quinta-feira, 16 de julho de 2015

O PREÇO DA MENTIRA

 

 

O Preço da Mentira

Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. 


O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.

Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse 

- “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. 

Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 Reias?”

O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” 

O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?”

Só 10 centavos! Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?!”

O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.”

jornal - Does God Exist? (Será que Deus Existe?) July/Aug 96, pp. 22-3

VOCÊ É UM CRISTÃO OU UM GATO?



 

 Você é um cristão ou um gato?

Certo dia um gato percebeu a porta da igreja aberta e entrou, gostou do ambiente tranquilo, lugar parecia-lhe de paz, não havia gritos, os cânticos soavam bem aos seus ouvidos...

Ao término das reuniões, todos o acalentaram, ah como ele se sentiu bem ali...
 
Semana seguinte ali estava ele, e na outra tbm, e na outra.... e assim passou a estar presente em quase todas as reuniões, Então perguntamos: ele é um Cristão dedicado a DEUS?

Vejamos o que o gato faz:

O Gato faz orações: NÃO
O Gato faz leitura da bíblia? NÃO
Gato prepara as reuniões? NÃO
Gato comenta nas reuniões: NÃO
Gato participa da escola bíblica: NÃO
Gato vai aos congressos e seminários? NÃO
Gato Faz estudo pessoal? NÃO
Gato tem estudo em família? NÃO
Gato vai as assembleias e congressos? NÃO
Gato faz intercessão? NÃO
Gato ajuda na área social? NÃO
Gato ora na vigília? NÃO

Então voltamos a perguntar: O Gato é Um cristão dedicado a DEUS?

Com certeza agora já tem a resposta, então devemos perguntar a nós mesmos: Sou um Cristão dedicado ao REINO DE DEUS ou apenas um gato nas reuniões.

***

NINRODE



QUEM FOI NINRODE?
1. Nome e Família
São disputados tanto a origem desse nome quanto se o mesmo é semítico ou não. Talvez venha do egípcio, mrd, «rebelde». Ele era filho de Cuxe, um guerreiro e caçador. Ninrode fundou o reino da Babilônia, que, com o tempo, chegou a incluir a Assíria (ver Gn 10:6-8). Sendo filho de Cuxe (I Cr 10:10), Ninrode estava relacionado ao Cuxe camítico de Gn 10:6.
2. Descrições e Identificação

Em Gn 10:8,9, Ninrode é chamado gibbor, «guerreiro». Ele era habilidoso como lutador, matador e caçador, três coisas nas quais os homens encontram muita glória, desde a Antigüidade até hoje. Os estudiosos comparam-no com Sargão, de Agade (cerca de 2330 A.C.), que também foi grande guerreiro e caçador, e que veio a tornar-se um dos remotos líderes assírios. Não há que duvidar que homens da estirpe de Ninrode e Sargão deixaram muitas lendas, que se desenvolveram em torno de suas pessoas. A semelhança de certos heróis gregos, foram reputados semideuses ou «heróis», no sentido grego desse vocábulo.

Divindades como Ninurta (Nimurda), e outros deuses babilônios e assírios da guerra e da caça, eram incensados da mesma maneira que Ninrode o foi. Por essa razão, os eruditos supõem que Ninrode represente alguma antiga mitologia que mais fazia parte da religião do que da história. E outros vêem em Ninrode o protótipo de Nino, o fundador clássico da cidade de Nínive. Ou, talvez, ele tenha sido o mesmo Gilgamés, um rei-heróico épico de Ereque (cerca de 2700 A.C.). 

Havia um antiqüíssimo provérbio aplicado a ele: «como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor» (Gn 10:9). Ainda outros estudiosos procuram encontrar alguma ligação entre Ninrode e Marduque, uma das principais divindades babilônicas.

Os estudiosos conservadores, naturalmente, con­tentam-se somente com a interpretação que vê Ninrode como uma personagem histórica, sem importar se lendas e mitos vieram a vincular-se mais tarde a seu nome, incluindo noções de divindade. É curioso, para dizer o mínimo, que muitos nomes locativos, na Babilônia, reflitam esse nome, como Birs Ninrud, Tell Nimrud (perto de Bagdá) e o cômoro de Ninrode (antiga Cala). — Essa circunstância ilustra o fato de que havia uma rica tradição em torno de sua pessoa.

3. Reino de Ninrode
O reino ou «terra de Ninrode» (Mq 5:6), refere-se à região adjacente à Assíria, a qual incluía as grandes 
cidades de Babel, Ereque (Warka), Acade (Agade), além de várias outras, na «terra de Sinear» (Gn 10:20; 11:2). O trecho de Gn 10:11 relata como Ninrode fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resen. Se, realmente, ele foi uma personagem histórica, então floresceu em cerca de 2450 A.C. Os muitos nomes de lugares que incorporam o seu nome emprestam crença à sua historicidade, embora saibamos tão pouco a seu respeito. 

Poderia ter-se seguido a sua deificação, fazendo com que seu nome se misturasse com religiões subseqüentes. Se o Cuxe babilônico tiver de ser identificado com Quis (conforme alguns estudiosos supõem), então já teremos um pouco mais de informações sobre o reino fundado por Ninrode. A dinastia de Quis teve vinte e três reis que representaram a primeira dinastia mesopotâmica, e que governou pouco tempo depois do dilúvio de Noé.

