, somos ajudantes, obreiros, pedreiros de Deus, somos serventes de Jesus, devemos estar sempre preparados para ajudar, nos esforçar para sermos bons trabalhadores na obra de edificação  do Reino de Deus na terra edificando vidas

Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.  (Atos dos Apóstolos 4:11)

Pessoas restauradas se torna bons cristãos, aqueles que não rejeitam a presença de Jesus, caminham pra frente, porque também a igreja é uma obra em construção. Cada membro é um construtor em particular.

Cada um é responsável de modo particular pelo seu trabalho dentro da obra, cada um sustenta um pilar da igreja com seu ministério, e todos devem estar unidos na edificação da casa

Participar ativamente da obra de Deus é um privilégio, mas também tem suas responsabilidades, quanto a oração, intercessão, trabalhos sociais e o anuncio do Evangelho

Tem muita coisa a ser feita em nós que somos edifícios em construção, há muito trabalho, a obra ainda não acabou, e não devemos desanimar, para que o nosso serviço não seja em vão. 

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.  (1 Coríntios 3:9)

Toda obra bem alicerçada por Jesus cresce e tem uma boa forma. Tudo que está sendo construído em nós, na igreja, depende do nosso esforço de ser bons construtores...

Tudo depende da maneira com deixamos Deus trabalhar, de como estamos envolvidos na obra de Deus, com muito esforço, dedicação e amor, sempre unidos uns aos outros   

Não pare de construir, cuide de sua casa, sua terra, seu espaço, sua família, seu ministério. permaneça sendo edificado por Deus:

O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. (Provérbios 28:19)

Não estejam ociosos, seja na vida, na obra de Deus, trabalhe sempre como se fosse para Deus e não para agradar a homens

O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de juízo. Provérbios 12:11 

A resposta certa. A melhor resposta

 A resposta certa. A melhor resposta   


o MUNDO precisa de respostas. O que está acontecendo com as pessoas?

Qual é a resposta certa para quem anda em frustração? 

Qual é a resposta certa para a depressão, os desajustes familiares, a corrupção?

Qual é a resposta para o mundo em crises, para o medo, para o homem em constante decadência moral e espiritual?

Jesus é a resposta.    JESUS continua sendo a melhor resposta

A igreja tem esta resposta, desde que seus membros estejam de fato, sendo inspirados e parecidos no caminhar com Jesus.  

A igreja verdadeira é aquela que ensina seus membros a terem comunhão com Deus e aprendam com Jesus a viver neste mundo, dando testemunho da verdade, da justiça e da paz

O que Jesus ensina é:  

1 – Relacionamento com Deus e ao próximo ( felicidade em fazer a vontade de Deus e vivenciar bons relacionamentos, interagir com as pessoas)

2 – Mudança de vida ( transformar o mal em bem, sair das coisas ruíns, dos maus hábitos, das decisões e atitudes erradas e se abastecer com as ações boas e mudança de caráter)

3 – Arrependimento (abandonar os velho hábitos e seguir hábitos melhores, se mover em novas experiencias, novas posturas, novos comportamentos, outras atitudes e boas decisões)

Quando tudo melhorar é porque as pessoas fizeram as perguntas certas e acharam a resposta certa. JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA

A igreja de hoje precisa ter as respostas, só terá se tiver compromisso sério com Jesus. Quando os membros de uma igreja resolvem viver corretamente os ensinos de Jesus, as pessoas terão as respostas certas

Religião não resolve os problemas da humanidade, de ninguém. Somente um relacionamento sincero com Deus, tipo, Pai e Filho, teremos felicidade duradoura. 

O pai tem as respostas certas para o filho porque o ama, quer vê-lo feliz, por isso deseja que o filho mantenha bons relacionamentos com ele e com as pessoas

A nossa felicidade depende de nossos relacionamentos com as outras pessoas e com Deus. A igreja precisa incentivar a comunhão de seus membros em amor.

Não é o que temos que vai nos dar felicidade, não é carro, dinheiro, posses, nada disso adianta se não tivermos bons relacionamentos com as pessoas. 

É MUITO MELHOR SER DO QUE TER

É muito melhor ser  uma pessoa de paz de espírito, que tem bons relacionamentos do que ter muitos bens materiais e não ter paz de espírito, pois nossa felicidade depende de nossas relações pessoais e não de abundancia de coisas materiais.

O pai (Deus) tem as instruções certas, os conselhos certos, os cuidados necessários para que o filho seja bem sucedido. A palavra de Deus oferece farto material, muitas instruções, é um manual de convivência, manual de comportamentos humanos, posturas certas, atitudes certas, para nos dar proteção, direção e provisão

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;  2 Timóteo 3:16

São conselhos práticos para melhorar nossa vida, nosso relacionamentos, visando o bem estar fisico, emocional e espiritual. A resposta está com o pai, a resposta é Jesus, a resposta é a palavra de Deus. Quem tem as respostas certas é a igreja. Toda igreja tem que estar no centro da vontade de Deus

Quem entende a resposta deve informar as pessoas para que elas façam as perguntas certas e encontrem também a resposta certa: Jesus

Alguém tem que passar as informações certas para as pessoas, isso cabe a nós que até aqui sabemos a resposta. Isso cabe a igreja, nós somos a igreja de Cristo.

 2 Corintios 1:3-4 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Isso é evangelizar, anunciar a mensagem de Deus da melhor forma possível

Jesus é a resposta, continua sendo a melhor resposta para o mundo, para todas as pessoas

O mundo não conhece a Deus, porque muitos estão buscando a resposta errada, se envolvendo com coisas erradas, fazendo as perguntas erradas nos lugares errados, vivendo de maneira errada
]
Você já escutou alguém dizendo: preciso me benzer, preciso ir a um centro, preciso de uma solução urgente, senão não dá, minha vida está piorando

Estão fazendo perguntas para aliviar a dor da alma, mas não estão encontrando a resposta certa

Jesus Cristo continua sendo a resposta certa. A igreja tem que mostrar esta resposta ao mundo

Muitas pessoas não estão fazendo as perguntas certas, pois o mundo não conhece a Deus, estão sem esperança, não confiam mas em ninguém

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.         1 João 3:1

Muitas pessoas quando se sentem no fundo do poço perguntam?

E agora o que é que eu faço? Muitas acham que precisam de religião. Pergunta errada, Jesus não é religião. Pergunta certa: “preciso de um relacionamento com Deus”

Muitas acham que precisa de ajuda, de alguém que possa reabilita-las  e não encontram forças em si mesmas e até pensam em suicídio.

Querem aliviar a dor da alma, porque anda não encontraram a respostas e muita gente vai indo embora deste mundo sem a resposta certa, sem a salvação sem conhecer o amor de Deus

Quem tem as respostas certas para os grandes problemas da vida: Jesus, a palavra de Deus continua sendo o único caminho seguro. 

O que estamos fazendo com este tal de Jesus?

Estamos apresentando Ele para as pessoas, através de nossa vida, através da igreja, ou estamos vivendo uma falsa religião?
              

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...