quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O GATO



O gato que parece crente e o crente que parece gato


Certo dia um gato andava pela região onde havia uma igreja. Ele foi se achegando e avaliando se ali haveria um lugar para ele, pois estava sem um lugar seguro para passar a noite. 

Como a porta da igreja estava aberta e ninguém que lhe oferecia perigo estava por ali, o gato entrou calmamente. Deu uma volta pelo ambiente, olhou em todas as direções e ficou por ali, pois gostou muito do local, o local era tranquilo e lhe parecia muito bom para passar a noite.

Aos poucos as pessoas iam entrando na igreja e logo muitos faziam carinho no gato, davam comida a ele, conversavam com ele, brincavam com ele. Logo o gato ficou amigo de todos e estava presente todos os dias naquela igreja. Não tinha uma reunião em que o gato não estava.

O tempo passou e já fazia alguns meses que o gato estava ali naquela igreja. Ele não saia dali. Estava sempre presente.

Um dia, o pastor da igreja, observando o gato dia após dia, resolveu compartilhar sobre ele em um dos cultos da igreja.

– Quantos já viram aquele gatinho bonitinho que sempre está aqui em nossa igreja?

Quase todos levantaram as mãos, pois o gatinho era tão bonitinho que fazia muito sucesso por ali. O pastor, então, continuou:

– Vocês acham que esse gato é um gato crente?

A igreja toda estranhou a pergunta, mas ficou em silêncio enquanto o pastor seguia com o sermão.

– Pois é, irmãos, faz alguns meses que esse gato está vindo aqui na igreja. Ele está em todas as reuniões que fazemos. Observando-o, percebi que ele até parece um gato crente. Mas será que esse gato é um gato dedicado a Deus?

A igreja sem entender nada permanecia em silêncio. O pastor continuou:

– Vejamos se esse gato é crente, pois ele está todos os dias na igreja, não é verdade?!:

– O gato tem uma vida de oração? Não!
– O gato lê a Bíblia diariamente? Não!
– O gato evangeliza as pessoas? Não!
– O gato jejua ao Senhor? Não!
– O gato contribui para a obra de Deus? Não!
– O gato é um intercessor? Não!

A igreja, então, em silêncio aguardava a conclusão do pastor.


– Pois é, irmãos, muitas vezes somos como esse gato. Estamos na igreja, frequentamos, até parece que somos crentes por estar em lugares que crentes estão, mas, de verdade, como o gato, não somos crentes dedicados ao Senhor. Somos apenas como gatos que parecem crentes.  