4. Caráter

A Bíblia fornece-nos algum relato relativo a Ninrode. Mas o significado do seu nome, «rebelde», parece fazer dele uma espécie de anti-herói indesejá­vel. Ele era o tipo de rei que Deus jamais aprovaria, um caçador e matador, em contraste com a idéia de um rei-pastor (ver II Sm 5:2; 7:7; Ap 2:27; 19:15). 

Um caçador satisfaz-se às custas de suas vítimas. Mas um pastor preocupa-se em proteger seus animais e cuidar deles. Por outro lado, a declaração de que ele foi «poderoso caçador diante do Senhor» (Gn 10:9), poderia ter a intenção de ser um elogio. Coisa alguma era e continua sendo mais comum do que a glorificação da força bruta, por parte dos homens; e nada é mais comum do que dar pouca importância ao sofrimento humano.
Bibliografia Champlin
Fonte: www.ebdareiabranca.com

terça-feira, 14 de julho de 2015

A DIFERENÇA DE CARÁTER


A DIFERENÇA DE CARÁTER


A vida de dois reis de Israel SAUL e DAVI apresentam uma enorme diferença de caráter um do outro

Davi sempre preocupado com seu estado espiritual. Ele parava, pensava e agia segundo a vontade de Deus

Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
(Salmos 26:11)


Saul sempre preocupado com a sua vida, seu poder, sua fama, seus status. Saul não tinha tempo de parar, pensar e agir segundo a vontade de Deus

Davi assumia culpa e orava: “Não retires de mim Senhor a tua presença, Não retires de mim o Teu espírito”

Saul dizia não retires de mim o meu reino. Saul tinha o caráter voltado pata as coisas exteriores

Deus atende aqueles que Nele confiam

Saul confiava nas posses, riquezas: "eu sou, eu posso, eu tenho"

Davi confiava em Deus: "sem ti eu não sou nada"

A ARCA DA ALIANÇA representava a presença de Deus, ela ficou esquecida no reinado de Saul - O rei Saul nunca demonstrou interesse em trazê-la de volta a Jerusalém, mas Davi pensou diferente. 

Davi desejava, ardentemente, ver a presença de Deus restaurada no lugar de origem, em Jerusalém. Ele queria viver sob a sombra da glória de Deus.

Saul foi um rei segundo a carne, Davi foi um rei segundo o Espírito. 

Saul foi escolhido pela aparência porque "desde os ombros para cima, sobressaía a todo povo" (1 Samuel 9.2). 

Por sua estatura e beleza, ele "pareceu" ser o mais indicado. 

Deus tinha o melhor para o povo, mas em Seu devido tempo. O povo insistiu e quis algo menos do que "o melhor" e Saul foi nomeado rei.

Saul perdeu, rapidamente, seu mandato dado por Deus, pois seu governo pretendia agradar aos homens e não a Deus. 

Não há lugar para "políticos" na obra de Deus. Enquanto filhos de Deus, o nosso "público" é composto de um só: nossa platéia é Aquele que nos criou para o louvor de Sua glória.

Davi, por outro lado, foi o rei escolhido por Deus, um homem que tinha sido equipado e treinado através de um íntimo relacionamento com seu Senhor.

Davi foi moldado, Davi deixou que seu caráter fosse transformado de experiência em experiência com Deus 

Quando Deus tirou o reinado das mãos de Saul e o colocou nas mãos de Davi (Veja 1 Samuel 28.17), este disse, através de suas ações: "Não usaremos caminhos humanos para buscar a Deus."

Ambos tiveram o final que mereceram, Saul um triste fim, Davi um reinado de glórias 

***

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PURIFICAÇÃO


PURIFICAÇÃO

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.          (Isaías 1:16) 
 
Ninguém gosta de sujeira, ninguém bebe água suja, ninguém gosta de ficar perto de gente que não toma banho, gente suja e mal arrumada, quando a sua casa está suja, é ruim, casa limpa é bem melhor, andar pelas ruas sujas e se deparar com sujeiras, fumaça preta dos carros, freqüentar praias sujas, perto de sujeira ninguém quer ficar, todo mundo quer distancia de sujeira
  • Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8
Deus quer limpar toda sujeira de nossa vida, é preciso tomar banhos espirituais todos os dias, desde nosso inicio na caminhada cristã (religiosa) estamos nos lavando, tiramos a lama no inicio e ficam as sujeirinhas escondidas, as rufas, aquilo que você não consegue ver claramente
 
O cheiro do pecado é ruim, é podre, ninguém gosta de coisa podre, Deus não gosta de sujeira também, ele quer nos limpar, porque ele gosta de limpeza, coisas agradáveis, portanto lavai-vos, purificai-vos. O pecado nos deixa sujo, muito sujo, desagrada o senhor, mas:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
Depois de confessar é muito bom se lavar e se purificar diariamente, e depois não se contaminar de novo, senão haja banhos espirituais, todos os dias, assim a água vai acabar, você corre o risco de ficar sujo para sempre, afaste-se dos pecados
  • De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 2 Timóteo 2:21

Deus quer usar vasilha limpa, você usa vasilha suja para comer?, para fazer comida, você usa coisas sujas?
 
