sábado, 23 de maio de 2015

A LEI DO ESPÍRITO E DA VIDA



A LEI DO ESPÍRITO E DA VIDA
O apóstolo Paulo usou o casamento para ilustrar nosso relacionamento com a lei. quando um dos conjuges morre, o contrato de casamento fica anulado
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. (Romanos 7:2-6)
Ao morrermos com Cristo, quando desejamos nos batizar, a lei do pecado não pode mais nos condenar, estando unidos a Cristo, seu Espírito nos capacita a praticar boas obras para Deus.
Então servimos ao Senhor não porque obedecemos a um conjunto de regras, não por causa de religião, nem leis e nem regras, mas porque nosso coração está renovado, livre do pecado e nossa mente está transbordante em amor por Jesus Cristo
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:2)
***

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O REINO DE DEUS É SIMPLES



A PALAVRA DE DEUS É EFICAZ E O REINO É SIMPLES
O Reino é Simples! Um convite à Doce Revolução... Vem e vê!
Artigo 1 – Fica decretado que agora não há mais nenhuma condenação para quem está em Jesus, pois, o Espírito da Vida em Cristo, livra o homem de toda culpa para sempre.
Artigo 2 – Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive os Sábados e Domingos, carregam consigo o amanhecer do Dia Chamado Hoje, por isso qualquer homem terá sempre mais valor que as obrigações de qualquer religião.
Artigo 3 – Fica decretado que a partir deste momento haverá videiras, e que seus vinhos podem ser bebidos; olivais, e que com seus azeites todos podem ser ungidos; mangueiras e mangas de todos os tipos, e que com elas todo homem pode se lambuzar.
Parágrafo do Momento: Todas as flores serão de esperança; pois que todas as cores, inclusive o preto, serão cores de esperança ante o olhar de quem souber apreciar. Nenhuma cor simbolizará mais o bem ou o mal, mas apenas seu próprio tom, pois, o que daí passar estará sempre no olhar de quem vê.
Artigo 4 – Fica decretado que o homem não julgará mais o homem, e que cada um respeitará seu próximo como o Rio Negro respeita suas diferenças com o Solimões, visto que com ele se encontra para correrem juntos o mesmo curso até o encontro com o Mar.
Parágrafo que nada pára: O homem dará liberdade ao homem assim como a águia dá liberdade para seu filhote voar.
Artigo 5 – Fica decretado que os homens estão livres e que nunca mais nenhum homem será diferente de outro homem por causa de qualquer Causa. Todas as mordaças serão transformadas em ataduras para que sejam curadas as feridas provocadas pela tirania do silencio. A alegria do homem será o prazer de ser quem é para Aquele que o fez, e para todo aquele que encontre em seu caminhar.
Artigo 6 – Fica ordenado, por mais tempo que o tempo possa medir, que todos os povos da Terra serão um só povo, e que todos trarão as oferendas da Gratidão para a Praça da Nova Jerusalém.
Artigo 7 – Pelas virtudes da Cruz fica estabelecido que mesmo o mais injusto dos homens que se arrependa de seus maus caminhos, terá acesso à Arvore da Vida, por suas folhas será curado, e dela se alimentará por toda a eternidade.
Artigo 8 – Está decretado que pela força da Ressurreição nunca mais nenhum homem apresentará a Deus a culpa de outro homem, rogando com ódio as bênçãos da maldição. Pois todo escrito de dívidas que havia contra o homem foi rasgado, e assustados para sempre ficaram os acusadores da maldade.
Parágrafo único: Cada um aprenderá a cuidar em paz de seu próprio coração.
Artigo 9 – Fica permanentemente esclarecido, com a Luz do Sol da Justiça, que somente Deus sabe o que se passa na alma de um homem. Portanto, cada consciência saiba de si mesma diante de Deus, pois para sempre todas as coisas são lícitas, e a sabedoria será sempre saber o que convém.
Artigo 10 – Fica avisado ao mundo que os únicos trajes que vestem bem o homem diante de Deus não são feitos com pano, mas com Sangue; e que os que se vestem com as Roupas do Sangue estão cobertos mesmo quando andam nus.
Parágrafo certo: A única nudez que será castigada será a da presunção daquele que se pensa por si mesmo vestido.
