terça-feira, 26 de janeiro de 2016

É MELHOR ABRIR A PORTA



É melhor abrir a porta...

Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.

Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro no outro. Na porta de ferro estavam penduradas muitas caveiras cobertas de sangue.
Nesta sala, o rei dava aos prisioneiros duas opções:
– Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros ou passar por aquela porta.
Todos os que por ali passaram escolheram ser mortos pelos arqueiros.
Ao término da guerra, um soldado, que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:
– Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
– Diga, soldado.
– O que havia por trás da assustadora porta?
– Vá e veja.
A princípio, ele ficou com muito medo, mas, confiando no rei, ele a empurrou vagarosamente, e percebeu que, à medida que o fazia, raios de sol iam adentrando e clareando o ambiente até iluminar todo o recinto.
A porta levava para fora da masmorra rumo à liberdade.
O soldado, admirado, apenas olha o seu rei, que diz:
– Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar abrir esta porta.
Pois é, quantas e quantas vezes deixamos de abrir uma porta ou entrar por outra, tudo por medo de arriscarmos?
Hoje, no mundo, muitas pessoas ainda não encontraram a liberdade exatamente por este motivo: medo. 

Medo de não dar certo, medo do que os outros vão pensar, medo de errar, enfim. E, com isso, permanecem estagnadas, paradas no tempo e mergulhadas nos seus problemas.
Devemos ser diferentes, mas, muitas vezes, agimos exatamente igual.

***

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

AS EMOÇÕES



AS EMOÇÕES

“Em verdade, em verdade Eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria” (João 16:20).


As emoções são uma parte vital da personalidade humana. Elas podem ser poderosos motivadores, tanto para o bem como para o mal. E, dependendo das emoções, elas nos deixam felizes, tristes, temerosos ou alegres.

As emoções “positivas” podem trazer um sentimento de satisfação e bem-estar; as “negativas” tendem a provocar dor e angústia. Embora as primeiras possam promover saúde mental, uma exposição prolongada às emoções “negativas” pode provocar problemas comportamentais e relacionais. 
Assim, as emoções podem desempenhar uma parte importante em nosso bem-estar global.
Deus quer que desfrutemos os efeitos de emoções positivas. No entanto, por causa do pecado, frequentemente enfrentamos os efeitos adversos de experiências emocionais negativas. 
Os personagens bíblicos também não estavam imunes às oscilações emocionais. Alguns tiveram sucesso em obter controle sobre elas; outros perderam o controle, permitiram que as emoções negativas os levassem a ações erradas.
A relação entre emoções e comportamento não é clara nem direta. Às vezes, emoções dolorosas podem nos levar aos joelhos a fim de buscar a Deus como a mais poderosa fonte de ajuda e apoio. 
Em outras ocasiões, as lutas podem fazer com que as pessoas desistam completamente da fé.

Portanto, é importante aprender mais sobre nossas emoções e como afetam nossa vida.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ENSINA-ME, SENHOR, OS TEUS CAMINHOS E ANDAREI NA TUA VERDADE



ENSINA-ME, SENHOR, OS TEUS CAMINHOS E ANDAREI NA TUA VERDADE
Salmo 86:11 Salmo 86:10-16

Quando lia este Salmo, e particularmente este versículo, veio-me à mente que o Senhor Jesus prometeu, e cumpriu, enviar-nos um Mestre, Consolador e Advogado, para ficar sempre conosco e nos ensinar tudo quanto precisamos saber - os caminhos do Senhor.
Esse ensinador é o Espírito Santo (João 16:7-13).
Ele veio e está connosco. Basta que O invoquemos em verdade e com sinceridade, e logo Ele virá em nosso socorro, pleitear a nossa causa, guiar-nos em toda a verdade, convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo, e também encher-nos da Sua consolação.
Ele é o Espírito da consolação completa. Ninguém como Ele sabe e pode consolar-nos tão eficientemente.
Você está desorientado, perdido no caminho, por causa de alguma aflição, doença, falta de emprego?
Algum amigo o traiu e fez desabar o projeto do amor fraternal? Algum problema na família está a assombrar a sua alegria em Cristo?
O marido ou a esposa foi infiel, o filho descambou para os caminhos da droga? Não desanime.
Espere no Senhor, confie e entregue o seu caminho ao Pai, e Ele tudo fará.
Às vezes não vemos o caminho logo à primeira. É preciso insistir, buscar, bater, procurar, mas, se formos persistentes, encontraremos a direção certa - os caminhos do Senhor.
Avalia a tua posição aos pés de Jesus. Pede a Sua orientação, com humildade e desejo de obedecer. Ele te mostrará o caminho certo.
Pode ser custoso de caminhar com Jesus, muita provação, oposição, humilhação, mas, no fim, dá certo e tu terás paz, descanso para a tua vida.
***