Roupas sujas, vestes sujas, dá uma má impressão coisas sujas, por isso seja limpo diante de Deus, faça com que sua vida seja totalmente limpa diante do senhor, se ninguém gosta de sujeira, quanto mais a Deus que quer ti usar
Dentro da sua igreja, apresente-se limpo, não somente com suas roupas, suas vestes, mas com seu espírito purificado, no mundo há muitas maneiras de se sujar, de se contaminar com as sujeiras: más companhias, maus hábitos, maus desejos, vícios, desejos incontroláveis, corrupçaõ, suborno, práticas ilicitas, etc, etc

  • Porém o que for imundo, e se não purificar, do meio da congregação será ele extirpado; porquanto contaminou o santuário do SENHOR; água de separação sobre ele não foi espargida; imundo é. 
  • (Números 19:20)

Lembre-se Deus detesta sujeira, quem te suja é o inimigo de sua alma, deixe de ser SUJO, deixe de ser SACO DE LIXO QUE SÓ ACEITA SUJEIRA e seja um vaso de honra, seja santo e limpo para fazer a alegria do senhor, fazer a obra de deus aqui na terra.

***

quinta-feira, 9 de julho de 2015

ALGUMA COISA AINDA TE FALTA?


ALGUMA COISA AINDA TE FALTA?

Todos nós sabemos que somos imperfeitos, falhos. Temos defeitos, ás vezes somos inseguros, irresponsáveis, temos limitações, achamos que sabemos muitas coisas, e não sabemos nada...
...

Sempre dá a sensação que alguma coisa nos falta, para sermos pessoas equilibradas e saudáveis

Temos dúvidas, cometemos erros, mas há uma receita infalível para conseguir a perfeição, ser uma pessoa equilibrada e saudável, sem ficar preso a doutrinas religiosas, sem ficar preso em conceitos, preconceitos, barreiras sociais e tantas coisas que atrapalham nosso entendimento sobre como viver a vida

Veja a receita da perfeição, dicas do mestre Jesus em: Mateus 19:21

Disse-lhe Jesus: se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

Jesus deu a receita justamente para um jovem de classe alta, que tinha muitas coisas materiais, mas estava lhe faltando justamente a receita da perfeição, a receita da verdadeira felicidade

ALGUMA COISA IMPORTANTE FALTAVA A ESTE JOVEM

Jesus logo lhe ensinou sobre a teoria da perfeição, mas infelizmente este cara não quis praticar, e ficou sem ter a certeza da sua salvação

Quando este jovem rico e religioso encontrou Jesus, tinha dúvidas, estava confuso com seus pensamentos, meio perdido entre seguir a religião e fazer tudo certo, pensava ele já ter o conhecimento suficiente para entrar na vida eterna e ser salvo, afinal se considerava um moço bom, correto, cumpridor de algumas leis de Deus.

Provavelmente este jovem era judeu e fariseu, pois sabia exatamente o que a lei de Moisés (os 10 mandamentos) mandava fazer, era zelozo com as coisas de Deus e tal, achava que já estava garantido no céu, queria só uma confirmação do próprio Jesus

Muitas pessoas religiosas são assim, tem toda teoria a respeito das coisas de Deus, mas não põe em prática, por isso tem dúvidas se quando morrerem vão para a vida eterna

O jovem com esta dúvida, que muitos ainda tem, se aproximou de Jesus;

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mateus 19:16-17)

O JOVEM não pode esquecer, A hora em que encontrou Jesus! Seu modo de falar, a voz, a mansidão, Seus olhos brilhavam mais que a luz, SEU AMOR INCONDICIONAL, sua disposição em ATENDER, ele provavelmente conhecia a fama de Jesus, e no meio da multidão teve oportunidade e se sentiu bem em falar com ele

A grande compaixão que Jesus mostrava no tratar, Ninguém se retirou dali, então o jovem se aproximou, disparou seu coração, logo disse a Jesus: Mestre, o que farei para a vida eterna herdar? Que posso eu de bom fazer?

Atento esperou o mestre explicar. Queria com Jesus viver para sempre e o mestre logo lhe falou dos mandamentos mais fáceis de seguir;

Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 19:18-19)

Disse-lhe o jovem religioso, criado desde a infância na religião: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
(Mateus 19:20)

O QUE ME FALTA, DISSE O JOVEM!

Jesus percebeu que em seu coração tinha toda a teoria religiosa, guardava muito bem no coração e na memória o conhecimento, mas lhe faltava o mais importante, praticar o que seria do ponto de vista humano o mais difícil, coisas que exigem disposição do coração.

DE IMEDIATO a sua pergunta, JESUS ACHOU QUE ESTAVA FALTANDO O PRINCIPAL, E NÃO ERA O QUE este jovem QUERIA OUVIR.

Ele deu para o Jovem a receita da perfeição, JÁ FOI LOGO DIZENDO:

"se queres ser PERFEITO, venda e DISTRIBUA tudo que tem dá aos pobres, e me segue"

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
(Mateus 19:21)

Resposta Perfeita!!!!!!! ERA OQUE FALTAVA PARA O JOVEM RICO

Jesus deu a receita da perfeição, esta é a teoria da perfeição, quem segue e pratica esta teoria tem um lugar no céu garantido, viverá com a certeza da salvação

JESUS não estava falando aqui de vender tudo, e ficar sem nada, que não devia ter dinheiro, tinha que se tornar um mendigo e segui-lo, nada disso, mas o que estava segurando aquele rapaz e deixando ele imperfeito, era o seu apego e amor as riquezas desta vida....