Artigo 11 – Fica para sempre discernido como verdade que nada é belo sem amor, e que o olhar de quem não ama jamais enxergará qualquer beleza em nenhum lugar, nem mesmo no Paraíso ou no fundo do Mar.
Artigo 12 – Está permanentemente decretado o convívio entre todos os seres, por isso, nada é feio, nem mesmo fazer amizades com gorilas ou chamar de minha amiga a sucuri dos igapós. Até a “comigo ninguém pode” está liberta para ser somente a bela planta que é.
Parágrafo da vida: Uma única coisa está para sempre proibida: tentar ser quem não se é.
Artigo 13 – Fica ordenado que nunca mais se oferecerá nenhuma Graça em troca de nada, e que o dinheiro perderá qualquer importância nos cultos do homem. Os gasofilácios se transformarão em baús de boas recordações; e todo dinheiro em circulação será passado com tanta leveza e bondade que a mão esquerda não ficará sabendo o que a direita fez com ele.
Artigo 14 – Fica estabelecido que todo aquele que mentir em nome de Deus vomitará suas próprias mentiras, e delas se alimentará como o camelo, até que decida apenas glorificar a Deus com a verdade do coração.
Artigo 15 – Nunca mais ninguém usará a frase “Deus pensa”, pois, de uma vez e para sempre, está estabelecido que o homem não sabe o que Deus pensa.
Artigo 16 – Estabelecido está que a Palavra de Deus não pode ser nem comprada e nem vendida, pois cada um aprenderá que a Palavra é livre como o Vento e poderosa como o Mar.
Artigo 17 – Permite-se para sempre que onde quer que dois ou três invoquem o Nome em harmonia, nesse lugar nasça uma Catedral, mesmo que esteja coberta pelas folhas de um bananal.
Artigo 18 – Fica proibido o uso do Nome de Jesus por qualquer homem que o faça para exercer poder sobre seu próximo; e que melhor que a insinceridade é o silencio. Daqui para frente nenhum homem dirá “o Senhor me falou para dizer isto a ti”, pois, Deus mesmo falará à consciência de cada um. Todos os homens e mulheres que crêem serão iguais, e ninguém jamais demandará do próximo submissão, mas apenas reconhecerá o seu direito de livremente ser e amar.
Artigo 19 – Fica permitido o delírio dos profetas e todas as utopias estão agora instituídas como a mais pura realidade.
Artigo 20 – Amém!
E tantos quantos creiam que uma revolução não precisa ser sem poesia.
Amados, “nossa tentativa é de experimentar, provar e viver o eterno Vinho Novo em Odres Novos! Isso porque existem muitos Odres Antigos, que são só odres, são só ‘containers’, eles não fazem parte do conteúdo do Evangelho.
O Evangelho é o Vinho, o resto é apenas, generacional, tem a ver com o tempo, com a hora, com a ocasião. Só que nós, cristãos, acabamos institucionalizando o Odre, e o Odre ganhou uma importância tão grande, que a gente briga, mata e morre pelo Odre, mas não tem ninguém interessado com a qualidade do Vinho! E se é assim, nós não estamos aqui para repetir os modelos de Odres que existem, mas estamos pedindo a Deus que não nos falte o conteúdo do Vinho Novo do Evangelho para pacificar o coração de cada um, em nome de Jesus.”
Agora é com todo aquele que crê!
Não adianta brigar contra a Potestade da Religião. Ela se alimenta da briga contra ela. Sim! O ódio a alimenta e a rejeição a fortalece em seus ódios. Assim, é deixá-la! Pois, a única coisa que pode ajudá-la é justamente o ser deixada só.
Quem ama o Senhor, que ame os irmãos; e que não fique reclamando da “igreja”, nem perdendo tempo com ela e sua brigas sem fim, mas, dedique-se a pastorear as ovelhas e cordeiros de Jesus, conforme Ele disse a Pedro que fizesse.
Sim! Quem ama o Senhor e Sua Palavra, reúna os parentes e amigos e comece a adorar a Deus com eles, estudando e crendo na Palavra, orando uns pelos outros, não se intrometendo nas vidas uns dos outros, mas também não permitindo abusos de uns para com os outros, posto que o Caminho é de Graça, Amor e Perdão; e não a espinhenta vereda da disputa, da supremacia e do abuso; posto que a Graça jamais será a Graxa dos descomprometidos.
Se alguém ouvir e crer; e levantar-se para a Vida em nome de Jesus, esse é membro da Doce Revolução.
Ora, só não vê quem não quer. Pois a Figueira está dando todos os sinais de que o Verão está às portas.
Nele, que nos chama a nada que não transforme segundo o Evangelho
* CAIO FÁBIO
***