A CARTA



A Carta

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que, como bons cristãos, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

UM BELO DIA, O BOM PAI LHE PROPÔS UM ACORDO:

- Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um carro de presente. 

Por causa de carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do Rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau !

O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou ! Fora aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. 

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente, Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa era uma BÍBLIA. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.

A partir daquele dia, o silencio e distancia separavam pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias à família. 

O tempo passou, ele se formou conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. FALECEU...

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a BÍBLIA que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro Dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A CARTA DIZIA:

"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A BÍBLIA SAGRADA. Nela aprenderás o AMOR A DEUS e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.

E A CARTA FINALIZAVA ASSIM:

"Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também um cheque escondido".


            I Corintios 13 "Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas dos seus lugares, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 

Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. 

Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. 

Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. 

O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. 

Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor." 

A BOMBA D'ÁGUA




A bomba d'água 

Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha – uma cabana desmoronando - sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. 

O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.

Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu. 

Desapontado, caiu prostrado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."

O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! 

De repente, ele se viu em um dilema: Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo.

Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando?

Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... e a bomba começou a chiar. E nada aconteceu!

E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância! A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. 

Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar. Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela: "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!

Podemos aprender coisas importantes a partir dessa breve história:

1. Nenhum esforço que você faça será valido, se ele for feito da forma errada. Você pode passar sua vida toda tentando bombear algo quando alguém já tem reservado a solução para você. Preste atenção a sua volta! Deus está sempre pronto a suprir sua necessidade!

2. Ouça atentamente o que Deus tem a te dizer através da Bíblia e confie. Como esse homem, nós temos as instruções por escrito à nossa disposição. Basta usar.


3. Saiba olhar adiante e compartilhar! Aquele homem poderia ter se fartado e ter se esquecido de que outras pessoas que precisassem da água pudessem passar por ali. Ele não se esqueceu de encher a garrafa e ainda por cima soube dar uma palavra de incentivo. 

Se preocupe com quem está próximo de você, lembre-se: você só poderá obter água se a der antes. Cultive seus relacionamentos, dê o melhor de si! 

NÃO DESPERDICE SEU TEMPO




NÃO DESPERDICE SEU TEMPO

O desperdício nunca foi um tema tão comentado como nos dias atuais.
Desperdício de água, desperdício de dinheiro público....e o desperdício de nosso tempo.
Todo segundo em nossa vida é precioso, quando você perde tempo com banalidades, deixa de fazer coisas altamente úteis e interessantes. 

Sou a favor de que as pessoas venham com uma bula (deveria ser obrigatório), com informações do tipo: - Não perca seu tempo comigo, será um tempo desperdiçado ou Desperdice seu tempo plantando árvores, ele será muito mais bem aproveitado.
Tem pessoas que não sabem a que vieram e nem para onde vão, desperdiçam seu tempo e o das pessoas que as rodeiam.
Algumas são tão enroladas, que conseguem enrolar até os mais espertos..
Detesto gente que se faz de coitada para usufruir do tempo dos outros....gente que chega como quem não quer nada...mas que no final...só terá mesmo é....desperdiçado seu tempo...

O desperdício deveria ser crime inafiançável...

Desperdício de inteligência...
Desperdício de palavras...
Desperdício de sentimentos (esse depois do desperdício de tempo é o pior, pois você desperdiça amor...com quem na maioria das vezes só quer curtição)
Desperdício de lealdade...
Desperdício de sinceridade   com quem só está interessado em enganar...