***

OOLÁ E OOLIBÁ - DUAS PROSTITUTAS EXPERIENTES



OOLÁ E OOLIBÁ - DUAS PROSTITUTAS EXPERIENTES
Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe. Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade. E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samaria é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.
(Ezequiel 23:1-4)
No livro de Ezequiel no capítulo 23 há julgamento de Deus para o seu povo
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E JERUSALÉM (1.1-24.27).
A segunda série de visões, a vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel (8.1-24.27).
l. A parábola das duas irmãs meretrizes (23.1-49).
Aqui neste capítulo veremos, nesses próximos 49 versículos, a parábola das duas irmãs meretrizes. Uma alegoria na qual Ezequiel apresenta Samaria e Jerusalém como duas irmãs meretrizes.
"Oolá" representava Samaria, a capital do Reino do Norte, enquanto "Oolibá" representava Jerusalém, capital do Reino do Sul (20.4).
Ao profeta de Deus veio a palavra do Senhor explicando que havia duas mulheres, filhas da mesma mãe, que se prostituiram no Egito, desde a sua mocidade.
Ezequiel descreve primeiro Oolá (vs. 4-10) e, depois, a sua irmã (vs. 11-35); ele, depois, resume a história delas e pronuncia a sentença de ambas (vs. 36-49).
Embora Ezequiel enfatizasse que cada pessoa e cada geração assumiria a responsabilidade pelos seus próprios pecados (18.1-32), ele também entendia a culpa como cumulativa e a punição como prorrogada.
Aqui os pecados pelos quais os dois reinos deveriam ser julgados haviam começado com a sua prostituição no Egito - 16.26; 20.4-9.
Oolá (vs. 4-10).
As irmãs eram as "esposas" do Senhor, isto é, tinham um relacionamento de aliança com ele e ambas enamoraram-se dos seus amantes.
Oolá enamorou-se dos assírios, os seus vizinhos, que se vestiam de azul, governadores e magistrados, mancebos cobiçáveis, cavaleiros montados a cavalo.
Alianças estrangeiras quebraram o juramento de Israel de fidelidade exclusiva ao Senhor tanto quanto a idolatria o fizera (vs. 5-10; 16.26-29; Oseias 8.9).
Sua prostituição não assegurou a admiração ou afeição dos amantes assírios - muito pelo contrário (23.9-10). A Assíria destruiu o Reino do Norte (2Rs 17.5-6).
Cometeu ela devassidões com eles, os assírios e contaminou-se com os ídolos de quem se enamorava. Também pudera, estava tão acostumada com os egípcios e suas prostituições. O resultado agora é que ela seria entregue nas mãos de seus amantes que descobririam a sua nudez e levariam os seus filhos, mas a ela matariam à espada.
Tornou-se, destarte, um provérbio entre as mulheres pois sobre ela foram executados os juízos de Deus.
Oolibá (vs. 11-35).
A sua irmã Oolibá, de quem se esperaria maior temor, praticou devassidões ainda maiores. Em vez de aprender com a experiência de Samaria, Jerusalém fez ainda pior.
Após a destruição do Reino do Norte, a Assíria foi a força política dominante em Judá durante o século seguinte (2Rs 15.29; 16.7-10; 17.3-6; 18-19; 2Cr 28.16-21; 30.6; 32.1-22; 33.11). Textos extra bíblicos também confirmam contatos com os reis da Assíria tanto por parte de Israel quanto de Judá.
Judá selou alianças contra a Assíria com a Babilónia (2Rs 20.12-18; 23. 29, 2Cr 33.11; Is 39.1). De vez em quando, a política a favor da Babilônia tornava-se contrária à Babilônia (23.7) e incluía aberturas em relação ao Egito (23.19-21).
Jerusalém que deveria ser fiel ao Senhor não resistiu aos encantos dos assírios, nem dos babilônios, nem dos egípcios e com eles todos se prostituiu. Era fraca a sua carne, vontade e desejos, por isso era abusada e se tornou devassa e totalmente alienada.
A descrição é tão forte que no verso 20, Ezequiel fala dos membros e dos fluxos de seus amantes, como que fazendo uma alusão à bestialidade, uma ofensa capital em Israel (veja Ex 22.19).
No entanto, ela era viciada na luxuria desde a sua mocidade quando esteve no Egito que lhe fazia carícias que ela tanto gostava. Por isso, o Senhor Deus contra ela suscitaria os seus amantes com as quais sua alma se alienara e os traria de todos os lados, de Pecode, Soa, Coa.
Lugares identificados corno tribos arameias que ocupavam áreas a leste do rio Tigre. Tribos com nomes aproximadamente semelhantes a esses são conhecidas nessa região a partir de inscrições assírias e babilônias.
E eles viriam contra ela com armas, carros e carroças e com ajuntamento de povos prontos a executarem nela os seus juízos que eram da parte de Deus.
Deus estaria contra ela, por isso viriam contudo contra Jerusalém e tomariam os seus filhos e filhas e depois poriam fogo que queimariam os seus vestidos e tomariam as suas joias de adorno e assim, o Senhor faria cessar toda a sua luxuria e a sua prostituição trazida desde a sua mocidade, trazida dos tempos do Egito, de modo que seria realmente forte a ponto de fazê-la esquecer de tudo isso do passado.
Eles, os seus amantes, iriam fazer tudo isso com ela com grande zelo e ódio, levando todo o fruto do trabalho dela e deixando-a nua e despida, descoberta e exposta a vergonha da sua prostituição. Tudo isso aconteceria porque ela se prostituiu após as nações e se contaminou com os seus ídolos – vs. 30.
Dos versos 31 ao 34, uma exposição do cálice da ira do Senhor contra ela que andou no caminho das prostituições de sua irmã. Ela iria beber o cálice da irmã que tinha as seguintes e interessantes características:
· Era fundo e largo.
· Serviria de riso e escárnio, pois que era muito grande.
· Provocaria embriaguez, mas também tristeza por causa da dor decorrente.
· Seria sorvido com espanto e assolação.
· Até a última gota seria bebido e esgotado.
· Roeria os seus cascos e rasgarias os seus próprios peitos.
O copo ou a taça se refere a uma metáfora comum na Bíblia, algumas vezes simbólica das bênçãos de Deus (SI 16.5; 23.5; 116.13; 1Co 10.16), e outras vezes da sua fúria e ira (75.7-8; Is 51.17-20; Jr 25.12-29; 49.12; 51.7; Lm 4.21; Hc 2.16; Zc 12.2; Ap 14.9-11).
O cálice da ira de Deus era o cálice a respeito do qual Jesus orou no jardim do Getsêmani (Mt 26.39,42) e foi o foco principal no relato de João sobre a crucificação (Jo 18.11; 19.28-30).
Tudo aconteceria porque o Senhor falou! Se tivessem prestado atenção, teriam sidos poupados dessas desgraças. Porque se esqueceram dele, do Senhor e o lançaram para trás, também agora carregariam a sua própria luxuria e as suas próprias devassidões. Isso nos remete a Romanos 1 quando o Senhor resolve entregar cada um a si mesmo por causa da rejeição dele.
Resumo da história de Oolá e Oolibá – Pronunciamento da Sentença de ambas (vs. 36-49).
No verso 36, uma pergunta retórica a Ezequiel que haveria de julgar Oolá e Oolibá por causa de suas abominações.
Elas tinham se adulterado e sangue se achava em suas mãos. Com seus ídolos adulteraram e até seus filhos, que do Senhor tinham sido gerados, foram oferecidos em holocausto para serem consumidos – vs. 37.
Também contaminaram o seu santuário e profanaram os seus sábados,
no meio do dia, a plena luz do dia, sem demonstrarem nenhuma reverencia ou temor a Deus. As descrições de suas abominações continua a ser citada, até o verso 45 de Ezequiel 23.
O Senhor diz então que faria subir contra ela uma hoste e entregá-la-ia ao tumulto e ao sangue. Essa hoste haveria de apedrejá-la, matá-la à espada, trucidar os seus filhos e filhas e queimar as suas casas ao fogo.
Somente assim, entendia Deus que faria cessar da terra a lascívia e provocaria nas outras mulheres um temor e uma reverência que as afastaria de toda lascívia.
Ela receberia a devida paga de seu procedimento lascivo e levaria os pecados dos seus ídolos. Somente assim, infelizmente, poderiam saber que Deus é o Senhor.
***