domingo, 17 de maio de 2015

A CARTA DO AMOR



A CARTA DO AMOR 

Carta escrita pelo apóstolo João à todos os cristãos do planeta

Aquele que diz: Eu conheço a Deus, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1 João 2:4-6)
O Apóstolo João escreve sua carta de amor e diz para os cristãos andarem como Jesus andou. Ele não pede para eles convidarem 12 seguidores, sairpelas cidades pregando o Evangelho e fazendo oposição aos religiosos.
É para andar como Jesus andou em amor, na prática, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, isto resume o EVANGELHO e os mandamentos do Senhor não são pesados:
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados: "1 João 5:2,3".
Se os mandamentos de Deus se resume no AMOR, e DEUS disse que é muito leve amar, porque temos tantas dificuldades em AMAR? Por quê tanto peso no coração na hora de amar, principalmente aqueles da qual não gostamos?
Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus: "1 João 3:10"
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. "1 João 4:7,8"
O AMOR não é só de palavras, ele tem que ser manifestado em ação
Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. "1 João 4:11,12" - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. '1 João 4:16"
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
(1 João 4:19-21) "
João (*apóstolo e servo de CRISTO)

VIVENDO POR PRINCÍPIOS, NÃO POR REGRAS



VIVENDO POR PRINCÍPIOS, NÃO POR REGRAS

“E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas” [Mateus 7:28-29].

No livro de Mateus, nos capítulos 5 à 7, vemos o famoso Sermão do Monte onde, em resumo, Jesus trata acerca da forma como a Lei, as ordenanças de Deus, devem ser aplicadas. 

Jesus não fala sobre legalismo, mas sim de como viver na prática as ordenanças de Deus. Ele não foca as bençãos e maldições consequentes de nossa posição quanto a isso, mas sim a necessidade de viver segundo os princípios das ordenanças, não simplesmente obedecer às regras.

Ao final desse discurso vemos, segundo o texto em destaque, que de fato os ensinamentos proferidos neste tão rico sermão são de um teor até então não observado. Jesus mencionou a lei, ordenou a obediência, mas ensinou a obedecê-la com sinceridade. Não pregou o legalismo, mas sim toda a profundidade do Reino de Deus.

Li recentemente mais um artigo discutindo a legalidade do dízimo. E como é de praxe foi seguido de uma calorosa discussão entre os leitores. Contudo, o que se vê, na maior parte dos comentários sérios é uma dualidade de ideias diametralmente opostas: de um lado, aqueles que afirmam que o dízimo é uma farsa apoiados em textos sobre a revogação da Lei em Cristo, de outro lado, aqueles que defendem o dízimo como uma obrigação apoiados por textos que sugerem que Cristo apoia (ou pelo menos não proibiu) o dízimo. Como vemos, a discussão ocorre em torno da questão da legalidade, da aceitação – ou não – da Lei.

Se lermos Gálatas 3:24 veremos que a Lei foi dada para cuidar do homem até a vinda de Cristo. Ou seja, a obediência a essas regras serviriam para manter o coração do homem preparado para receber a Cristo. Mas por quê então ela deveria ser revogada? Notamos, pelo Sermão do Monte, que, apesar da Bíblia nos garantir diversas vezes que não o homem não está mais sob o julgo, sob a maldição, da Lei, os princípios nos quais essas regras foram fundamentadas permanecem passíveis de observância, caso contrário, Jesus não teria citado-os.

Lembre-se: a Bíblia é um livro de princípios, não de regras. Um exemplo disso vemos em Mateus 5:21-22: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”. Um assassinato nunca ocorre senão precedido de cólera; a abstenção da cólera certamente evitará o assassinato. Jesus não simplesmente pediu para seguirmos a regra “não matarás”, mas para vivermos o princípio do amor ao próximo, pois desta forma certamente a regra não será violada.

Por duas vezes (Mateus 9:13 e 12:7) Jesus afirmou: “Misericórdia quero, e não sacrifício”. Com isso ele diz que mais aceitável é o princípio da misericórdia do o sacrifício previsto na Lei. E isso não é algo novo. Veja Oséias 6:6“Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”.

Já no antigo testamento Deus já desejava que os princípios de sua Lei, de seu Reino, estivesse nos corações dos homens. Por isso ele determinou a Lei, para que os corações estivessem familiarizados com os princípios. Mas infelizmente, como naqueles tempos, ainda muitos têm vivido sobre o julgo do legalismo. Há dois grupos de pessoas sob esse julgo:

Aqueles que obedecem a Lei por medo da maldição advinda pela desobediência; Aqueles que obedecem a Lei como uma forma de receber as bênçãos prometidas.

O primeiro grupo, se esquece que somos redimidos por Cristo (Romanos 3:24) e portanto não podemos esperar que a justiça venha da Lei, pois estaríamos dizendo que o sacrifício de Cristo foi em vão (Gálatas 2:21).