Por favor...se você é um desses...não desperdice seu tempo...não desperdice seu amor...e muito menos desperdice sua vida, que ela é bem curta.




terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A MINHA GRAÇA TE BASTA




A MINHA GRAÇA TE BASTA

O famoso pregador britânico, Charles Spurgeon, estava voltando para casa, após um duro dia de trabalho, sentindo-se cansado e abatido.
De repente, a frase “a minha graça te basta” entrou em sua mente. 
Ele, então, começou a pensar no peixe que, nadando em um rio quase seco, poderia temer ficar sem água para beber, mas que ouve a palavra tranquilizante: “Beba o quanto quiser, pequeno peixe, minha água é suficiente para você”.
Spurgeon também pensou a respeito de um alpinista, escalando uma montanha, temendo não ter mais oxigênio e ouvindo: “Respire, jovem, encha todo o seu pulmão, a minha atmosfera é suficiente para você”. 
Spurgeon, naquele momento, disse pela primeira vez: “Eu experimentei a alegria que Abraão sentiu quando ele se regozijou com a provisão de Deus”.
É verdade. Não importa o quão grande seja a nossa necessidade, o poder de Deus é muito maior que ela. 
Se as nossas tentativas foram todas frustradas, se a escuridão que nos envolve não permite que vejamos uma luz no fim do túnel, se as nossas esperanças parecem desaparecer, é hora de levantar a cabeça, de respirar fundo o oxigênio da graça de Deus.

***

É PARA O NOSSO BEM!



e-para-o-nosso-bem

É PARA O NOSSO BEM!



Difícil de acreditar que coisas que me fazem sofrer cooperam para o meu bem. Mas é exatamente isso que a Bíblia diz em Romanos 8.28: “Sabemos que TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. 

Se realmente amamos a Deus, temos essa certeza, não importa se o momento é o mais triste, se a dor está esmagando, se a dúvida atormenta, se as lágrimas tornam o olhar sofrido, se o sorriso se esconde e se a força parece acabar. 

Ainda que os sonhos mais lindos que fomos capazes de sonhar se desmoronem como castelos de areia destruídos pelas ondas do mar, ainda assim é para o nosso bem, pois Deus nos da um refúgio forte, inabalável e indestrutível.

Momentos são momentos, passam como a erva. Somos chamados a olhar para o que é eterno. A paixão, a raiva, o ciúme, a inveja, os desejos, as riquezas, são apenas momentos – eles passam; o amor é eterno.

A ilusão alegra, mas acaba diante da realidade. A verdade até dói, mas liberta e dura para sempre.

As lágrimas de quem não conhece a Deus são provocadas por um desespero inexplicável, mas as lágrimas de quem ama a Deus são derramadas diante dAquele que tem todo o poder. 

Por isso, essas lágrimas “podem durar uma noite, mas a alegria vem pela manha”.

Aqueles que amam a Deus guardam os Seus mandamentos, e quem procura viver nos mandamentos de Deus encontra na graça de Jesus – que nos salva do poder do pecado – a força para ser alguém melhor e amar a justiça.

Considerando essa verdade, então podemos afirmar com certeza de que tudo mais, tudo mesmo, é para o nosso bem.

(Texto de Thalita Couto – blog Achando Tesouros)

***

A AULA DE FILOSOFIA



A AULA DE FILOSOFIA

Numa aula de filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe:

- Está cheio?

Pelo que viam o vaso estava repleto, por isso, os alunos unanimemente responderam:

- Sim!

Então o professor pegou uma lata de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram entre os espaços das pedras grandes. Então ele perguntou aos alunos:

- E agora, está cheio?

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:

- Sim!

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso.

A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou:

- Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:

- Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto o professor perguntou para a classe:

- Qual é o motivo desta demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:

- Não importa o quanto a agenda da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá espremer dentro, mais coisas!

- Não exatamente, respondeu o professor. O ponto é o seguinte: a menos que você, em primeiro lugar coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais você conseguirá colocar as pequenas lá dentro.    

Vamos, experimente, disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água. 

O aluno, começou a experiência colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes.     Verificou surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisa menores. Então, o professor explicou para o rapaz:

  • As pedras grandes são as coisas realmente importantes da sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos: (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, aquelas que são realmente importantes nunca terão espaço em sua vida. Recomece. 