NEM TODOS OUVIRÃO E ENTENDERÃO O EVANGELHO


NEM TODOS OUVIRÃO E ENTENDERÃO O EVANGELHO
Somente CRERÃO no EVANGELHO os que DEUS quiser que CREIAM, muitos são chamados , poucos serão os escolhidos
Isaías aproximadamente 700 anos antes de Cristo, profetizou o endurecimento do coração de seu próprio povo, os judeus, e depois que anunciado o EVANGELHO por Jesus e os Apóstolos para as outras nações, esta profecia iria encontrar o coração de muita GENTE até os dias de hoje
Então Deus disse ao profeta ISAÍAS: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado (Isaías 6.9, 10).
O Apóstolo Paulo 60 anos depois de Cristo disse a mesma coisa, em ATOS 28: 26 -28 diz assim: Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam,Nem com os ouvidos ouçam,Nem do coração entendam,E se convertam,E eu os cure. Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
Quem nos salva é Jesus: (João 6:47); como também é Ele quem nos liberta da escravidão do pecado: (João 8:36). Portanto, é JESUS quem faz tudo; até mesmo a fé para crermos n’Ele, a fé pela qual somos salvos, também vem de Deus: (Efésios 2:8).
Alguns porem ainda não creem nisto e Jesus falou sobre isto, veja: (MATEUS 13: 13-15
POR ISSO LHES FALO POR PARÁBOLAS; PORQUE ELES, VENDO, NÃO VÊEM; E, OUVINDO, NÃO OUVEM NEM COMPREENDEM. E NELES SE CUMPRE A PROFECIA DE ISAÍAS, QUE DIZ: OUVINDO, OUVIREIS, MAS NÃO COMPREENDEREIS, E, VENDO, VEREIS, MAS NÃO PERCEBEREIS. PORQUE O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, E OUVIRAM DE MAU GRADO COM SEUS OUVIDOS, E FECHARAM SEUS OLHOS; PARA QUE NÃO VEJAM COM OS OLHOS, E OUÇAM COM OS OUVIDOS, E COMPREENDAM COM O CORAÇÃO, E SE CONVERTAM, E EU OS CURE.
Em: (Atos 28:17-27) a qual está citado acima deste texto uma parte, Paulo também repetiu isso que Deus havia falado à Isaías, porque ao chegar em Roma, Paulo reuniu os judeus de lá e lhes pregou a salvação pela fé em JESUS CRISTO, porem alguns não creram e Paulo lhes disse:
ATOS 28: 25 - E, COMO FICARAM ENTRE SI DISCORDES, DESPEDIRAM-SE, DIZENDO PAULO ESTA PALAVRA: BEM FALOU O ESPÍRITO SANTO A NOSSOS PAIS PELO PROFETA ISAÍAS, 26 DIZENDO: VAI A ESTE POVO, E DIZE: DE OUVIDO OUVIREIS, E DE MANEIRA NENHUMA ENTENDEREIS; E, VENDO VEREIS, E DE MANEIRA NENHUMA PERCEBEREIS. 27 PORQUANTO O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, E COM OS OUVIDOS OUVIRAM PESADAMENTE, E FECHARAM OS OLHOS, PARA QUE NUNCA COM OS OLHOS VEJAM, NEM COM OS OUVIDOS OUÇAM, NEM DO CORAÇÃO ENTENDAM, E SE CONVERTAM, E EU OS CURE.
Isto que Jesus e o apóstolo Paulo citaram, aconteceu quando Isaías viu a glória de Deus e se assustou, pois Isaías era um pecador como todos nós somos; mas Deus espiou os seus pecados com uma brasa viva tirada do seu altar; então Isaías foi enviado com essa ordem:
ISAÍAS 6: 9 -11 - ENTÃO DISSE ELE: VAI, E DIZE A ESTE POVO: OUVIS, DE FATO, E NÃO ENTENDEIS, E VEDES, EM VERDADE, MAS NÃO PERCEBEIS. ENGORDA O CORAÇÃO DESTE POVO, E FAZE-LHE PESADOS OS OUVIDOS, E FECHA-LHE OS OLHOS; PARA QUE ELE NÃO VEJA COM OS SEUS OLHOS, E NÃO OUÇA COM OS SEUS OUVIDOS, NEM ENTENDA COM O SEU CORAÇÃO, NEM SE CONVERTA E SEJA SARADO. ENTÃO DISSE EU: ATÉ QUANDO SENHOR? E RESPONDEU: ATÉ QUE SEJAM DESOLADAS AS CIDADES E FIQUEM SEM HABITANTES, E AS CASAS SEM MORADORES, E A TERRA SEJA DE TODO ASSOLADA.
A fé não é de todos, a conversão também, nem todo mundo vai seguir o EVANGELHO, a gente tem que fazer a nossa parte, ANUNCIAR aos 4 cantos da terra, pra todo mundo ouvir e se alguém decidir ACEITAR, se vai se converter de verdade, então o EVANGELHO será semeado em BOA TERRA, porque Deus não quer que ninguém se perca e encontre a SALVAÇÃO que só existe através de CRISTO JESUS
NEM TODOS ENTENDERÃO, NEM TODOS ACEITARÃO A MENSAGEM DA CRUZ, MAS, AS PROMESSAS SERÃO PARA OS BEM- AVENTURADOS, OS ESCOLHIDOS, AQUELES QUE TEM OUVIDOS E QUE OUÇAM
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3)
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
(Mateus 5:4)
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
(Mateus 5:5)
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; (Mateus 5:7)
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; (Mateus 5:8)
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; (Mateus 5:9)
E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.
(Lucas 7:23)
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. (Romanos 4:7)
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. (Romanos 4:8)
E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.
(Mateus 11:6)
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
(Lucas 6:21)
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; (Mateus 5:6)
OUÇA O ESPÍRITO SANTO, NÃO ENDUREÇA O CORAÇÃO E ACABE FICANDO CEGO PARA AS VERDADES DAS ESCRITURAS, A VERDADE LIBERTA, O ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO ESCRAVIZA
***