As coisas materiais eram prioridade e sua resitência interior em não querer dividir nada com ninguém o atrapalhava, enfim o cara estava pensando somente em si mesmo, totalmente individualista, auto-suficiente, apoiando sua segurança em coisas materiais e achando que a religião iria salvá-lo, leva-lo em segurança até a morte

Jesus não citou nenhuma TEORIA DA MISÉRIA para ele pensar, tipo:venda tudo, viva na miséria, não tenha mais posses, fique sem nada, seja um zé ninguém e me segue.

Jesus também não incentivou o jovem a pensar numa TEORIA DA PROSPERIDADE, tipo: De tudo o que voce tem, depois me segue, logo será abençoado novamente, e te darei em dobro tudo que perdeu, restituirei, abençoarei e será próspero na vida financeira novamente.

Jesus também não incentivou este jovem a praticar uma TEORIA DA SANTIDADE, tipo: não corte o cabelo, não use jeans, não faça a barba, não se misture com os pecadores, não faça isso, não faça aquilo que é pecado

NADA DISSO, NEM MISÉRIA E NEM PROSPERIDADE, NEM SANTIDADE ESQUISITA e sim o essencial para cada ser humano, buscar a perfeição, a receita infalível para a verdadeira felicidade, ATRAVÉS DE ATITUDES DO CORAÇÃO

Enquanto muitas igrejas ensinam PRINCIPALMENTE sobre TEORIA DA PROSPERIDADE, JESUS APENAS NOS ENSINA SOBRE TEORIA DA PERFEIÇÃO, o único meio para qual a gente possa ser salvo

Jesus apenas confirmou o melhor caminho a seguir, ou seja, imitar ele próprio EM TODAS AS SITUAÇÕES, fazer o que ele já estava fazendo há muito tempo, Jesus o amou, teve pena dele, e queria ajudá-lo a entrar no caminho da perfeição, mas o cara ainda tinha o espirito individualista e religioso, pensava somente em si mesmo

Jesus diz ao Jovem: faça o que faço, segue-me, veja como eu vivo, eu não falo sobre miséria e nem vivo atrás de riquezas, eu amo hoje, eu vivo o hoje, eu sou bom hoje, eu sou justo e misericordioso hoje, a cada passo eu procuro ser perfeito, nem penso no dia de amanhã, faço uma coisa de cada vez e sempre penso estar na vontade de Deus, através dos bons relacionamentos com todo tipo de pessoa

DEUS NÃO NOS CRIOU PARA SERMOS SERES INDIVIDUALISTAS, NÃO É ASSIM: CADA UM POR SI E DEUS CONTRA TODOS, INFELIZMENTE O MUNDO TEM ESTA TENDENCIA, CADA UM QUERENDO VIVER A SUA MANEIRA, CADA UM QUERENDO TIRAR VANTAGENS EM TUDO, MAS ELE NOS CRIOU PARA BONS RELACIONAMENTOS, UNS AJUDANDO OS OUTROS, NA MESMA PROPORÇÃO DE JUSTIÇA, PAZ, ALEGRIA, AMOR E MISERICORDIA

Deus conhece nosso coração, sabe no que estamos apegado, quais são as nossas motivações, quais são as nossas reais necessidades, quais são os nossos interesses e objetivos e no que estamos pensando sobre nossos relacionamentos com todo tipo de pessoa

Neste conselho de Jesus que serve para todo mundo, o jovem rico tinha condições de ser salvo, mas faltava algo mais do que só cumprir rituais religiosos e conhecer as leis de Deus...

O QUE LHE FALTAVA ENTÃO?

Ele deveria praticar e não só viver de teorias, ele tinha que converter seriamente o seu coração, mudar de mentalidade, mudar certos hábitos, atitudes e comportamentos, ele tinha que compartilhar, interagir, doar seu tempo, seus talento com as outras pessoas para se tornar perfeito, ter bons relacionamentos, sem apego a coisas materiais, e ser feliz nos relacionamentos, isso sim deixaria ele perfeito

Uma pessoa perfeita, você olha e ve nela muitas qualidades: legal, bacana, eficiente, gentil, educado, amoroso, bondoso, misericordioso, eficiente, justo, simpático, altruísta, santo, humano, e ela desenvolve todas estas virtudes simplesmente interagindo com os demais seres humanos

Mas quando Jesus falou ao jovem que de tudo que ganhara, teria que doar, VENDER, compartilhar com alguém!, com outras pessoas E SEGUIR JESUS, ele escutou, MAS NÃO QUIS ACREDITAR:

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas RIQUEZAS. (Mateus 19:22)


"Não desprezou a sua riqueza EXTERIOR e NÃO QUIS EXPERIMENTAR a RECEITA DA PERFEIÇÃO"

Riqueza ou salvação, nós ainda podemos escolher...

O QUE NOS FALTA?


Que dura decisão para O JOVEM, PARA MIM e PARA TODOS NÓS.

O QUE NOS FALTA? ONDE ESTAMOS APEGADOS?

Não podemos ficar sem ação, dar as costas para Jesus, esta decisão marca de uma vez o nosso fim!

Chega de teoria da miséria, teoria da prosperidade, comece a pensar na teoria da perfeição e a pratique, ISTO É O QUE NOS FALTA, é o único caminho que nos leva até DEUS lá na ETERNIDADE

paulo.life@hotmail.com

terça-feira, 7 de julho de 2015

DEUS ME TIROU DO FUNDO DO POÇO



DEUS ME TIROU DO FUNDO DO POÇO

É triste a situação de muitas pessoas que chegam ao fundo do poço. É muito comum saber que às vezes as pessoas precisam chegar ao fundo do poço para tomar uma atitude, para mudar de vida

Muitos fatores e situações levam as pessoas ao fundo do poço: Problemas financeiros, depressão, enfermidades, rejeição, crises conjugais, dependência de drogas, entre tantas outras coisas

O que fazer quando se chega no fundo do poço?