O segundo grupo se esquece que todos somos pecadores (Romanos 3:23; 1 João 1:8) e portanto não somos de forma alguma merecedores das bênçãos, mas a recebemos unicamente por conta do amor incondicional de Deus.

Diante de tudo isso, o que fazer? A Bíblia nos orienta que devemos buscar uma profunda transformação de nosso ser (Efésios 4:24; Romanos 12:2, João 4:23-24). 

Cristo não nos quer condicionados a regras que observamos inconscientemente, mas nos quer transformados, vivendo sobre Seus princípios, não sob regras. E com o nosso ser transformado, não somos “obrigados” a fazer algo, mas sentimos o desejo (ou até a necessidade) de fazê-lo por princípio, por amor. Isso deve ser espontâneo, nunca forçado.

Se verdadeiramente buscarmos o Reino de Deus e o que Ele representa, vivermos em comunhão com o Espírito Santo e humildemente aceitarmos Seu direcionamento, certamente estaremos obedecendo e vivendo por princípios, não por regras. Lembre-se: isso não é uma filosofia, mas é algo bem prático. Se não nos dedicarmos à oração, ao jejum e à leitura da Bíblia, tenha por certo que não atingiremos tal objetivo.

Neto Casaroli

sexta-feira, 15 de maio de 2015

OUÇA BEM E PRATIQUE MUITO



OUÇA BEM E PRATIQUE MUITO

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.” (Oséias 4:6)

As pessoas têm sido e estão sendo destruídas, não só por falta de conhecimento, mas porque rejeitam conhecimento.

Portanto, o que estava acontecendo com Israel nas Escrituras está acontecendo com o mundo inteiro hoje também.

Precisamos entender que a falta de conhecimento da Palavra de Deus por uma nação é algo que acontece de forma gradual e tem crescido ao longo de décadas para o seu estado atual.

Estamos na era de apostasia (*abandono da fé de muitos), representado pela igreja de Laodicéia em Apocalipses 3:14-22.

Isto tem significativamente sido ajudado pela suposta igreja “cristã” que abandonou a sua responsabilidade de ensinar a sua congregação sobre o pecado es as conseqüências eternas, falam pouco de salvação e a meta é sempre atingir prosperidade.

Assim que, hoje em dia, o povo é muito ignorante do que a Bíblia realmente diz sobre o pecado e salvação.

As pessoas precisam estudar e educar-se com a Palavra, já que esta é uma parte vital da nossa atitude em relação a Deus e nosso relacionamento com Ele.

No mundo de hoje a pressão é para a exaltação do homem, eu e mais uma vez eu, em vez da glorificação do Criador.

Quando acrescentamos à influência constante de tolerância fluindo de todos os meios de comunicação eletrônica, jornais, revistas, entretenimento, além das universidades e seminários, este mal louvor está rapidamente permiando todo o mundo.

Paulo escreve: “Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos. Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento. Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus. “(Romanos 10:1-3) 

Paulo está descrevendo o que estava acontecendo durante o seu tempo, que Israel tinha zelo por Deus, mas não baseado no conhecimento bíblico. Infelizmente ao longo dos séculos a natureza humana não mudou. Estamos seguindo a mesma trajetória que Israel e Judá fizeram, e estamos caminhando para o mesmo fim.

Nós vamos ser conquistados pelo inimigo, porque estamos nos afastando de Deus e não submetendo-nos a Sua justiça.

Romanos 10:1-3 mostra que existia algum conhecimento de Deus dentro da nação de Israel. Nós sabemos que isso é verdade também hoje em dia em algumas partes do mundo.

O problema é que não é um conhecimento iluminado, discernido e inteligente de Deus combinado com zelo. No entanto, como Deus diz em Oséias 4:6 Seu povo está sendo destruído por falta de conhecimento, ou seja, o verdadeiro conhecimento Dele.

É triste ver que a verdadeira Palavra de Deus está sendo ensinada por muito poucos e o mundo está perdido. Muitas ovelhas perdidas tentam adorar a Deus, mas eles realmente não estão obedecendo a Palavra de Deus e estão sendo destruídas por falta de conhecimento.

Como podemos ver, Deus coloca a maior culpa nos professores (sacerdotes) por sua falha em ensinar a verdade. Paulo escreveu: “Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus” (Romanos 10:3). Eles deliberadamente estavam ignorando a justiça de Deus.