"FAÇA-SE LOUCO PARA SER SÁBIO"


"FAÇA-SE LOUCO PARA SER SÁBIO"
Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio.
(1 Corintios 3:18)
Quanto mais a humanidade confia na “sabedoria deste mundo”, mais padece! A mente humana, agindo livre e solta, faz de filhos e filhas de Deus verdadeiras marionetes sob seus barbantes.
Como a vida na matéria não é real, mas a mente humana leva a maioria a acreditar nessa ilusão, vez por outra encontramos revoltados contra Deus!
“Por que Deus não acaba com a fome na África ou em outra parte qualquer? Por que tanto sofrimento no mundo?” Perguntas que nutrem a idéia de que Deus estaria ausente, e permitindo aberrações, existem aos montes!
Há, inclusive, ensinamentos que “justificam” sofrimentos e dores, “explicando” que tudo faz o homem evoluir, crescer espiritualmente, etc. Uma lástima!
Este suposto “mundo material” é uma ILUSÃO! Não tem realidade! É simples “miragem”.
Em contrapartida, DEUS, a Perfeição, é TUDO!
Estas Verdades, se levadas a sério em reconhecimento, acabam com a ilusão, com os “sofrimentos” e com os supostos ensinamentos que lhes dão crédito, sob quaisquer circunstâncias!
“Mas que loucura!” — diz a mente humana!– “Dizer que este mundo é nada!!??
Por causa dessa análise “lógica”, fica a “loucura libertadora” jogada às traças, enquanto a “sábia” mente humana segue livre, apoiada pela lógica de sua “sanidade” para gerar mais e mais pesadelos ilusórios!
“Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso. (I Coríntios 3; 18, 21)
“Fazer-se louco” é desprezar todas as aparências “deste mundo”, enquanto nos redescobrimos sendo a magna expressão de Deus!
“Fazer-se louco” é desprezar o “tempo”, para repetirmos exatamente as falas de Jesus: “Aquele que me vê, vê o Pai”.
“Fazer-se louco” é fecharmos os olhos para a ILUSÃO, convictos de que MIRAGEM ALGUMA existe ou tem poder para disputar espaço com a Onipresença divina perfeita!
“Fazer-se louco” é receber, como “criancinhas”, a revelação de Jesus, “Naquele dia conhecereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós”, cientes de que este “dia”, aqui citado, é exatamente - HOJE!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A LETRA MATA, O ESPÍRITO VIVIFICA



A LETRA MATA, O ESPÍRITO VIVIFICA 

O povo de DEUS está sendo DESTRUÍDO porque lhes FALTA CONHECIMENTO - Oséias 4:6

O que quer dizer: "A Letra Mata, mas o Espírito Vivifica"

No seu contexto, esta linha de 2 Coríntios 3:6 expressa um contraste importante entre a impropriedade do sistema do Velho Testamento e a suficiência de Cristo para nos salvar do pecado. 

A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7,3). O "Espírito" representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3,4,6,8).

É uma trágica e triste ironia que alguns estejam arrancando este versículo de seu contexto e destorcendo seu significado. A letra que matava era a LEI farisaica, que matava muitos pecadores por apedrejamento, uma lei levada ao pé da letra, sem amor, sem misericordia, sem justiça

Algumas pessoas que não querem ler as escrituras gostam de rotular aquelas que estudam de fanáticos, bitolados, chegam a ponto de falar que vão ficar doidas, loucas e morrer de tanto lerem a biblia, de tanto terem conhecimento das Escrituras.

