terça-feira, 22 de novembro de 2016

O DIA DA MORTE





A MORTE É CERTA PARA TODOS
“…Este é o momento oportuno, agora é o dia da salvação.”
(2 Coríntios 6.2)
O que Jimmy Hendrix, Cazuza e Elis Regina, Freddy Mercury e Renato Russo tem em comum?
Ambos ansiavam um amanhã melhor, procuraram ser felizes de todas as formas, se extrapolaram nesta vida, apesar de muitas reflexões e letras inteligentes, mas nessa busca incessante foram tragados pelo HOJE…nunca encontraram o amanhã de felicidade que buscavam…
O tempo caminha em linha reta, sem jamais andar para trás. Podemos comparar a nossa vida a uma longa estrada, mas sem retornos….
Nascemos e caminhamos para a frente, quer queiramos ou não. Ontem é cristalizado no passado ao qual não podemos retornar. O Amanhã é apenas uma visão ainda abstrata. Mas, o HOJE é real, concreto, e está sempre ao nosso alcance.
Abras seus olhos e veja o que se passa ao seu redor. A vida encontra-se cheia de grandes oportunidades: um sorriso que alguém espera, uma palavra de amor, um abraço de uma criança, a mão amiga estendida a quem tem necessidade e um ombro amigo na hora da angústia.
É PRECISO SABER VIVER, O TEMPO NÃO PARA, O QUE SERÁ DO AMANHÃ?
Não espere pelo amanhã, HOJE é o dia em que você constrói a sua vida.
Abra a CORAÇÃO, não IGNORE a bíblia e DEUS falará com você, ele tem as RESPOSTAS, mas a Palavra que o Senhor tem para você é para AGORA.
O Senhor se interessa mais pelo tempo presente do que pelo futuro. Porque se hoje estragamos as oportunidades oferecidas a nós, jamais poderemos usar qualquer verbo no futuro…
O que você está esperando? Os doentes querem alivio AGORA; os pecadores precisam de perdão HOJE e os cansados necessitam de descanso JÁ…
A Igreja de Jesus Cristo precisa entender que não pode viver de miragens, olhando para o futuro.
HÁ MUITAS PESSOAS QUE AINDA NÃO ENCONTRARAM SENTIDO PARA A SUA EXISTÊNCIA
Precisamos sair do conforto de nossos cultos bem protegidos no Santuário e alcançar as pessoas onde elas estão e TORNÁ-LAS FELIZES E MELHORES,mostrar ao mundo quem é Deus através do nosso exemplo cristão, influenciado ´por Jesus .
O Senhor é poderoso para transformar as circunstâncias do presente para que o futuro seja glorioso.
Eu creio que o Amanhã , quando chegar, será poderoso e com um grande AVIVAMENTO. Mas, eu quero fazer todo o possível para que isso aconteça AGORA….
O FUTURO SÓ A DEUS PERTENCE!!
***

DEBAIXO DA FIGUEIRA

DEBAIXO DA FIGUEIRA

Há uma passagem curiosa em João 1:45-51, onde Jesus revela algo profundo na vida de Natanael.

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem  Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe  Filipe: Vem, e vê.  Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse- lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

I. Significado do nome Natanael

Natanael (em hebraico Netan‘el) aparece no Evangelho de João, nos capítulos

1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que

seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o

nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.


II.REVELANDO O MISTÉRIO DE NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA

• Quando Natanael ouviu falar de Jesus, o desprezou, mas em seguida foi persuadido por Filipe a conhecê-lo. O Espírito Santo move as coisas ao redor, para propiciar a salvação ao homem escolhido, sem que ele perceba.

• Ao ver Natanael aproximar-se, Jesus falou a seu respeito: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Os verdadeiros israelitas são descendentes dos patriarcas e, portanto, herdeiros da bênção, da promessa de salvação.

• Por que Jesus disse que não havia dolo em Natanael, será que ele não tinha pecados. A Palavra diz que “todos pecaram...”. 

Na verdade Jesus estava antecipando a obra de salvação na vida de Natanael. Pela sua Graça os seus pecados estavam sendo perdoados.

• Natanael ficou surpreso e perguntou: “Donde me conheces tu?” E Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira”. 

Desta forma Jesus deixou claro que o seu propósito em salvar Natanael, já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar.

Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele.

Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores.

Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro “O Nascimento do Messias”, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção.

Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos chegasse a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes).

Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas.

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesa idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natan’el BarTolomeu (Natanael filho de tolomeu).

Quando se começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê em baixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém. Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael.

Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

Este diálogo de Jesus com Natanael aponta para o fato de Deus haver planejado a Obra de salvação do homem, antes mesmo de tudo se concretizar. 

Pela sua Graça, Deus determinou a salvação do homem mesmo diante do seu desprezo inicial.

• As Palavras de Jesus a respeito dos segredos da vida de Natanael, foram as revelações que transformaram seu coração e o fizeram cair aos pés do Senhor, declarando: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei d’Israel”.

A partir daí Natanael passou a seguir ao Senhor Jesus, vislumbrando a cada dia as maravilhas da eternidade, ao ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, operando em favor dos que hão de herdar a vida eterna.

***

O CORAÇÃO SEM AMOR SÓ SE EXALTA

O CORAÇÃO SEM AMOR SÓ SE EXALTA

Henry Drummond, grande pregador inglês, disse: "Depois de ter andado pelo mundo inteiro fazendo suas belas obras, o amor se esconde, até de si mesmo."

O coração humano anseia por reconhecimento. Não deseja que permaneçam ocultas as suas boas ações - e é aí que muitos caem na armadilha de Satanás!

Depois que Deus efetua em nós "o realizar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13), o tentador aparece e nos leva a vangloriar-nos das maravilhosas coisas que fizemos.

Qual é a solução? Nunca pare para vangloriar-se. Fixe a mente em Jesus e continue a permitir que Deus efetue Sua boa vontade através de você.


Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35. 

Algumas pessoas, hoje, tentam fazer-se passar por cristãs, mas falta-lhes o amor fraternal que, segundo
Jesus, caracterizaria Seus seguidores.

Os cristãos primitivos viveram numa época em que a prática do cristianismo podia significar o martírio, mas ainda assim demonstravam o seu amor fraternal, arriscando a vida para ajudar seus irmãos perseguidos; em alguns casos, obtinham inclusive a relutante admiração dos perseguidores.

Tertuliano, um escritor cristão do segundo e terceiro séculos, citou a declaração de um oficial pagão desta maneira: "Veja como esses cristãos se amam uns aos outros."

O amor fraternal não é um manto que se "veste" para convencer os incrédulos, mas uma qualidade que brota naturalmente de um coração amorável.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

QUEM É O TEU PRÓXIMO?



QUEM É O TEU PRÓXIMO?


Lucas: A parábola do bom samaritano

25.E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26.E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27.E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28.E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29.Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

Um doutor da lei farisaíca, cara inteligente, estudado na lei de Moisés, faz uma pergunta aparentemente simplória a Jesus sobre quem seria seu próximo

Primeiro ele chega até Jesus e pergunta sobre vida eterna. Na realidade ele nem queria saber nada de vida eterna, sua intenção era confrontar Jesus.

Nem mudar de vida este rapaz queria, sua intenção era penas tentar provocar Jesus em questões teológicas, nem queria aprender nada na prática

Jesus responde com doçura e sensatez. 

Jesus usa de mansidão, tudo para fazer o cara refletir, sem ele querer, mais sua pergunta simples trouxe uma grande revelação do seu caráter

A pergunta do fariseu deu origem a um dos maiores ensinamentos de todos os tempos

Quem é o teu PRÓXIMO?

Você sabe quem é o teu próximo? Você sabe quem é a pessoa mais próxima de você?

O Fariseu, doutor da lei, até entendeu a mensagem de Jesus, não sabemos se ele praticou, mas a verdade é que Jesus expôs sua motivação, e se ele quissesse realmente amar, deveria aprender de novo 

Vou dar uma dica: A pessoa mas próxima de você é aquela que acorda com você, trabalha com você, almoça com você, volta a trabalhar contigo, fica á tarde toda junto contigo e ainda via dormir com você até o dia seguinte efaz tudo de novo a mesma rotina

Você é a pessoa mais próxima de você. E se você não gostar de você mesmo está com sérios problemas, será muito difícil gostar de alguém

O desafio maior de muita gente é se aceitar, gostar de si mesmo, isto é ter auto estima elevada de si mesmo, é sentir-se vivo, alegre, transparente, autêntico

Deus quer relacionar com aquela pessoa que a gente é quando não tem ninguém por perto, quando estamos sozinhos.