Essa é a hora que nada mais dá para fazer, a não ser olhar para cima

No fundo do poço temos que parar de olhar para os lados, sem achar saída e olhar para o céu

O céu é o limite e deixar ser encontrado por Deus é a solução. Deus é o único que pode nos tirar do poço

Jonas um personagem conhecido nas Escrituras, se achava preso no ventre de um grande peixe, lá no fundo do mar, o que fazer então?

Jonas um profeta covarde, medroso, sem compromisso, não queria pregar o Evangelho para uma nação pecadora e inimiga do seu povo. Acostumado a pregar só para os seus conterrâneos, recebeu uma ordem de Deus e não quis ouvir, rejeitou a missão, estava morto espiritualmente

Vai para o mar, distante do seu propósito, chega uma tempestade e Joinas é jogado ao mar. Era o fim da linha, na escuridão, lá no fundo do mar, foi parar na barriga de um peixe, e quase asfixiado, à beira da morte, sem nenhuma possibilidade de salvação, de socorro por parte dos homens

Realmente Jonas estava quase morto, no fundo do poço

Mas ele reconheceu que havia rejeitado um convite de Deus, que a salvação naquele momento, nestas horas de sufoco vem do "SENHOR"

Para alcançar a ajuda de Deus, ele olhou para cima, naquela situação horrível dentro de um peixe, ele disse assim:

Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. (Jonas 2:2-7)

Jonas sentiu a mão de Deus lhe retirando de dentro daquele grande peixe

O rei Nabucodonosor, famoso conquistador, o grande rei da Babilônia também chegou a o fundo do poço

Ele teve seus dias de glória. O império Babilônico nas suas mãos só prosperou. Ele no auge da carreira, não quis aceitar a grandeza de Deus. Seu negócio era status, fama, poder e glória, era marca registrada da época. O rei mandou fazer estátuas gigantescas de si mesmo

A própria vida encarregou-se de levá-lo ao fundo do poço

De repente, num dia qualquer, nabucodonosor fica louco e começa a viver como um animal do campo, ele perde os sentidos, esquece de quem era

O rei fica biruta. Eu imagino como fica seus familiares, esposa, amigos, filhos, súditos tendo que contemplar aquela fase de esquisitice

O cara não regulava das idéias, vai para o mato comer capim, não tomava mais banho, não cortava cabelo, literalmente, vira um animal selvagem

Ficou assim até reconhecer que só o Deus criador do céu e da terra e verdadeiro Deus poderia dar um jeito na situação

Só Deus tinha a cura da sua loucura

Mas ele precisou olhar para o céu, para que o seu entendimento voltasse ao normal

Sua história na Bíblia Sagrada está registrada no livro de Daniel, deste modo, ele mesmo disse:

Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia, Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves. Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba. (Daniel 4:29-37)

Daniel era funcionário de Nabucodonosor e acompanhou de perto sua loucura e humilhação. Daniel viu o estado do rei, lunático, doido, no fundo do poço e também registrou a salvação, a cura, a libertação deste homem orgulhoso

O rei olhou primeiro para o céu e percebeu que seu entendimento havia voltado

Saulo, outro personagem histórico das Escrituras, também chegou no fim da linha, no fundo do poço, numa situação embaraçada

Ele era um incansável perseguidor de cristãos da sua época, o cara não gostava de crentes, seguidores de Jesus, defendia a ferro e fogo a religião judaíca, era sincero em sua devoção, naquilo que acreditava

Era um líder nato, seu zelo era destaque, missão dada, missão cumprida, fariseu bem religioso, decidido exterminar com os seguidores de Jesus - estava morto espiritualmente com ódio no coração

Sua história está registrada no livro de Atos, da seguinte maneira:

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. (Atos 9:1-9)

O comandante ficou cego, e não quis comer e nem beber por 3 dias. No caminho de Damasco ele não enxergou mais nada, e por 3 dias foi parar no fim da linha, no fundo do poço

Como alguém que liderava um bando de perseguidores de cristãos fica cego de uma hora para outra?

Como prosseguir agora? Não tem jeito, como continuar uma perseguição cego?

Agora Saulo dependia muitos dos seus homens, sua missão é interrompida

A única coisa a fazer é obedecer as instruções, a voz do Senhor Jesus que ouviu no caminho que dizia: "entra na cidade, alguém lhe dirá o que fazer"

Realmente Deus tinha preparado alguém, na cidade, um tal de Ananias tirou a cegueira de Saulo e o livrou desta situação humilhante

Jonas, Nabucodonosor e Saulo são exemplos de pessoas que levavam a vida normal até que algumas situações imprevisíveis e inexplicáveis surgiram e os levaram até o fundo do poço

Todos nós podemos passar por situações parecidas, não temos controle de nada

Às vezes, Deus nos deixa correr livremente, pra lá e pra cá, e correr até cairmos em algum fundo do poço, e exaustos, sem saída, sem solução, num canto qualquer da vida

Jonas no mar, numa viagem. Nabucodonosor no palácio real, no auge da fama. Saulo no trabalho, numa missão...