  • É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental e emocional) e comece a preenche-lo com as pedras grandes. "Ainda há tempo e ainda é tempo". Sempre é tempo de mudar as coisas.

cesar de aguiar

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

VALE A PENA SONHAR



VALE A PENA SONHAR 

Somos uma geração de sonhadores. O mundo antigo deu lugar ao mundo novo porque muitas pessoas sonharam

Salomão construiu um templo magnífico, mas foi seu pai Davi quem sonhou. Davi sonhou com o templo, pensou no alicerce, comprou o material, deixou muita coisa no jeito, mas foi seu filho que concluiu

Davi morreu em paz porque sabia que Deus faria a sua parte, sabia que Deus abençoaria sua geração

Continue sonhando, o resultado de tudo, sua família será abençoada, seus filhos terão sonhos bons, faça bem em sonhar

Nunca pare de sonhar, faça o bem, projete um futuro abençoado, nada será em vão

Moisés sonhou com a terra prometida, mas ele não foi, viu ela de longe, o povo de Deus entrou e se firmou como uma poderosa nação, tudo isso, porque Moisés não desistiu das caminhada

Moisés cumpriu sua missão até onde Deus permitiu que ele sonhasse

Até onde Deus permitir que você viva, continue sonhando, porque isso te mantém de pé, com fé e obediência se chega ao sonho desejado

Quer sonho melhor do que sempre fazer o bem, obedecer a Deus em tudo e entrar na vida eterna após a morte

Faz bem sonhar e andar com Deus e ter a certeza de um futuro na eternidade. sonhar com a eternidade é obedecer a Deus enquanto estamos vivos 

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:3,4) 
Vale a pena sonhar, correr atrás de ideais, mas nunca devemos perder a visão das promessas de Deus, ainda que elas não se cumpram em vida, pois esta vida é passageira, vale a pena viver com Deus em todo momento, a fé é a ùnica coisa que vence este mundo desigual, às vezes cruel e desumano 

Somos peregrinos na terra, assim como foi Davi, Salomão e Moisés. Todos passaram por aqui e deixaram marcas na história, e mesmo que as promessas de Deus não se cumpram em tempo real, Deus não se envergonhará de nós, porque fizemos bem em sonhar coisas boas

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.  (Hebreus 11:32-40)

Sonhe, ouse sonhar, persevere, vale a pena, pode ser que Deus realize todos os seus sonhos e ainda você os veja, pode ser que não, a gente não sabe a hora exata que Deus vai abençoar ou nos levar

Fique firme na visão das promessas, não perca o foco, nunca deixe de sonhar, sonhar faz bem pra alma, faz bem pro coração

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmos 90:12)

Peça a Deus um coração sábio, peça para Deus lhe ajudar a contar os seus dias sobre a terra, para dar tempo de planejar, calcular, projetar os sonhos, e todo dia sonhe mesmo, não perca tempo

Melhor é o fim das coisas, o que importa é como terminamos nossa vida na terra

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito (Eclesiastes 7:8)

Melhor terminar a vida obedecendo a Deus, sonhando e acreditando em dias melhores, vale a pena sonhar e desfrutar das benção que aparecem, vindas do Senhor. Deus só quer o nosso bem

O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum (Provérbios 19:23)

O propósito de Deus é nos enviar para o mundo e não nos deixar órfãos, cuidar de nós e ainda elaborou um plano de salvação

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:13)

O sonho de Deus para nossa vida permanecerá

Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. (Provérbios 19:20,21)

*** 


ERA A HORA MAIS QUENTE DO DIA



ERA A HORA MAIS QUENTE DO DIA

O SENHOR Deus apareceu a Abraão no bosque sagrado de Manre. Era a hora mais quente do dia, e Abraão estava sentado na porta de sua barraca” (Gênesis 18.1).

“Era a hora mais quente do dia”. Que poesia! Que sensibilidade! É um momento crucial na vida de Abraão.

Se o cenário e o momento chamam a atenção, todo o enredo fascina. É um diálogo entre Abrão, três homens e Sara, que entra atrasada na conversa. Era um dia quente e era a hora mais quente do dia. Um momento desconfortável.