 Esse é o nosso verdadeiro eu. Perto dos outros a gente coloca máscaras, dependendo as pessoas que conhecemos vamos usando máscaras de acordo com a situação. 

Aquele doutor da lei que fez a pergunta simples a Jesus, tinha posto a mascara da HIPOCRISIA, aparenteva ser alguém que não era, cheio de conhecimento teológico que não servia pra nada

E quando a gente entende quem somos, pessoas únicas no universo, criaturas de Deus, filhos de Deus agora convertidos pelo evangelho, filhos do Senhor do mundo, o criador de todas as coisas, entendemos um pouco mais de nós mesmos

Quando descobrimos que somos filhos de Deus a nossa auto estima deveria ficar em alta, cabeça erguida, se aceitando como somos, amando a nossa exclusividade, nós somos pessoas únicas

Não dá para se comparar com ninguém, basta a gente se amar do jeito que é e pronto. 

Quando a gente não se ama, nem se aceita, também não temos condições nenhuma de amar a Deus. 

Vamos questionar a Deus: Por quê sou assim?, Por que sou assado? Por que nasci assim? Por quê sou feio, egoísta, esquisito, complexado, chato, azarado, metido, orgulhoso, arrogante, excluído, desprezado, pobre, infeliz.

Bem assim, parece que tudo acontece conosco da pior forma. 

É difícil amar a Deus assim. Tudo vem de dentro para fora, é preciso se amar primeiro

Os problemas e as soluções estão todas dentro de nós, expressamos isso exteriromente pelas nossas emoções

Quem é o teu PRÓXIMO?

Muitos acham que são nossos pais, esposas, filhos, ou até mesmo a pessoa que vai aparecer na nossa frente, achamos que será o próximo que precisa ser amado

Impossível amar o pai, o marido, a esposa, os filhos, o vozinho, o colega de trabalho, sem antes amar a si mesmo

Amar a si próprio é um aprendizado contínuo, senão deselvolvermos amor sincero para conosco não conseguiremos amar ninguém

Amar a nós mesmo, cuidar bem de nós mesmos, isso não é egoísmo, é amor de verdade. 

Egoísmo é centralizar tudo favorecendo a nós mesmos, como se tudo girasse ao nosso redor, é olhar só para nosso umbigo

Como vai a tua vida com você mesmo? Como vai a tua vida com Deus? Como vai a tua vida com os outros?

Se conseguir responder que vai tudo bem nestas 3 áreas você é a pessoa mais feliz do mundo

Deus não instituiu uma prioridade exclusiva com o novo mandamento: "Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo"

Lucas 10:27-28: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás

Deus em primeiro lugar, o próximo em segundo e você por último. Não é bem assim, mas tudo deve estar em harmonia nas áreas que precisamos amar.

Somos nós que precisamos mudar. Deus é imutável, Ele não muda, quem tem que mudar somos nós - de dentro para fora

Temos que amar e mudar as coisas que precisam mais

O escriba queria saber quem era o próxima pessoa que ele deveria amar. 

Jesus cria imediatamente uma parábola onde apareceu um samaritano bondoso para explicar o tipo de amor que ele precisava ter e depois que ele entendesse, deveria fazer o mesmo que o bom samaritano fez. 

VEJA A SEQUENCIA DA CONVERSA: LUCAS 10:30 - 37: 


E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Jesus disse a ele em poucas palavras: "Faça o mesmo que o bom samaritano fez e terá a vida eterna" 

E o que o bom samaritano fez? Ele simplesmente amou de verdade, sem limites, de todas as formas, tudo para salvar uma vida

E os saltiadores da parábola? Qual era a filosofia da vida deles? Que tipo de amor eles tinham? 

E o sacerdote e o levita da parábola, qual era o estilo de vida deles? Que tipo de amor eles tinham?

A filosofia dos salteadores era a seguinte, até hoje é assim - O que é nosso é nosso, o que é dos outros também é nosso - ou seja - um salteador quando olha para a vítima ele diz: O que é meu é meu e o que é teu é meu também, dá tudo aí, e se reagir vai morrer, vai apanhar, vai sofrer, sem piedade

A filosofia dos levitas e sacerdotes (religiosos -os que se escondem atrás de uma religião) até hoje também é assim: O que é meu é meu, o que é seu é seu, eu não vou me envolver não estou nem aí para seu problema, o problema é seu, cuide você mesmo, eu vou cuidar dos meus, se vira...