São pessoas tão ignorantes, tão orgulhosas ou tão cegas, que não admitem seus erros. 

Em vez disso, elas atiram este versículo na face daquele que está salientando a importância de obedecer Cristo e sugerem que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, "porque a letra mata, mas o Espírito vivifica". Que blasfêmia contra a palavra de Deus! 

No mesmo contexto de 2 Coríntios 3, Paulo enfatiza a importância da palavra revelada por Cristo. Ele destaca o valor da palavra de Deus (4:2), da verdade (4:2), do conhecimento da glória de Deus (4:6), da liberdade (3:17; veja João 8:32 para saber como encontramos esta liberdade), e de olhar no espelho que nos transforma (3:18; veja Tiago 1:23-25 para saber o que é este espelho). 

Há ainda mais uma triste ironia com este argumento, que não deveríamos estudar a Bíblia cuidadosamente porque "a letra mata".  

Em minha limitada experiência, as mesmas pessoas que mais freqüentemente usam 2 Coríntios 3:6 para fugir de suas responsabilidades de obedecer alguma instrução de Cristo.

Não temos nenhum direito para retornar à "letra" escrita em tábuas de pedra para fugir do ensinamento da nova aliança. O povo continua sendo destruidos pela falta de conhecimento das Escrituras e de uma má interpretação da mesma 

O BODE EXPIATÓRIO




O BODE EXPIATÓRIO
O que significa bode expiatório [na Bíblia]?
Este termo que vem da Bíblia é muito usado também em nosso país como um ditado popular.
No ditado popular, bode expiatório é alguém que leva a culpa por algo que, normalmente, não cometeu.
Ou é usado para alguém que é pego como exemplo numa situação onde várias pessoas participaram, mas somente uma é punida.
Mas e na Bíblia, o que significa bode expiatório?
No Antigo Testamento vemos Deus ordenando que uma vez ao ano o povo celebrasse uma espécie de ritual onde o sumo sacerdote deveria, numa cerimônia ritual, oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados de todo o povo de Israel. (O relato sobre essa cerimônia encontra-se em Levítico 16. 5-28).
Esse sacrifício promovia a expiação, ou seja, o perdão dos pecados do povo arrependido, que se dava mediante a oferta de uma vitima inocente que sofria a punição pelo pecado no lugar deles.
No Antigo Testamento alguns tipos de animais faziam esse papel.
Nessa cerimônia, dois bodes eram escolhidos para o ritual. Um deles era oferecido em sacrifício pelos pecados de todo o povo.
“Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas.” (Levitico 16. 16).
O outro bode era chamado de bode emissário e também ficou conhecido como bode expiatório.
Esse bode era solto no deserto e representava que os pecados de todo aquele povo estavam sendo enviados para longe, tinham sido esquecidos e perdoados por Deus.
“Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.”
(Levitico 16. 21-22).
Com certeza este bode, sozinho no deserto, morria de inanição, com fome e sede, e com ele todos os pecados do povo embutidos no coitado, também morriam junto
O bode emissário não mais vinha ao acampamento de Israel, e exigia-se que o homem, que o levara, lavasse com água a si e suas vestes, antes de voltar ao acampamento.
Toda esta cerimônia tinha por fim impressionar os israelitas com a santidade de Deus e o Seu horror ao pecado; e, demais, mostrar-lhes que não poderiam entrar em contato com o pecado sem se poluir.
Exigia-se que, enquanto a obra de expiação se efetuava, cada homem afligisse a alma. Todas as ocupações deviam ser postas de parte, e toda a congregação devia orar, jejuar e fazer um exame intimo, cada um examinando a si mesmo e observando as leis de Deus que eram sérias
Assim, na Bíblia, o bode expiatório era um animal escolhido para levar sobre si os pecados confessados de todo o povo de Israel, representando o perdão de Deus a eles.

A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO!