A história de Israel no Antigo Testamento mostra claramente que Israel tinha a Palavra de Deus disponível para eles, mas eles não a acessaram, a fim de realmente buscar a Deus. Eles a ignoraram. Isso é o que está acontecendo hoje. A Bíblia está disponível practicamente em todos os lugares, mas ela está sendo ignorada, colocando a culpa nas pessoas e seus professores. Pessoas deveriam examinar a Bíblia com grande entusiasmo para se certificar de que o que eles estão sendo ensinado é a verdade.

Existem áreas do mundo onde a Bíblia, não é prontamente disponível, mas em muitos países isto não é o caso, assim como não foi o caso em Israel, portanto Deus mantém a humanidade sem desculpa.

“A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,  pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.” (Romanos 1:18-21) 

O triste é que em muitas igrejas, os participantes estão recebendo entretenimento superficial que dá às pessoas uma experiência social e não um verdadeiro compromisso com o Todo-Poderoso.

Na carta a Tito lemos: “Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.“ (Tito 1:15-16)

Por favor, esteja atento porque muitos “professam” que são verdadeiramente cristãos e que Deus é uma realidade em suas vidas, mas Ele não é. Leia as Escrituras não rejeite o conhecimento e você não será destruído. “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.” (Provérbios 2:6)

***

domingo, 10 de maio de 2015

A NATUREZA BOA E A FIRMEZA DE POSTURA


A NATUREZA BOA E A FIRMEZA DE POSTURA

Não sejam totalmente doces, ou o mundo sugará vocês; mas também não sejam totalmente azedos, ou o mundo não respeitará vocês. Há um meio termo em todas as coisas, apenas os teimosos adotam os extremos. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Não precisamos bajular todo mundo como os cachorros tolos que abanam o rabo para todos, nem agredir todo mundo como cães ferozes.
Brancos e negros caminham juntos construindo o mundo. Por isso, do ponto de vista do temperamento, temos que nos relacionar com todos os tipos de pessoas. Algumas pessoas são tão dóceis como um sapato velho, mas dificilmente um pé vale mais que o outro; outras se inflamam mais depressa do que uma isca, diante da menor ofensa, e são tão perigosas como pólvora. 
Um temperamento tão azedo como leite estragado, tão agressivo como o fio de uma navalha, com uma aparência tão mal humorada quanto à de um cão carniceiro é um grande aborrecimento, mesmo que tenha aspectos bons.
Um homem deve ter caráter, senão como pode manter a cabeça erguida? Mas esse caráter deve se curvar, ou ele encontra muitas dificuldades. Existem momentos em que devemos fazer como os outros querem, mas também o de se recusar a fazer isso.
Se nos fizermos de burros, todos montam em nós, mas se nos fazemos respeitar, somos donos de nós mesmos e não deixamos os outros colocarem sela em nós como acham que podem fazer. 
Se tentamos agradar a todos, somos como um sapo preso em uma pequena lagoa cheia de répteis selvagens e nunca temos paz, e se somos lacaios para todos nossos vizinhos, bons ou maus, não temos o agradecimento de nenhum deles, pois logo causamos tanto o mal quanto o bem. 
O que se faz de ovelha descobre que os lobos não estão todos mortos. O que fica deitado no chão pode ter certeza que será pisado.

(CHARLES SPURGEON)