A filosofia de vida do bom samaritano, foi aquela que Jesus elogiou muito e usou como exemplo perfeito de amor ao próximo, quando esteve diante da vítima, ele ragiu assim: O que é meu é meu, porém, pode ser seu também.

Ele compartilhou o que tinha de melhor com o outro, aquele necessitado na urgencia. 

Ele se doou por inteiro. Repartiu os recursos que tinha, doou seu tempo. 

O samaritano foi além das aparencias, ele transcendeu, amou de verdade em todos os sentidos, transbordou - curou a vítima, pegou no colo, transportou, pagou pelo conforto e voltou depois para ver como estava a vítima

A vítima sofreu um assalto, sofreu pela maldade e falta de amor dos salteadores, pela insensibilidade dos religiosos, pela falta de piedade, compaixão, justiça e misericórdia de ambas as partes

Mas, a vítima encontrou pelo caminho alguém que tinha tudo isso de sobra. 

Com certeza, este bom samaritano era alguém com condições de amar a si mesmo, debe mcom a vida, disposto a amar a Deus e ao próximo. Era alguém habilitado para cumprir o Novo Mandamento

Quando a gente cumpre na prática o Novo Mandamento a gente se equilibra. E como é difícil se manter equilibrado hoje em dia

Nossa maior dificuldade é manter a capacidade de se manter equilibrado. O BOM SAMARITANO era um cara bem equilibrado.

O NOVO MANDAMENTO serve para isso, para nos manter equilibrados sempre.

Amar a Deus facilita nosso equilibrio espiritual, vai melhorar a nossa área espiritual. Amar ao próximo vai facilitar o nosso equilibrio emocional, vai melhorar a nossa área emocional. Amar a si mesmo promove o equilibrio físico, vamos cuidar melhor de nós mesmo, da saúde, da auto estima, das a´reas que nos mantém bem dispostos

Tudo isso tem que estar em harmonia/sintonia perfeita o tempo todo. 

Não adianta investir tempo só numa área, vamos ter problemas nas outras.

Quer ter saúde física e emocional invista em você, cuide da sua saúde, e invista em bons relacionamentos com todo mundo, esta é a receita para ser feliz. 

Saúde emocional, física e espiritual deve incluir todas as facetas do nosso SER

Por isso, REPITO - Emocionalmente, espiritualmente e fisicamente - TEM QUE HAVER HARMONIA. Tudo deve estar ajustado perfeitamente: CORPO,ALMA & ESPÍRITO

O BOM SAMARITANO  é exemplo de homem do AMOR em ação, em todos os sentidos

Ele amava a si mesmo, estava de bem com a vida, tinha boas relações com todo mundo, fazia o possível para ser boa pessoa, era prestativo, não se limitava a fazer as coisas só por obrigação, suas ações excedia em tudo em pura sinceridade, honestidade, justiça, retidão, compaixão, piedade

Quando nós chegarmos diante de Deus para prestação de contas, Ele não vai perguntar a nós quanto conhecimento tivemos da Sua palavra, quantos cultos participamos, quantas orações fizemos, mas sim, vai perguntar o quanto AMAMOS

Não é o que sabemos que conta, é o que praticamos que vai ter recompensas, é os bons frutos

Nosso amor não pode ter limites. O amor é uma ação em prol dos outros. O AMOR e o cuidado consigo mesmo, e com os outros não pode ter limites

Quantas pessoas estão a beira do caminho precisando do amor? É só olhar dos lados, muitos estão precisando de bons samaritanos

Se a gente não se amar, vamos nos fechar no nosso mundinho pessoal, fechamos os olhos para as oportunidades de amar, e não veremos ninguém para ajudar. 

Mas, se a gente se encher de Jesus, que representa o BOM SAMARITANO, faremos grandes coisas em pról dos outros, e muitos virão atrás de nós com suas necessidades

Temos que fazer de tudo para salvar uma vida - Este é o lema do bom samaritano, AMAR EM TODAS AS DIREÇÕES, descubra em tempo quem é o TEU PRÓXIMO?