A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO!
Nos dias de hoje, ninguém mais se importa com o que está vendo, ouvindo e falando. É algo meio que assim “ah! vi/ouvi/falei sem querer” simples assim.
Mas o que as pessoas não sabem, é que nem tudo o que elas veem, ouvem ou falam agradam à Deus, muitas hoje não ligam para o que Deus acha acerca disso, mas é sempre bom olharmos com os olhos de Deus.
A palavra diz “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal ..” (Lucas 6:45), então, com isso podemos ver que quem vê/ouve/fala coisas boas, significa que tem um ótimo coração que com certeza vai agradar à Deus, mas se a pessoa só vê/ouve/fala coisas ruins, tem um coração denominado “sujo”.
O versículo ainda termina assim: ”.. pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Lucas 6:45)
E isso é lógico, condiz totalmente com o que eu citei acima. Nós iremos fazer coisas que estão dentro de nosso coração, e como tais coisas que fazemos entrou em nosso coração?
Através da nossa visão e audição. Se você ouviu ou viu algo, certamente penetrou em seu coração, e você em qualquer hora, vai falar sobre o que está no seu coração.
Agora analise, o que você tem visto e ouvido? se você tá ouvindo muito palavrão, vai falar muito palavrão, se está vendo muita “coisa feia” vai falar muita “coisa feia”, então o seu coração não está de acordo com a vontade de Deus.
Podemos citar um exemplo: Você trabalha em uma empresa/loja onde á muitos funcionários que passam o dia inteirinho falando coisas que não prestam. Com o passar do tempo, você vai começar a dizer as mesmas coisas, isso é, se você se deixou influenciar por tais.
Temos um exemplo na bíblia disso, onde Pedro andava com Jesus em todo o tempo, então, ele começou a imitar Jesus até mesmo na fala.
Jesus um dia chegou para Pedro e lhe disse: ”.. Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.” (Mateus 26:34). Ele avisou à Pedro que antes que o galo cantasse três vezes, Pedro o negaria.
Pedro respondeu: ”.. Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. ..” (Mateus 26:35).
Depois dessa pequena conversa saiu Jesus e seus discípulos para orar, em um lugar chamado Getsemane. Jesus então disse: ”.. Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar” (Mateus 26:36).
Então Jesus foi orar (Mateus 26:39), só que logo depois, quando voltou de sua oração, encontrou os seus discípulos dormindo e então Ele disse logo à Pedro: “Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:40-41).
Jesus sabia e já tinha avisado que Pedro o negaria, por isso Ele disse para vigiar, Ele alertou em todo o tempo e aconteceu o seguinte:
“Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois A Tua Fala Te Denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” (Mateus 26:69-75)
Para que eu disse tudo isso? justamente para focar em um versículo: “Certamente tu também és um deles pois A TUA FALA TE DENUNCIA.” (Mateus 26:73).
Quando anda-se com pessoas cristãs, passamos a ser influenciados por tais, assim também acontece quando andamos com alguém mundano, sem querer e sem saber, somos influenciados, passamos a ter os mesmo costumes de tais.
Então pense, com quem você está andando ? Do que o seu coração está cheio ? ódio ? amor ? alegria ? tristeza ? palavrões ? pornografias ? imoralidades ?
O que você está ouvindo ? o que você está vendo ? o que você anda falando por aí ? no que você está pensando ?
Responda isso para ti mesmo, sem que ninguém saiba, e escolha ser confundido com um seguidor de Cristo, assim como aconteceu com Pedro.
As suas ações irão denunciar quem você realmente é.
Verdadeiramente, todas as coisas contribui para o bem de quem ama a Deus, pois nesta passagem em que Pedro nega a Jesus é comprovado que ele era logo identificado com Jesus, mas, nas suas ações e atitudes no momento não...
Na fala e no comportamento, que nos não venhamos a negar a Jesus, mais que venhamos ser identificados pela fala e pelo proceder corretamente com Jesus.
A Boca Fala do Que o Coração Está Cheio!
Lembre-se : […] palavra diz “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal […]