TENTE OUTRA VEZ



TENTE OUTRA VEZ

" Por quê tenho que Tentar? Se você não tiver êxito, tente, tente, tente de novo, nunca pare de tentar. Eu recomendo isso para adultos que estão desanimados e imaginando que a melhor coisa que podem fazer é desistir.
Ninguém sabe do que é capaz até tentar. Toda tarefa nova é sempre difícil, mas um pouco de esforço no TENTAR na mão e trabalhado no coração faz com que todas as coisas fiquem fáceis.
O não posso fazer atola na lama, mas o tentar rapidamente desatola a carroça. A raposa disse para si mesma: Tente, e fugiu dos cães de caça quando quase a abocanharam. As abelhas disseram: "Tente", e transformaram flores em mel.
O sol disse: "Tente", e a primavera logo apareceu. O boi disse: "Tente", e arou o campo de um lado ao outro. Nenhuma montanha é muito escarpada para o Tente subir, nenhuma terra é muito dura para o Tente arar, nenhum campo é muito encharcado para o Tente drenar, nenhum buraco é muito grande para o Tente fechar. Com pequenos golpes o homem derrubou grandes carvalhos.
Com um golpe de pá de cada vez, os trabalhadores cavaram a passagem, abriram um buraco grande na montanha e fizeram o canal. A pedra é dura, e o pingo pequeno, mas a queda constante fura a pedra. O que o homem fez, o homem pode fazer; e o que ele nunca fez, poderá ser feito. Lavradores se transformam em cavalheiros, sapateiros transformam suas pedras de bater couro em ouro, e alfaiates florescem como membros do Parlamento.
Vocês, jovens cheios de esperança, arregacem as mangas de suas camisas e comecem a trabalhar. Onde há um desejo, há um caminho. O sol brilha para todo mundo. Acreditem em Deus, agarrem-se ao trabalho árduo e verão que as montanhas são removidas.
Um coração tímido nunca conquista uma mulher formosa. Alegria, jovens, alegria, Deus ajuda os que se ajudam. Não brinquem com a sorte – Não espere os ajudantes. Usem seus braços fortes que são amigos antigos.
O próprio homem. Se a raposa quiser aves para seus filhotes, ela mesma tem de matar as galinhas. Nenhum de seus artifícios pode ajudar a lebre, ela precisa correr por si mesma, ou os cães de caça cinzentos a caçam. Cada homem precisa carregar sua saca grão até o moinho. Você precisa pôr o ombro na roda e mantê-lo lá porque há muitos sulcos na estrada.
Se você esperar até que todas as estradas estejam pavimentadas, morrerá antes de fazer o que deve. Se sentar à espera de que os grandes homens o carreguem nas costas, você não sai do lugar. Suas próprias pernas são melhores que pernas de pau; não olhe para os outros, mas confie em Deus e mantenha sua pólvora seca.
Não fique lamentando por não ter um bom começo. Se você atirar um homem sensato pela janela, ele vai em pé e pergunta qual o caminho mais próximo para seu trabalho. Quanto mais você tiver no começo, menos você terá no final.
O dinheiro que você ganha por si mesmo é mais brilhante e mais doce do que o que você consegue da mala de homens mortos. Um café da manhã escasso estimula o apetite para a festa no fim do dia. Quem come uma maçã azeda deleita-se mais com uma doce; sua vontade atual torna a prosperidade futura mais fácil.
Não ache defeitos no lugar em que vive. Você precisa ser um cavalo só porque nasceu em um estábulo?
Se um homem é arremessado para o alto por um touro, qualquer lugar em que caia é bom. Um trabalhador jovem, esforçado e habilidoso faz dinheiro onde outros nada fariam além de perder dinheiro.Quem ama seu trabalho e sabe poupar, Vive e floresce em qualquer lugar.
Quem espera encontrar cerejas sem pedras ou rosas sem espinhos? O mesmo acontece com as pequenas dificuldades. O que pode vencer deve aprender a tolerar. A preguiça fica na cama com síndrome de insatisfação permanente, enquanto a diligência consegue saúde e prosperidade.
O cão late no canil por causa das pulgas, já os cães de caça nem toma conhecimento delas. A preguiça espera o rio secar e nunca vai ao mercado; tente atravessá-lo a nado e fazer todos os negócios. O não posso fazer não conseguiu comer o pão com manteiga que foi cortado para ele, mas o Tente conseguiu extrair carne de cogumelos. E todos os que não progridem põem a culpa na competição.
(CHARLES SPURGEON - extraído do livro Sabedoria Bíblica)

MÃE, NÃO ABRA MÃO DE SEUS SONHOS



MÃE, NÃO ABRA MÃO DE SEUS SONHOS

Ana tinha um sonho. Esse sonho alimentava a sua vida." Ana tinha um problema insolúvel, ela o apresentava a Deus. 

Ana era estéril, mas ela não abria mão de ser mãe. Ana sofria toda sorte de zombaria de sua rival Penina, mas ela não retribuía o mal com o mal.

Ana não mergulhou o seu coração nas águas turvas da incredulidade, mas derramou a sua alma diante de Deus.

Ana não se revoltou com o sacerdote Eli pelo seu mau juízo a seu respeito, chamando-a de bêbada, mas prontamente acolheu a sua palavra, quando ele falou como profeta de Deus.

Ana tinha conflitos. Também nós os temos. Como conjugar o amor de Deus com a doença que conspira contra a realização dos nossos sonhos? Por que Deus adia a realização dos nossos sonhos mais legítimos? 

Por que Deus deixou Ana estéril e cerrou a sua madre? Por que sendo ela uma mulher piedosa e amada de seu marido, não podia afagar em seu colo um mimoso rebento? 

Ana, porém, longe de ficar revoltada com Deus pela situação, busca a sua face em oração, derrama a sua alma diante do Senhor e chora aos pés daquele que tem todo o poder para fazer com que a mulher estéril seja alegre mãe de filhos.

Ana não desiste de crer mesmo em face do diagnóstico definitivo dos homens, mesmo diante das evidências irreversíveis de sua doença incurável. Ela não abre mão de seus sonhos, mesmo que todas as circunstâncias ao seu redor lhe sejam desfavoráveis.