***

CONSTRUINDO A CASA SOBRE A ROCHA

CONSTRUINDO A CASA SOBRE A ROCHA

Mateus 7:24

Quem ouve as palavras de Deus e as pratica esta edificando a sua casa na rocha

O cristão prudente constrói sua casa na rocha. O cristão insensato constrói sua casa na areia.

Há um grupo de homens e mulheres que ouvem a mensagem.Uns fazem a vontade de Deus, outros não

Um cristão pode até se comportar bem, mas, pode também servir a Deus por obrigação, por cargo, no esforço hamano, isto é construir a casa na areia com falsa religiosidade

Muitos vão a igreja porque o pastor prega bem, é legal. Outros porque sua mãe, seu pai também participam. Estar na igreja porque a doutrina convenceu, os irmãos são amigáveis, o templo é confortável, isso é construir na areia

Quando o cristão vai à igreja porque é apaixonado por Jesus, quer ser um discípulo fiel, quer andar com Jesus a semana toda, pode acontecer tribulação, aflição problemas, ele fica firme na fé, isto é construir a casa na rocha

A fé te mque estar centralizada em Cristo. Tem que ficar edificado na rocha diariamente

Ir na igreja é um grande incentivo para renovar as forças, sealimentar da Palavra, adorar a Deus por gratidão, isto é crescer espiritualmente

Caminhar na fé é combater as tentações. Ser tentado é normal, todos nós somos tentados, só não podemos acariciar a tentação.

Visualizar a tentação é uma coisa, decidir pecar é outra coisa. Somos tentados e nossos desejos determinam se queremos ou não aproveitar a tentação

Vale a pena cair em tentação?

Se quisermos ficar na vontade de Deus, vale a pena evitar a tentação, isto é resisitir ao diabo e ele fugirá de nós, isto é fugir da aparência do mal

quando estamso fazendo a vontade de Deus, obedecendo e confiando, estamso construindo nossa casa na rocha. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

Há beneficios duradouros para aqueles que fazem a vontade de Deus: fidelidade, dupla honra, livramentos, provisão, direção e proteção

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PERDIDO DENTRO DA RELIGIÃO

PERDIDO DENTRO DA RELIGIÃO

Marcos 10:17:31 - Este texto é precioso, um homem, aparentemente jovem, chega até Jesus com um conflito interno, ele desejava ser salvo

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:17,18)


Este homem não tinha certeza da salvação, mas era alguém que conhecia os mandamentos de Deus

É possível alguém estar na religião e se sentir assim, perdido, sem a certeza da salvação? Infelizmente é possivel!

Este jovem não se sentia bem consigo mesmo. Ele não sabia o que fazer, e sobre regras religiosas parecia que não estava tudo bem, estava perdido nos detalhes.

Este jovem certamente fazia parte do grupo dos fariseus religiosos, pelas palavras que disse, dava-se a impressão que praticava as leis, possivelmente fora ensinado desde criança, era alguém religioso ao extremo

Condicionado a decorar o livro da lei (O Pentateuco), incentivado a ler, meditar, criado nas doutrinas farisaicas, tinha ele os seus mestres, professores, rabinos...

Hoje, tem muitas doutrinas, leis e regras dentro de algumas religiões, que se prendem aos detalhes, alguns até dizem que, se a pessoa não seguir as regras Deus vai pesar a mão, como dizem, são ensinos farisaícos, religiosos, isto pode, isto não pode, colocando um jugo pesado nas pessoas

Então as pessoas temem, acham que, se sairem da linha religiosa, Deus vai castigar, vão perder a salvação, isto é um peso na consciência

Este jovem chega até Jesus com este temor - Estava perdido, precisava ter a segurança da salvação, queria tanto ir para a vida eterna, então ele faz a pergunta bem simples a Jesus:

- Mestre, o que farei para herdar a vida eterna?

Ele se prosta aos pés de Jesus e faz esta pergunta pertinente

Nos versículos anteriore, Jesus chega na aldeia, e esse jovem observa suas ações

E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.
E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? (Marcos 10:1,2)

Primeiro os fariseus mais velhos sempre faziam muitas perguntas a Jesus para tentá-lo. Os mais experientes, eram bem ousados, trazem questãos teológicas, tentando intimidar o mestre

Acho que Jesus já avisava os discípulos, se quando alguém chegasse perto, se fosse fariseu, ele aconselhava, para que todos tomassem cuidado ao responderem perguntas, ou seja, Jesus deveria ter dito, deixa que eu respondo

Perguntas complicadas era com os fariseus. Todo momento queriam pegar Jesus numa questão teológica. 