Ambos chegaram lá, onde não queriam estar, no fundo do poço, sem saída, onde o jeito era olhar para cima, fundo do poço só dá pra ver saída para cima e clamando por socorro acharam a mão de Deus

Em qualquer situação difícil, quando não sabemos o que fazer, nem para onde ir, a melhor e única solução a fazer é só olhar para cima mesmo e pedir ajuda ao SENHOR

Situações para nos levar ao fundo do poço podem acontecer na vida de qualquer um, a qualquer momento. mas, só Deus pode nos tirar do fundo de qualquer poço em segurança e sói Ele pode mudar a nossa história

Quando finalmente paramos para pensar e nos deixamos encontrar pelo Senhor Jesus, Ele vem com sua mão poderosa, nos tira do fundo do poço e opera em nós o teu querer

O milagre da restituição acontece, a libertação, a direção, a provisão e a proteção nos acompanha, nos dando novas oportunidades para servi-lo com gratidão

Jonas teve nova oportunidade para servir a Deus e pregar o evangelho aonde for, inclusive para outros povos distantes

Nabucodonosor agora depois desta fase louca não vai mais adorar outros deuses e as riquezas, ele vai exaltar a Deus em todo momento

Saulo não vai mais ter raiva de crentes, ele virou um crente e servir a Deus, seu nome foi mudado para Paulo e evangelizou quase o mundo inteiro

Deus nos tira do fundo do poço para servi-lo - É com este único propósito que Ele faz - Para O servi-Lo

paulo.life@hotmail.com

domingo, 5 de julho de 2015

A ROSA E O CACTO




A ROSA E O CACTO

Por causa de uma crise em seu casamento, um homem decidiu que procuraria uma amante para ter um relacionamento amoroso melhor e mais tranquilo do que tinha com a esposa. 

Mas antes, ele foi até a igreja onde a esposa e os filhos congregavam. 

Lá, ele se encontrou com o zelador do templo, um senhor cristão, de uns 80 anos de idade, muito conhecido por aconselhar pessoas, e perguntou:

Senhor, eu vim aqui porque preciso de sua ajuda, pois estou muito confuso.

Por que, meu filho? O que aconteceu?

O marido, então, resolveu abrir o coração:

É que tenho enfrentado muitos problemas no meu casamento e já não sei mais se sinto alguma coisa pela minha esposa. 

Para ser sincero, estou com o desejo de procurar outra mulher para ver se encontro a verdadeira felicidade. 

Pode ser que uma amante consiga me oferecer o que a minha mulher não me oferece há anos.

Com o semblante sereno, o zelador conselheiro fez um convite àquele homem:

_ Imagino o quanto seja difícil, mas, antes que eu fale qualquer coisa, venha até o jardim comigo.

O idoso, então, apanhou duas plantas em suas mãos: uma rosa e um cacto. Em seguida, perguntou ao marido insatisfeito:

Se você tivesse que escolher uma dessas duas plantas, qual das duas você escolheria?

A rosa, é lógico!!

Por quê? Perguntou o zelador.

Sem pensar duas vezes, o homem respondeu:

Porque a rosa é bem mais bonita, cheirosa e agradável de se ver, do que esse cacto cheio de espinhos e sem graça.

Com a mesma calma do início da conversa, o zelador prosseguiu:

Você tem toda a razão! A rosa é realmente muito mais bonita e seu perfume não se compara ao de um cacto. 

Mas quero que você aprenda uma coisa importante: muitas vezes, os homens agem com pouca sabedoria. Eles preferem aquilo que tem alguma beleza externa ou o que parece chamar mais a atenção. 

Essa rosa realmente é mais bonita que o cacto. Deus quis assim... No entanto, ela morre em pouco tempo e perde toda a sua beleza. Se o clima estiver desfavorável, a flor morre ainda mais rápido, seca e fica feia.

E o idoso continuou:

Já o cacto, foi criado por Deus para resistir a todos os climas ruins. Faça frio ou calor, chuva ou sol, ele permanece sempre verde e com os seus espinhos. 

Deus foi tão cuidadoso em sua criação que, nos tempos certos, surge nesse cacto uma das mais belas flores que se tem conhecimento em toda a natureza.

E antes que o rapaz pudesse argumentar, aquele sábio homem falou:

Sua mulher não é perfeita, assim como você não é! Ela conhece seus erros, suas fraquezas, seus defeitos. Com ela, você pode desabafar em seus dias ruins, ela cuida de você e de seus filhos, está sempre de prontidão para te ajudar da melhor forma que ela pode. 

Deus confiou a vida dela a você! Já uma amante pode se mostrar tão bela quanto uma rosa. Porém, ela deseja apenas o seu dinheiro, a sua felicidade, o seu sorriso, o seu corpo, as suas fantasias. 

Mas, na primeira dificuldade, ela vai te trocar por outro homem que ofereça a ela mais do que você pode oferecer.

Enquanto colocava as duas plantas em seus devidos lugares, o zelador da igreja concluiu:

Agora me diga, rapaz. Com quem você quer ficar? Com a rosa ou com o cacto?

Com lágrimas nos olhos e sem muitas palavras a dizer, o marido apertou a mão do zelador, lhe deu um caloroso abraço e foi para sua casa. No caminho de volta, passou em uma floricultura, comprou um buquê com uma dúzia de rosas para a esposa e escreveu em um cartão: 

Nem mesmo a beleza e o perfume de todas as rosas do mundo podem ser comparados a você! Te amo minha linda!

"Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor" (Provérbios 18:22).


***

sábado, 4 de julho de 2015

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO




O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO


DINHEIRO: energia vital para a nossa sobrevivência

O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal.

Ele pode estar circulando numa instituição para fins de caridade para ajudar pessoas e também ao mesmo tempo circulando na boca do tráfico financiando a destruição de muitos

Saiba o valor que tem o seu dinheiro. Tudo depende do seu usuário. É
é por isso que o dinheiro é neutro para se fazer o que bem entende com ele, a forma como o usamos é que faz toda a diferença

Há quem diga que sem dinheiro vamos ver o capeta e há quem diz que só o dinheiro traz felicidades

Para as mulheres seve bem este slogan: "quem diz que dinheiro não traz felicidades, não sabe onde fazer compras"

Temos que aprende a usar bem o nosso dinheiro. Até que ponto seremos equilibrados em relação ao dinheiro

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 
(1 Timóteo 6:10-11)

A Bíblia Sagrada não diz que ter muito dinheiro é ruím, o que faz mal é o amor, o apego ao dinheiro

E tudo que tem apego, escraviza, impulsiona a pessoa a ter sempre mais e não existe compartilhamento

Tempo, dinheiro e saúde são coisas importantes pra sermos pessoas equilibradas, é o fator principal em nosso estado emocional tranquilo

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?    (Mateus 16:26)

Quer viver saudável e equilibrado, emocionalmente tranquilo, administre bem seu tempo, sua saúde e principalmente seu dinheiro

Lidar com o dinheiro é um teste de fidelidade a Deus, pois tudo está confiado em ti, o que faz com suas riquezas, recursos e bens materiais?

E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
(Lucas 16:9-13)

Jesus disse que se não formos fiéis a Deus com nosso dinheiro, talentos e habilidades, não lhe confiará os recursos espirituais

Isso quer dizer, que Deus está acima de tudo de olho em tudo até na nossa administração financeira

Nós precisamos sempre nos perguntar: "Quais sãos as prioridades com nosso dinheiro?"

Tenho meu dinheiro para minha alegria? Dinheiro é minha satisfação pessoal? sou equilibrado e administro bem meu dinheiro? O dinheiro é minha vida, minha saúde, minha comida na mesa, minha casa, meus filhos ,meu trabalho?

Alguém um dia chegou até Jesus querendo entrar na vida eterna e disse: E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. (Lucas 18:18-19)

Jesus foi logo lhe dizendo que Deus é bom, e que não somos bons por natureza em nada que queremos fazer, as nossas motivações podem estar todas erradas

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. (Lucas 18:20-23)

O cara tinha dinheiro, era muito rico, era muito religioso, pois conhecia todos os mandamentos de Deus e ainda assim ,se retirou da presença de Jesus

Tudo porque jesus lhe pediu para compartilhar tudo que tinha. Este jovem rico tomou uma triste decisão. Tudo o que ganhou, sua riqueza, não queria repartir com ninguém

Este é o perigo do dinheiro: amor e apego.

PODEMOS ESTAR TÃO APEGADOS EM OUTRAS RIQUEZAS, que não sejam dinheiro, como ídolos, pessoas, vícios, maus hábitos, CORRUÇÃO, DROGAS que não damos conta que a vida para ser feliz deve ser COMPARTILHADA

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. (Lucas 18:24-25)

***

A IGREJA EXEMPLAR - FILIPENSES



FILIPENSES - A IGREJA EXEMPLAR
Ninguém era tão bom quantos eles, os cristãos de Filipos, na questão DAR e RECEBER

Quanto mais eles davam em direção aos outros, mas eles recebiam de Deus a RECOMPENSA

Esta era a IGREJA mais elogiada do Novo Testamento. Ela deixou o Apóstolo Paulo impressionado pelo amor, pela união e pela eficiência

Paulo se emocionou com eles, eles mostraram na prática como "IGREJA" deve ser

Foi ela a humilde IGREJA dos Filipenses que deixou o apóstolo Paulo impactado, para ela Paulo só rasga elogios, eles eram os campeões em DAR E RECEBER

Vós que sois de Filipos, bem sabeis como, no início do meu ministério evangélico, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja eu encontrei comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Já por duas vezes mandastes para Tessalônica o que me era necessário. Não é o donativo em si que eu procuro, e sim os lucros que vão aumentando a vosso crédito. (Filipenses 4: 15:17)

A igreja dos Filipenses era um exemplo no dar e receber. Dava muito amor, seus membros se doavam, ajudavam uns aos outros e recebiam o melhor de Deus

Paulo disse que esta igreja tinha crédito com Deus. Ele ficou inteiramente satisfeito com esta igreja, porque eles faziam tudo com zelo e amor

Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Estou bem provido e cheio, depois que recebi de Epafrodito a vossa oferta: foi um suave perfume, um sacrifício que Deus aceita com agrado.O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (
Filipenses 4:15-19)
Esta era uma igreja que encheu os olhos de Deus. Eu creio que todos os ministérios desta igreja eram prósperos. Todos os membros colaboravam entre si, para fortalecer esta linda igreja com a cara de JESUS

Eram solidários, compromissados, zelosos, hospitaleiros e dedicados a servir uns aos outros assim como Cristo nos ensinou

Se houvesse ministério social, todos se envolviam, todos se doavam e todos ajudavam os necessitados; eu creio que se houvesse estudos bíblicos todos participavam, todos queriam aprender mais de Deus 

Eu creio que se houvesse ministério de intercessão, todos participavam e todos oravam uns pelos outros, se houvesse ministério de louvor, todos adorariam de coração, não haveria disputas, competições e nem contendas, porque ninguém queria ser o mais importante

Os filipenses eram cooperadores leais da igreja, eram unanimes na adoração verdadeira, financeiramente eles cooperavam com Paulo enquanto ele estava na prisão

Naquela época as prisões não era como os nossos dias. Os presos eram responsáveis pelo próprio sustento dentro da prisão Aqueles que não tivessem apoio de familiares ou amigos estavam sujeitos a morrer de fome

Mas, Paulo não passava fome, ele tinha sustento dos filipenses. 