O HOMEM NU



O HOMEM NU
O Evangelho de Marcos relata com exclusividade um fato curioso ocorrido na prisão de Jesus, quando Satanás enfurecido possui Judas, que o entrega aos principais dos sacerdotes:
“Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por nome Iscariotes, o qual era do número dos doze". Lucas 22:3.
Judas e os religiosos, então reúnem grande número de pessoas armadas com paus, espadas e se dirige para o Getsêmani, á noite a procura do mestre.
Entre os que estão sendo conduzidos por Satanás: “os principais dos sacerdotes, escribas e anciãos” (Marcos 14: 43).
A composição dessa turma é assustadora!
Trazendo esse episódio para os dias atuais, seria como se os mais nobres representantes da igreja estivessem entre os que perseguiram e traíram Jesus.
Esta narrativa é um marco na história da humanidade, a partir daí Jesus é pego, interrogado, acusado, espancado e crucificado, e o plano de Deus é descortinado para o futuro
Voltando ao fato curioso, e que sempre me chamou muito atenção é o de que naquele dia obscuro da prisão de Jesus, onde os maus zombaram dos bons,
Havia uma multidão de fariseus, pessoas curiosas, Judas e a galera dos conspiradores que queriam de todo jeito prender Jesus
Havia entre os discípulos um jovem envolto a um lençol. Diz a Palavra:
“E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52.
A primeira pergunta que me vem à mente é: Quem era esse jovem?
A tradição o identifica como o próprio Marcos, discípulo e escritor do Evangelho de mesmo nome.
Marcos não cita o nome do personagem, nem mesmo afirma ser ele próprio
O fato é que este jovem seguia Jesus de qualquer jeito, peladão, envolto em um lençol, talvez estivesse dormindo horas antes, ouviu rumores de que Jesus estaria correndo risco de ser pego naquela noite, nem deu tempo de por as roupas, acordou, devia estar calor, dormiu pelado naquela noite, colocou logo um lençol branco e foi seguindo a multidão
O homem nu, foi envergonhado, viram ele no meio do povo, agarram o lençol, ele fugiu e passou sufoco, deve ter corrido e pelas ruas, no meio do mato sei lá, e sem o lençol que lhe cobria nudez
Um Lençol apenas... O que me intrigou nessa passagem, além da identidade do homem nu, foi o porquê de suas vestes.
Seria um seguidor de Jesus bem próximo dele? Tão pobre a ponto de cobrir-se de forma imprópria?
Esse fato traz muitas interrogações e também muitas respostas.
A fuga dos Discípulos
“Então deixando-os todos fugiram” Marcos 14:50.
No momento da prisão de Jesus, a multidão ataca seus discípulos, com espadas, paus e palavras de ordem. Eles fogem, em demonstração de covardia.
Não foram capazes de suportar o jugo e permanecerem ao lado do mestre até a crucificação.
Costumamos criticar os fujões, mas será que agiríamos diferente?!
Naquele instante o ato não foi louvável, porém a sobrevivência deles garantiu posteriormente a propagação do Evangelho e da Igreja.
Mas, Quem era o homem pelado?
A Escritura dá a entender que ele resistiu às agressões, mas fugiu em seguida:
“E certo jovem o seguia, envolto a um lençol, sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol fugiu nu”
Marcos 14:51, 52
Para seguir a Jesus não pode ser de qualquer jeito, tem que dar bons testemunhos, andar adequadamente, senão vai passar vergonha
Temos que largar o lençol e andar corretamente.
A nossa veste espiritual tem que ser decente, andar corretamente seguindo a Jesus, na pureza, na humildade e na retidão
Quem gosta de envergonhar os seguidores de Jesus é Satanás...
Numa certa ocasião, no livro de Atos, alguns supostos ouvintes de Paulo, estavam tentando expulsar demonios em nome de Jesus numa casa, apanharam e ficara nus
E alguns judeus, que peregrinavam praticando exorcismo, tentaram invocar o Nome do Senhor Jesus sobre os tomados por espíritos malignos, mandando: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega!” Os que assim procediam eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Certo dia, um daqueles espíritos demoníacos lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, sei quem é; no entanto, vós, quem sois?” Então o endemoninhado avançou sobre eles, os dominou e os agrediu com tamanha violência, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa (Atos 19:13-16)
Estes episódio nos ensina que seguir a Jesus de qualquer jeito, se aproximar dele, aprender dele, andar como ele andou, e depois andar de qualquer forma, e querer usar o nome dele, não dá, só vão nos envergonhar, todo cristão deveria saber disso

DÍVIDAS: LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO?


DÍVIDAS: LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO?
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. (Provérbios 22:7)
Você quer tanto as coisas que anseia ter e que talvez não precise tanto, tome muito cuidado com suas finanças, está com pressa para entrar nas dívidas?
”Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas o de todo apressado, tão somente à pobreza”
(Provérbios 21.5)
São poucos os que planejam e economizam antecipadamente para só depois consumir, isso já faz parte do passado, quando nosso pais ainda nem pensavam em cartão de crédito, cheque especial, oferta de lojas com várias parcelas e propagandas irresistíveis
Hoje na correria da vida, a facilidade de comprar e pagar, o consumismo exagerado e as ofertas da mídia, levam muitas pessoas a pagar um preço alto demais para adquirir seus bens materiais, fazem todo tipo de empréstimos e ficam escravas dos credores por um longo tempo ou senão pelo resto da vida.
A maioria das pessoas estão longe de ter uma vida financeira bem-sucedida e isso faz com que a maior parte da sociedade viva na mais real pobreza, e as pessoas em geral acabam tendo diversas dificuldades que geram tensões e comprometem os relacionamentos sociais.
Como todos tem que ganhar o pão e sobreviver com o suor do seu trabalho, estão todos agarrados num sistema que escraviza e algema as pessoas num círculo vicioso das mais diversas formas.
Os homens desta era vivem seduzidos pela compra fácil e geralmente sem pensar muito são abalados pela dificuldade de ganhar dinheiro fácil, pela escassez do trabalho e oferta de emprego, pela dificuldade em manter os gastos da família em ordem, acabam se endividando ao extremo e por sérias pressões psicológicas...
“Muitos acabam não aguentando mais a situação desfavorável” , muitos abrem mão facilmente do não pagamento da dívida, essa é a realidade comercial dos dias de hoje e o barco de muitos estão afundando (“nada melhor do que usar como bússula os conselhos das escrituras e refletir no provérbio acima citado”)
Pela pressa e pela vontade do ter e possuir, muitos sonhos de consumo são destruídos, ilusões perdidas, vidas despedaçadas, perdas e danos morais, conseqüências sérias na administração da renda familiar e prejuízos incalculáveis a médio e longo prazo
Quantas pessoas não falam as mesmas frase hoje em dia: “Trabalho o ano inteiro e não posso comprar isso, não posso fazer aquilo”, “preciso ter isso para minha casa, todo mundo tem”, “quero uma TV nova que vi no comercial”, “um computador de ultima geração”, “um carro novo”...
Afinal tudo isto está na moda, todo mundo se sente filho de Deus, e outra se todo mundo está conseguindo ter, é porque está fácil de conseguir e as ofertas são tentadoras
Mas uma coisa é certa ninguém está conseguindo freiar suas compulsões, e na pressa, ninguém está conseguindo ser diligentes em seus negócios e a maioria das pessoas vivem e fazem o esquema: pagam somente o necessário, depois pensam no que é possível pagar e deixam o impossível para Deus
E agora quem poderá nos salvar? Uma mágica, um milagre, ou uma forma mais adequada para administrar nossas finanças?
Seja diligente, afaste-se do crédito fácil e mantenha-se firme na palavra de Deus quanto as finanças, os ricos sempre dominam sobre os pobres, e quem fica endividado é servo deles
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. (Provérbios 22:7)