Ana prevaleceu pela fé. Ana creu. Ana concebeu e deu à luz não apenas a um filho, mas ao maior homem da sua geração, Samuel.

QUAIS AS RAZÕES DE DEUS ADIAR OS NOSSOS SONHOS, SE ELES SÃO LEGÍTIMOS?

À luz de I Samuel 1, podemos afirmar:

1) DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS PARA QUE POSSAMOS BUSCAR A SUA FACE EM ORAÇÃO

Mais importante que as bênçãos de Deus é o Deus das bênçãos. Os sonhos adiados, via de regra, nos levam à presença de Deus (ISamuel 1.10,12,15).

2) DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS, PARA QUE DEPOIS DO SONHO REALIZADO, POSSAMOS ENTENDER QUE A VITÓRIA NÃO É RESULTADO DO NOSSO ESFORÇO, MAS DA INTERVENÇÃO SOBERANA DA SUA MÃO

Foi por esta razão que Samuel não foi um ídolo na vida de Ana.

3) DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS, PARA QUE DEPOIS DO SONHO REALIZADO, POSSAMOS CONSAGRAR A ELE O QUE ELE MESMO NOS DEU

Ana não tem dificuldade de dedicar a Deus o seu filho Samuel, porque sabe que ele veio de Deus, é de Deus e deve ser consagrado para Deus.

4) DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER O SEU SUPREMO PROPÓSITO

Ana queria apenas ser mãe, mas Deus queria algo maior para ela. O propósito de Deus era maior que o sonho de Ana. O desígnio de Deus era que Ana fosse mãe do maior profeta daquela geração.

Quando você pensa que Deus está distante, ele na verdade está trabalhando em seu favor, preparando algo melhor para você. Mais importante que realizar os seus sonhos, é viver os sonhos de Deus.

Mãe, não abra mão de seus sonhos, não abra mão de seus filhos. Mesmo que as dificuldades sejam humanamente intransponíveis, creia no Deus dos impossíveis e milagres poderão acontecer na sua vida e na vida de seus filhos para que eles sejam baluartes na sua geração.

Fonte: Hernandes Dias Lopes

sábado, 9 de maio de 2015

POR AMOR DO SEU NOME



POR AMOR DO SEU NOME
TUDO QUE DEUS FAZ É POR CAUSA DO SEU GRANDE NOME

Deus é fiel e zela com sua palavra por causa do Seu nome. Dele para Ele, por Ele são todas as coisas. Ele é o grande: “EU SOU”

O salmista reconhecia o nome de DEUS:

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Salmos 23:30

Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder. (Salmos 106:8)

Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande
(Salmos 25:11)

Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. (Salmos 79:9)

Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. (Salmos 143:11)

Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me (Salmos 109:21)

Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. (Salmos 31:3)

Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
(Salmos 115:1-3)

Os PROFETAS falavam da parte de DEUS, por causado seu NOME

Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo. (1 Samuel 12:22)

Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
(Isaías 48:9-12)

Ah! Senhor! conhecemos a nossa impiedade e a maldade de nossos pais; porque pecamos contra ti. Não nos rejeites por amor do teu nome; não abatas o trono da tua glória; lembra-te, e não anules a tua aliança conosco.   (Jeremias 14:20-21)

Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó Senhor, age por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
(Jeremias 14:7)

Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
(Daniel 9:18-19)

Mas contive a minha mão, e o fiz por amor do meu nome, para que não fosse profanado perante os olhos dos gentios, à vista dos quais os fiz sair.
(Ezequiel 20:220

DELE POR ELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS, SEU NOME É SOBERANO, SOBRE TODAS AS COISAS

***

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A APARÊNCIA


A APARÊNCIA

Quantas vezes olhamos para alguém prós­pero, inteligente, de boa família, de boa aparên­cia, e dizemos: "Puxa, se ele se entregasse a Deus pra valer, quantas vidas poderiam ser tocadas pelo evangelho e como ele poderia ser usado pelo Senhor".
Ouvimos uma moça que canta bem e pensamos: "Se ela estivesse cantando para o Senhor, seria uma bênção!"

         Mas veja o que Deus falou com Samuel: "Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Se­nhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16.7).

Percebeu a grandeza dessa afirmação?

Nossa aparência não é o que importa para Deus, mas sim o que está dentro do nosso homem interior, nosso coração.

         Deus está pronto para usar qualquer um de nós. Isso nos dá uma grande esperança. Signifi­ca que o Senhor está querendo usar até mesmo aquela pessoa que "parece" não saber fazer pra­ticamente nada, que "parece" não ter talento nenhum.