Os fariseus queriam saber se era pecado ou não era, apedrejava ou não apedrejava, paga ou não paga tributo, faz ou não faz, tudo na intenção de contradizer as palavras de Jesus

A igreja de hoje também está cheia de fariseus, que ficam nos detalhes da vida dos outros, tentando saber se pode ou não pode, é pecado ou não é, tá certo ou tá errado o comportamento de certas pessoas, é bem assim...

Bom, se a pessoa se enche de Deus, se enche do Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus vai nos informar na consciência do que pode ou não pode, o que convém ou o que não convém fazer

O coração em Cristo nos dá discernimento espiritual do que é pecado, a gente não precisa perguntar a nenhum líder, basta ter o Espírito Santo dentro de nós

O jovem rico que se encontrou com Jesus estava perdido na religião, preso aos detalhes. 

Tem igrejas que uma coisa é pecado e na outra não é considerado pecado. 

E agora quem está certo?

Depende a doutrina de uma religião, as pessoas ficam confusas. Pode ou não pode? Eis a questão!

Tem pessoas que até são excomungadas de algumas comunidades religiosas por causa de regras

O jovem rico se achava bom. O fariseu é assim, só conhece a letra, a regra, e acusa os pecadores

A pessoa fica presa ao sistema religioso, querendo ser perfeita o tempo todo e mesmo assim, não tem a certeza da salvação

Eis algumas questões dificeis: É pecado jogar futebol? É pecado usar calça cumprida? É pecado ir a praia? É pecado ouvir música do mundo? É pecado assistir televisão, usar bonè, usar batom, brinco, fazer tatuagens, usar saias, etc e tal

Um cristão sadio não deveria ficar preso aos detalhes, porque ele corre o risco de se sentir perdido dentro de uma religião

Os fariseus faziam muitas perguntas a Jesus e ele nem dava moral, ele respondia com outras perguntas e deixava todo mundo refletir

O jovem observava Jesus e chegando perto, se aproximou e também soltou uma pergunta sobre vida eterna

Ele viu uma imagem diferente em Jesus, um homem bonzinho, fazendo a vontade de Deus, como profeta, abraçando crianças, junto a pecadores, silenciando a voz dos fariseus mais velhos

Este jovem não perdeu a chance: "Mestre o que mais faço para herdar a vida eterna?"

Por que me chama de bom, disse Jesus. Até o mestre ficou lisonjeado, ele não se achava bom, Fariseus pensavam que Jesus era bom demai.

O pensamento religioso imagina que a gente também pode ser bom seguindo a religião

O fariseu se achava melhor do que todo mundo, porque cumpria a risca todo ritual religioso, pelo menos passava uma imagem que cumpria a lei da Moisés ao pé da letra

Fariseus e publicanos faziam orações diferentes, um se achava bom demais o outro se achava um zé ninguém, pecador imprestável

As orações dos fariseus não agradavam a Deus, porque eles não reconheciam que eram miseráveis, dependentes da graça e misericórida de Deus, igual aos pecadores comuns, já com os publicanos eles se sentiam inuteis, agradavam a Deus pela sinceridade

Jesus conhece nosso coração enganoso, de fato, não tem ninguém bom, a gente precisa melhorar sempre

"Bom é meu pai que estás no ceú" - disse Jesus. Ele deu uma ducha de água fria no jovem, para ele perceber que ninguém é bom

Jesus queria dizer ao jovem, que Deus é bom o tempo todo, ele é Santo e nós somos sujos, sujeitos a pecar todo tempo, errar, cometer deslizes, somos frágeis e carnais por natureza

Jesus para dar exemplo nem ele se considerava bom, enquanto estava num corpo mortal. 

Por isso nas igrejas jamais devemos nos considerar bons, melhores do que os outros, melhor do que quem está lá fora no pecado

Estamos na igreja para sermos melhores para poder ajudar os outros. É para levar a salvação aos outros, para ser exemplo em atitutes, para fazerem outros felizes, para servir a Deus e nos tornarmos cada vez mais melhores

Jesus pergunta ao jovem: "Você sabe os mandamentos?"