Quando ajudamos os necessitados as nossas ofertas beneficiam tanto aqueles que as recebem, quanto a nós também porque Deus também suprirá todas as nossas necessidades

O que Paulo mais apreciou não foi a oferta dos filipenses em si, mas seu espírito de união, de amor e devoção

Será que podemos encontrar uma igreja destas neste tempo que vivemos hoje?

A nossa igreja de hoje se parece com a elogiadíssima igreja dos FILIPENSES?

A recompensa dos cristãos FILIPENSES é que eles marcaram a sua geração - HISTORICAMENTE - A IGREJA de FILIPOS se TORNOU O BERÇO DO CRISTIANISMO EUROPEU, ali começou as primeiras conversões da EUROPA, e aí o CRISTIANISMO se espalhou pelo mundo afora

***

O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE



O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE

SALÁRIO - A gente trabalha agora e recebe depois, a gente semeia, planta para poder colher depois, sendo assim, basicamente falando salário é a forma da gratificação pelo seu esforço no trabalho

"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." [Gálatas 6:8].

Esta frase é muito útil para sua maior compreensão. Todos conhecemos o conceito de trabalhar em troca de uma remuneração.

Uma vez que tenhamos realizado um trabalho, com toda a justiça esperamos receber o pagamento, de acordo com a quantidade do trabalho produzido.

Os agricultores que extraem seu sustento da terra, plantam na primavera esperando colher no outono. Se plantarem trigo, certamente não planejam colher milho! Não, a plantação de trigo produz trigo. É esse conceito de plantar e ceifar que encontramos em Gálatas 6:7-8:

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna."

Essa idéia fica tão ampliada em Romanos 6:23 que dá para entender claramente que se plantarmos coisas ruíns o tempo todo, se vivemos sobre nossos atos ruíns, maus comportamentos, maus hábitos, caminhos tortuosos, ganância, luxuria, corrupção e mentiras, erros e mais pecados e pecadinhos, certamente o salário virá, as consequencias virão para acertar as contas, nos matando lentamente, primeiro espiritualmente, emocionalmente e até enfim culminar numa morte física fatal, certa e trágica:

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor."

Há um adágio que diz: "A justiça de Deus tarda, mas não falha!".

O princípio de semear e ceifar os frutos depois é perpétuo, e precisamos sempre ter isso em mente.

Em vez de semear na carne, realizando todos os desejos da carne — vivendo para nós mesmos e para os prazeres da vida — devemos aprender com esses princípios bíblicos e semear as sementes da justiça.

Se você ainda está pensando em um dia se der tempo acertar a vida e melhorar, faça logo, pois o dias passam e o resultado do plantio e do salário acontecerá da mesma forma

"O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória"


Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos.

Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus.

Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia para não ser mais um escravo assalariado do pecado e da morte.

paulo.life@hotmail.com

JESUS E A DIMENSÃO POLÍTICA



JESUS E A DIMENSÃO POLÍTICA

Jesus Cristo tem uma dimensão política. Não podemos esquecer que Jesus foi condenado tanto por uma ofensa política quanto por uma ofensa religiosa. 

Na corte judaica ele foi considerado culpado de blasfêmia, por ter chamado a si mesmo Filho de Deus, enquanto que na corte romana ele foi condenado por sedição, por se haver declarado rei, e Roma não reconhecia outro rei além de César.

Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. 
(Lucas 20:25)

Portanto, as reivindicações de Jesus tinham implicações políticas inevitáveis. Sua declaração de que nós temos que dar "a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" pode ter sido deliberadamente enigmática.

Mas ela certamente implicava que existem áreas sobre as quais Deus é Senhor e nas quais César não deve se intrometer.

Os cristãos primitivos enfrentavam um constante conflito entre Cristo e César. Durante o primeiro século, a megalomania dos imperadores era cada vez maior. Eles mandavam construir templos em sua própria honra e exigiam que seus súditos os reverenciassem como deuses.

Estas exigências acabaram entrando em choque direto com o senhorio de Cristo, a quem os cristãos honravam como rei, ou melhor, como "o soberano dos reis da terra".

Os governantes da época fazia trazer à sua presença na corte os cristãos que suspeitava serem desleais, e como libertava somente aqueles que "ofereciam invocação com vinho e incenso a vossa alteza [o Imperador] como a uma imagem".

Mas como é que os cristãos podiam dizer "César é Senhor" se eles haviam confessado que "Jesus é Senhor"?

Antes eles preferiam ir para a prisão e a morte do que negar o senhorio de Cristo!

Não era fácil ser cristão naquela época, agora, hoje já virou moda

*** parafraseando Jhon Stott

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...