Para Deus o que importa é o nosso coração.

Ele está à procura de barro para mol­dar, não vasos já completos e perfeitos.


Gary Haynes

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O QUE A VIDA É?



O QUE A VIDA É?
Para alguns a vida é trabalho, para outros a vida é família, para muitos a vida é diversão, e ainda assim para muitos a vida é luta, a vida é difícil...
E para você... O que a vida é?
Muitos ainda não sabem o que quer da vida. O que a vida é? Deve ser a pergunta feita no lugar desta outra: “o que eu quero da vida?”
O que é a vida? Precisamos de auto-conhecimento? 
Esta resposta está com Deus!
Portanto, conhecer a Deus vai despertar a nossa consciência, e se a pergunta mudar e for: “O que Deus quer de mim”, Dele virá as melhores respostas!
Fomos criados para servir a Deus. Somos mordomos peregrinos na terra.

Se você já parou pra pensar nisso e já sabe que a vida é para servir a Deus, então só precisa saber que Deus quer de você “obediência”
Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.  João 12:26
Observe o que estamos fazendo, receba as respostas de Deus para tudo que façamos?

É necessário apenas darmos prioridade a voz de Deus na nossa consciência, o mundo não corre, voa, há muitas informações sobrecarregando a ansiedade, por isso, é preciso quietude para fazer a vontade de Deus e se apegar em seus mandamentos
Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.  Deuteronômio 13:4
Não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, a ansiedade tira o foco do momento principal. Vivemos atrás do agora, do amanhã e o depois...

Quem vive ansioso, inquieto e preocupado com a vida, está longe de ser uma pessoa saudável e equilibrada, terá dificuldade em viver e servir a Deus, porque seus pensamentos estarão confusos

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
Filipenses 4:6-8
Precisamos estar cientes do momento presente, com a percepção de que Deus está conosco, nos observando e nos orientando, sobre como devemos nos comportar para Ele agir através de nós e sermos pessoas equilibradas emocionalmente
Se ficarmos presos na correria do mundo, isso vai nos absorver e consumir nossas energias vitais, os pensamentos ficarão acelerados e não vamos perceber a nossa volta como a vida de fato é para ser vivida, e o que devemos fazer para ter paz de espirito
Jesus disse: E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:28-34)

As flores estão vivas no jardim, estão calmas, não são ansiosas, crescem no tempo certo, não estão preocupadas com o futuro e são bonitas, saudáveis, bem cuidadas pela natureza
É assim que devemos ser, saudáveis, belos e bem cuidados pelo criador. 

Também fazemos parte do ciclo da natureza, assim como os animais, as plantas, o nosso corpo é composto por minerais, água, componentes da natureza 

Precisamos deixar Deus nos moldar conforme a sua vontade
Pra fazer a vida valer a pena devemos sempre nos enquadrar nas exigências de Deus
 Deus já te declarou, ó homem, já disse oque exige de nós, que façamos o que é bom; o que é certo e correto, e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, o amor e a paz, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?  (Miquéias 6:8)

É isso que a vida deveria ser! Obediência sincera diante das exigências de Deus, para nos manter equilibrados, fazer as coisas bem feitas, desde o levantar, andar e falar com retidão, trabalhar pela justiça, ser uma pessoa responsável que honra seus compromissos, ter a sensação de ter feito o seu melhor em tudo

Esteja consciente do que a vida é, e do que Deu exige de nós sempre...

***

sexta-feira, 1 de maio de 2015

PARÁBOLAS DE VERDADE


"Por que Jesus ensinou em parábolas?"
Tem-se dito que uma parábola é uma história terrena com um significado celestial. O Senhor Jesus frequentemente usava parábolas como um meio de ilustrar profundas verdades divinas. 
Histórias assim são facilmente lembradas, os personagens são fortes e o simbolismo rico em significado. 
Antes de um determinado ponto no Seu ministério, Jesus tinha utilizado muitas analogias gráficas usando coisas comuns que seriam conhecidas por todos (sal, pão, ovelhas, etc.), e seu significado era bastante claro no contexto de Seu ensino. 
As parábolas requeriam mais explicações, e em um ponto do Seu ministério, Jesus começou a ensinar utilizando parábolas exclusivamente. 
Era o meio mais correto de dizer uma verdade sem machucar os ouvintes
POR QUÊ A VERDADE NUA E CRUA DÓI TANTO? 
Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passava era bem vinda.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada.
POR ISSO QUE JESUS USAVA PARÁBOLAS PARA EXPLICAR A VERDADE

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...