É claro que sim, responde o jovem, desde minha mocidade, eu já venho tendo conhecimento de tudo. 

Pelo menos a teoria este jovem tinha, mas não era suficiente, ele sabia de cor e saltiado tudo que tinha que fazer. Só queria saber se fazendo algo mais, seria salvo

No versiculo 21 diz que Jesus o amou e disse: "Só uma coisa lhe falta"

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
(Marcos 10:21,22)

Jesus olha bem nos olhos do rapaz em conflito, com seus dilemas, desespero, querendo a vida eterna e o ama pra valer

Jesus o ama e faz um desafio: "Só uma coisa esta lhe faltando"

O jovem acha que está bem, já que Jesus disse, só uma coisa, então o cara achou que estava muito bem mesmo

Só que Jesus vai fundo na emoção do cara: "Esta coisa que lhe falta é compartilhar tudo o que você tem, ou seja, pegue seu dinheiro, seus pertences, seu recurso, seu tempo, suas habilidades, talentos e compartilhe tudo com os outros e será feliz, vai caminhar no foco da salvação

Jesus quase que disse em outras palavras: "desapegue do seu dinheiro, abandone as coisas materiais, vem e me segue"

Não era uma proposta para o rapaz ficar pobre ecomeçar tudo do zero, mas era, simplesmente compartilhar com os outros tudo que tinha de bom

O que faltava era seguir Jesus de verdade, largar de ficar perdido dentro da religião, encontrar o caminho reto, negar as riquezas, matar o ego, deixar de ser religioso, e seguir com fé e coragem a proposta de Jesus

Era simplesmente uma proposta radical de amar pra valer a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo

O jovem pensativo, só observou as palavras de Jesus e refletiu: "Repartir o que eu tenho, dar o que eu ganhei, distribuir as minhas riquezas e posses, dividir com os outros!"

O jovem não conseguiu tomar uma decisão baseada na proposta de Jesus. 

Para ele foi um golpe duro no coração. Não quis tomar uma decisão de deixar de ser religioso, ele se achava tão bom, tinha riquezas, mas não quis andar com Jesus no coração, preferiu ficar com as riquezas do que a salvação

Riquezas ou salvação?

Esta decisão também cabe a mim e a você. O que nós queremos saber de Jesus?

O que nos impede de andar no caminho da salvação?

Pode ser algo que apegamos: Posses, filhos, bens materiais, títulos, carro, trabalho, ídolos, empresa, hobbies

Quais são as nossas prioridades?

Podemos viver apegados em nossas riquezas ou servindo Jesus em todo tempo. 

A escolha é nossa.

O jovem ficou no dilema, escolheu ficar com as riquezas deste mundo passageiro e perdeu a salvação eterna

Jesus quer a gente O seguindo de coração e não por obrigação religiosa. 

Só seremos perfeitos com Jesus no coração
    
O que se prega por aí, hoje nas igrejas em geral, são vantagens para seguir Jesus: "Carro, casas, empresas, vida próspera, honras, títulos, méritos"

Não se fala em perder, só se fala em ganhar. Jesus disse que quem quisesse salvar a sua vida, deveria perdê-la, deveria negar a si mesmo e renunciar todas as suas vontades

Amar a Jesus, segui-lo, é caminho estreito a ponto de perder a nossa vida e ganhar uma nova vida abundante com Cristo

Isto o jovem rico não conseguiu, a prioridade do seu coração era outra, ele só tinha a teoria religiosa, faltava a prática

O jovem rico tomou uma triste decisão - não quis seguir Jesus e o vazio do coração ficou lá...Jesus não ficou no coração dele

É possível decorar a Bíblia Sagrada e não andar com Jesus? Sim, é possível!

É possível estar dentro da igreja e não andar com Jesus? Sim, é possível!

Os discipulos ficaram confusos com as palavras de Jesus - ainda estavam aprendendo

No versiculo 24 Jesus disse que os que confiam nas riquezas (apego) não vão entrar na vida eterna 

E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
(Marcos 10:24)

Os discípulos pareciam que queriam ficar ricos também, terem cargos, posições de liderança junto com Jesus

Se é assim, quem poderá ser salvo? Esta é a pergunta dos discipulos!