terça-feira, 2 de agosto de 2016

NÃO FALE MAL DOS OUTROS




Falar mal dos outros não é tão mau assim!

Certa vez, um homem que não gostava muito de seu vizinho, disse a tantas pessoas que ele era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso por um crime cometido ali mesmo no bairro. 

Porém, algum tempo depois, a verdade veio à tona e descobriram que o vizinho era inocente. O rapaz foi solto, após muito sofrimento e humilhação, e processou o homem que espalhara tantos boatos a seu respeito.

No dia de seu julgamento, esse homem disse ao juiz:

– Meritíssimo, comentários não causam tanto mal assim. O que fiz foi um simples comentário e nada mais. Foi tudo um mal entendido, não mereço ser condenado.

E o juiz respondeu:

– Por gentileza, escreva os comentários que você fez sobre seu vizinho num papel. Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho da sua casa. 

Amanhã, volte a este tribunal para ouvir a sua sentença!

O homem obedeceu à autoridade do juiz, mesmo sem entender muito bem o que ele queria. Escreveu o que tinha dito em um papel, picou e jogou pelo caminho, e voltou no dia seguinte ao tribunal.

Reiniciando o julgamento, o juiz disse:

– Antes de definir a sua sentença, tenho uma missão que você deve cumprir: terá de catar todos os pedaços de papel que espalhou ontem e trazer até mim!

– Não posso fazer isso, meritíssimo! – respondeu o homem – O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão! Essa tarefa é impossível!

Ao que o juiz respondeu:

– Da mesma maneira, um simples comentário maldoso tem poder de destruir a honra de um homem, pois espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada! Espero que tenha aprendido a lição!


As palavras têm poder. Use-as para edificar não para destruir!

***

VOCÊ PREFERE A ESPOSA OU A AMANTE?



Você prefere a esposa ou a amante?

Um homem casado estava passando por vários problemas e tribulações em seu casamento e estava com a decisão tomada de encontrar uma amante para verificar se poderia ter uma relação amorosa um pouco melhor do que a que vinha tendo com sua esposa. 

Mas antes de colocar essa decisão em prática ele decide pedir uma opinião a um velho sábio cristão que todos os dias estava ali na igreja de seu bairro para aconselhar pessoas.

– Querido irmão Sábio, estou confuso!

– Por que, meu filho?

– É que estou tendo muitos problemas no meu casamento e estou com o desejo de buscar uma outra mulher para ver se encontro a verdadeira felicidade. Talvez uma amante possa me dar aquilo que minha atual esposa não tem me dado atualmente

– Compreendo! Venha aqui até meu jardim, rapaz!

O sábio cristão, então, apanhou duas plantas em sua mão: uma rosa e um cacto. A seguir perguntou ao jovem rapaz:

– Se você tivesse de escolher uma dessas plantas, qual das duas escolheria, a rosa ou o cacto?

– A rosa, claro!

– Por quê? Pergunta o sábio testando o jovem rapaz

– A rosa é bem mais bonita e agradável aos olhos

– É verdade, a rosa é realmente muito bonita. Mas aprenda uma coisa: Os homens muitas vezes agem com pouca sabedoria. Escolhem aquilo que tem alguma beleza externa ou aquilo que lhes parece brilhar mais.

– A rosa realmente é mais bela que o cacto, porém, ela morre logo e perde toda sua beleza. Se o clima estiver desfavorável a rosa morre ainda mais rápido, fica seca e feia.

– Já o cacto, mesmo com todas as intempéries do clima permanece o mesmo, sempre verde e com seus espinhos. E dele, nos tempos certos, surge uma das mais belas flores que se tem conhecimento e que surpreende a todos.

– Sua esposa não é perfeita como você também não é. Ela conhece seus defeitos, suas fraquezas e seus erros. Com ela você desabafa em seus momentos ruins, ela cuida de você e está sempre pronta a te ajudar da melhor forma que ela encontra.

– Já uma amante se mostra como uma linda rosa. Mas ela quer apenas seu dinheiro, sua felicidade, suas fantasias, seu sorriso. Na primeira dificuldade ela te deixará e te trocará por outro que dê a ela mais do que você pode dar.

– Agora, rapaz, me diga, com quem você quer ficar? Com a rosa ou com o cacto?



*** 

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...