Abraão oferece um banquete aos homens (vv. 7-8), que ele chama de “um pouco de comida” (v. 4), e em baixo de uma árvore.

Era mesmo um dia quente, e uma hora quente. Um dia para não fazer nada. Tanto que Abrão estava “tomando a fresca”. Manhã calorenta, hora de desânimo. Deus chega com uma grande promessa: “No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, sua mulher, terá um filho” (v. 10).

O redator da história, que não duvido ser Moisés, deixa claro que a promessa era pra lá de absurda: “Abrão e Sara eram muito velhos, e Sara já havia passado a idade de ter filhos” (v. 11).

Num dia muito quente, numa hora muito quente, num momento próprio para não fazer nada, Deus faz. Faz promessa. Sara está atrás da cortina, que servia como porta de entrada da tenda.

Ela ouviu atrás da porta.

O texto é, literariamente, muito agradável. Cheio de detalhes curiosos. O relato é minucioso, assim produzido para ter ar de veracidade.

Ler o texto até o versículo 18 é se deliciar com o estilo do autor e com os detalhes que ele revela. Há algumas lições aqui, muito ricas.

A primeira lição é a graça de Deus que ignora barreiras geográficas e atropela o paganismo. Deus vem a Abraão na hora mais desconfortável do dia, hora de cansaço, e aceita a hospitalidade de Abraão.

Este mora no “bosque sagrado de Manre” (v. 1), terra de pagãos. Deus vem aos seus no meio dos pagãos. Foi a Daniel, a Sadraque, Mesaque e Abdênego. Ele se chega aos seus, no cansaço e no ambiente hostil. Não importa onde estejam, e que horas sejam. Ele chega.

A segunda é a receptividade que devemos ter para com as visitações de Deus. Abraão recebeu com a típica hospitalidade dos orientais do deserto. Deu um banquete e ainda chamou de “pouca comida”.

Não se ensoberbeceu. Seu muito era pouco. Tanta gente se envaidece quando Deus a visita! Ou conta vantagens a Deus! Ele oferece muito e diz que é pouco! Há gente que oferece um misto quente e pensa que ofereceu um banquete.

A terceira é a desconfiança. Sara ficou escondida. No Oriente Antigo, mulher não aparecia assim em público.

Hoje, a situação seria chauvinista: “Isso é conversa de homem!”. Mas ela não crê na promessa. Abraão nunca diz nada. Ele sempre aceita.

Sara desconfia. Este é o problema de quem ouve atrás da porta: nunca pega a conversa por inteiro.

Há gente atrás da porta, ouvindo a Palavra de Deus. Pega as coisas pela metade ou não vê, como no caso de Sara, a expressão da fisionomia do mensageiro de Deus. Fica mal informada. Pode até ouvir bem. Mas não com os ouvidos da fé.

A quarta é que Deus não aceita a dúvida. “Por que Sara riu?” (v. 13). 
Talvez ele diga a muitos de nós: “Por que você não acredita?”. Ele nos vê mesmo quando estamos escondidos atrás da porta. Não aceita que duvidemos, e reafirma sua promessa: “E nessa época Sara terá um filho” (v. 13).

Nossas dúvidas não o desviam de seu propósito. Seu poder é maior que nossa dúvida e sua determinação de agir na história não depende de ninguém. Ele não precisa de nossa aprovação.

A quinta é o medo: “Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar” (v. 15). Agora ela viu que não era gente comum que estava com Abraão.

É gente que ouviu seu íntimo. A dúvida gera o medo. O medo gera a mentira. Deus não aceita medo nem mentira: “Não é verdade; você riu mesmo” (v. 15).

Ele não “deixa barato”. Declara nosso pecado. Principalmente o pecado de não crer e suas conseqüências, como o medo.

Talvez hoje seja um dia muito quente para você. Um momento desconfortável na sua vida. Do ponto de vista espiritual e emocional, talvez o dia lhe seja mais quente e cansativo.

Não fique prostrado! Não se deixe abater! Lembre-se de como começou nossa história. No momento mais quente do dia, na hora de maior desconforto, “ele olhou para cima e viu três homens, de pé na sua frente” (v. 2). Quem sabe o que se passava pela cabeça de Abrão!