Andavam com Jesus e ainda não conheciam o mestre de verdade

No versiculo 28 Pedro fala que já fez a sua parte, disse que deixou tudo para seguir o mestre junto com os outros discipulos, pensou em recompensas, se justificando, tipo assim: "qual é o salário? qual é a recompensa?

E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho  (Marcos 10:28,29)

No versículo 29 Jesus explica o chamado deles: Deixem tudo por amor a mim e ganhem mais vidas, percam a vida de vocês, mas ganhem mais vidas para o reino de Deus, percam suas vidas, saiam de perto de suas famílias e depois ganhem uma família enorme, aumentem a família cristã

Quando você segue Jesus de verdade, os familiares podem até ficar contra você, mas através de você Jesus salva mais famílias, inclusive, até debaixo de forte perseguição familiar por causa de sua crença, mas os salvos vão formando uma nova família em Cristo

Não viva para impressionar os outros dentro da religião, não queira mostrar serviço só para os outros verem, não viva de aparências religiosas, esquece as motivações que tentam reconhecimento, assim voce correrá o risco de se perder dentro da religião

O negócio de assegurar a nossa salvação é seguir Jesus em qualquer lugar, crer e acreditar, continuar crendo e seguindo seus passos, entregar nossa vida a ele por completo, negar a si mesmo, tomar a nossa cruz e perder a nossa vida para ganhar a dele, isto é um processo que nos leva  diariamente a vida eterna


***



terça-feira, 8 de novembro de 2016

O URIM E O TUMIM


O que é Urim e TumimO Urim e Tumim, tem sido tema que há despertado certa curiosidade dos estudiosos da Bíblia. É de grande valia dizer que; aceitação geral quanto a interpretação do assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste assunto.

Urim e tumim é o nome dado a um processo e adivinhação utilizado pelos antigos israelitas
para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento

É uma expressão proveniente do hebraico, e significa luzes e perfeições.

De acordo com a visão judaica, Urim e tumim remontam o Sumo Sacerdote de Israel. Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas  no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa, então fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. 

Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote. O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "As luzes" e "As perfeições. 

A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim, e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.

Como se tratava de certo objeto, ou de mais um objeto. Porém não existe uma clara definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e também  a substancia do Urim e do Tumim, realmente não sabemos, são desconhecidas.  Talvez fossem dados, ou até bastões, que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse legado pertencia a então tribo de Levi.

Pelos textos apresentados na Bíblia com relação ao uso do Urim –Tumim, percebe-se que eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras, já que estavam no peitoral dos sacerdotes. Mas o que nos chama atenção era o uso que se fazia do Urim –Tumim.
         A vontade de Deus era conhecida, tirando-se ‘sortes’, alguns sugerem que poderia ser uma única pedra com duas faces, que tinham gravadas as palavras Urim e Tumim, uma palavra em cada lado.

        Se observarmos no livro de Números (Nm 27.21) diz: “Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha”(NVI). 

A versão revista e corrigida traz: “e se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor, conforme o seu dito, entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação”.(RC).

        Aí está o uso do Urim –Tumim, servia de consulta pelos sacerdotes, para saber qual a vontade de Deus, obter direção, orientação divina para determinadas questões que envolvia o povo de Deus.

        Outra referência curiosa é quando o Rei Saúl fez uso do Urim – Tumim( de forma indevida), I Samuel 28.6 “ 

Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas”. Então o Rei Saúl foi a procura da feiticeira, pitoniza de En-Dor.

Segundo estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por mei do Urim – Tumim, já nos tempos de Ésdras e Neemias, ou seja, depois do rei Davi, já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento. (Ed 2.63; Ne 7.65).

        Existem outras passagens na Bíblia, quanto ao uso de se lançar sortes, porém não obrigatoriamente ao uso do Urim – Tumim. Por exemplo, podemos recorrer ao episódio do profeta Menor Jonas (Jonas 1.7).

        É sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram colocados num vasilhame e quando tirado, assim sabia-se em quem caiu a sorte, para culpa ou não.

        A última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de Judas, em Atos 1.26. mas o texto não alude ao uso do Urim – Tumim.

        Há quem ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para deliberar a respeito de julgar a Cristo, mas a verdade é que o sumo sacerdote profetizou, algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim – Tumim, é apenas especulação. (Jo 11. 49-51).

Em todo caso, a pratica do Urim – Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a vontade de Deus, em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.

***

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...