O tempo passava, ele e a estéril Sara envelheciam, e nada do herdeiro prometido. Na hora do desconforto e do cansaço, Deus chegou.

É a hora mais quente do dia para você? Levante seus olhos! Olhe para cima! Deus está chegando com a benção e a promessa!

VOCÊ SABE O QUE É BRECHA?



VOCÊ SABE O QUE É BRECHA?

Na carta de I João capítulo 3 versículo 8 diz: Quem comete o pecado é o diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo. Satanás se utiliza de brechas (pecado) em nossas vidas para nos destruir.

Você sabe o que é brecha? Brecha é a fenda ou abertura no plano espiritual ou área vulnerável que o inimigo se utiliza por meio do pecado.

Brecha é a velha natureza do homem que se manifesta no momento da tentação. Ex: vícios, superstições, sexo fora do casamento, sodomia, lascívia, etc... usando como cunha em nossas vidas.

Quando Jesus disse que ele (Satanás) nada tem em mim, porque não havia brechas na vida dele.

A palavra do Senhor nos fala de um rei que veio com seu exército atacar Jerusalém. (Jeremias 39)

Durante 18 meses cercaram Jerusalém sem nenhum sucesso, até que encontrando uma brecha na muralha da cidade invadiram a cidade e tomaram conta de tudo.

Quando Zedequias  o rei de Jerusalém viu o que aconteceu, esperou anoitecer e tentou fugir com seus soldados.

O exército da Babilônia o alcançou , o prenderam e o levaram ao rei Nabucodonozor, que já tinha capturado os seus filhos e mandou degola-los na frente de Zedequias.

Matou as autoridades que o serviam furaram os seus olhos e o prenderam com correntes de bronze levando o cativo para a Babilônia.

Em pouco tempo Zedequias viu a cidade desmoronada, soldados mortos, filhos foram degolados, perdeu a visão e se tornou um prisioneiro acorrentado.

Tudo bem, que tudo isso tinha sido profetizado pelo profeta pois Zedequias teve um péssimo reinado fazendo o que era mal aos olhos do Senhor.

Perdeu tudo...Como isso aconteceu?

Por um ano e meio o inimigo o cercou e através de uma pequena brecha invadiu e tomou posse de tudo.

JEREMIAS 39

1 No ano nono de Zedequias rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia e todo o seu exército contra Jerusalém e a cercaram.

2 No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.

O que é uma brecha?

Uma pequena abertura num muro, numa parede...

Isaías 30: 13 por isso esta maldade vos será como brecha que prestes a cair já forma barriga num alto muro cuja queda virá subitamente num momento.

A maldade pode ser brecha que traz ruína.

Amado(a), a palavra do Senhor em I Pedro 5: 8 diz: Sede sóbrios, vigiai. 
O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor rugindo como leão e procurando a quem possa tragar;

Ele procura brechas na nossa vida, na nossa alma e se encontrar invade trazendo prejuízo, dor e destruição.

Por isso devemos sondar a nossa alma e se encontrarmos brechas devemos repara-las para que o inimigo não alcance vantagem sobre nós.
Mas o que são brechas na vida do ser humano?

A palavra de Deus, compara o homem com uma cidade murada.

Prov 25: 28 Como a cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

-Falta de perdão é uma enorme brecha no  muro da nossa alma.

-Pecado não confessado

-Roubar do senhor nos dízimos e ofertas

-Amargura é brecha na alma.

-Se levantar contra liderança

-Não honrar os pais

-Prostituição, adultério, vícios, enfim tudo tipo de pecado seja grande ou pecado tem o mesmo peso.

Enfim... Peça ao espírito Santo, para sondar a tua alma e te mostrar onde estão as brechas no seu muro para que você possa repara-las antes que o inimigo invada, trazendo destruição.

Deus permitiu tudo aquilo na vida de Zedequias por causa do seu procedimento ele fez o que era mal, aos olhos do Senhor.

Sabe amado(a) muitas vezes a brecha ta nesse ponto...

Nem tudo o que é bom aos nossos olhos, é bom aos olhos de Deus.
Pense nisso e repare as brechas na sua vida.

Isaías 58:12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.

Adriana M. Oliveira

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...