sexta-feira, 16 de maio de 2014

ABORDAGEM


Abordagem em todo o universo 


Você frequenta o mundo, por isso nunca vai estar sozinho, vai ser abordado por uma grande multidão: "ninguém é uma ilha perdida sem conexão, existem continentes que vem em nossa direção (Wander Tafffo)""


Todos os dias somos abordados por alguém: uns pedem esmolas, alguns pedem comida, outros pedem informações, alguém nos cumprimenta, caminhos são oferecidos, conselhos são dados, alguém nos oferece uma proposta indecente, alguém nos convida para uma festa, outros dizem más notícias, alguém nos deseja paz, alguém nos conta novidades, alguém nos conta mentiras, fofocas, boatos...

Enfim as abordagens nunca cessam, todo dia tem novidades, e no encontro com as pessoas, nossa vida se enriquece com experiencias, sejam elas boas ou más, é só parar para ouvir as pessoas e refletir em nossas atitudes. 

Estamos constantemente em contato com as pessoas e diante das nossas decisões, sempre devemos tomar um rumo, na nossa frente tem sempre uma encruzilhada, indicando somente dois únicos caminhos: fazer o certo ou errado, praticar o mal ou o bem, ajudar ou não ajudar a quem mais precisa de nós... isso constrói as nossas decisões de hoje

Uma das pessoas que viveu na terra e mais foi abordada era Jesus, ninguém foi mais abordado do que ele,  multidões apareciam na frente dele, para ouvir, para aprender, para analisar seu modo de falar, seu comportamento...

Uns queriam investigar, outros condenar, muitos queriam perseguir, outros queriam se aproximar, muitos queriam ser curados, muitos queriam ser seu amigo,  muitos queriam entender...  

Em todas as abordagens que fizeram a Jesus, todos tiveram respostas sábias, ninguém ficou sem conhecer as verdades da vida.

Jesus não desfez de ninguém, atendeu a todos de forma justa e sincera, sem acepção de pessoas, nem mesmo desprezou aqueles que agiram com hipocrisia, sempre alguém teve respostas.

Sua vida era repleta de relacionamentos, em cada abordagem uma resposta diferente, sempre visando o bem estar das pessoas.

As escolhas de trilhar um caminho bom é sempre nossa, as decisões precisam ser tomadas, o dia inteiro é assim, acordamos e decidimos o que fazer, a cada momento, uma nova decisão: ir para a direita ou a esquerda, fazer isso ou aquilo, pensar nisso ou naquilo. 

Diante de tudo isso, como tomar sempre sábias decisões?   

Eis o nosso desafio para se dar bem na vida e com os outros.  As escrituras nos dão exemplo de sábias e tristes decisões:

O filho prodigo, que decidiu sair da presença do pai, queria seguir seu rumo, ser independente, que andou por tantas partes do mundo, gastando dinheiro, comendo e bebendo, curtindo a vida, mas voltou aos braços do Pai, pois teve convicção que dependia inteiramente dele quando o dinheiro acabou, as amizades sumiram e a solidão apareceu.

Aquele moço tomou a decisão certa, no momento em que se sentiu vazio, numa vida em sentido, voltou ao contato com o pai, ele com certeza foi abordado por várias pessoas, teve várias experiencias boas ou ruins, que fizeram com que voltasse aos conselhos do pai, aceitando a sua proteção, provisão e direção.

Pilatos foi outro exemplo de pessoa que tomou uma decisão: ele tinha nas mãos o poder de livrar ou condenar Cristo, ele teve também de fazer a sua própria decisão, lavou as suas mãos, fato que ficou marcado na história. Assim como Pilatos as vezes tomamos decisões importantes. 

Mas Pilatos tomou a decisão errada, para não perder a sua posição politica, entregou Jesus a morte para não perder o poder, manteve a sua posição, preferindo ficar do lado da injustiça, condenou alguém inocente, mesmo sabendo que estava errado.

Pilatos é o tipo de pessoas que sabe o que tem que fazer e não faz, entende que poderia fazer o bem e não fez, é o tipo de pessoa que fica com a consciência pesada. Seu gesto de lavar as mãos, se isentar do problema, com se não tivesse nenhuma culpa, de modo nenhum o inocentou. 

Pilatos escolheu tomar suas decisões da maneira que só lhe convém, pois somos livres para tomar qualquer decisão, mas tudo tem seu preço, há caminhos de bençãos e maldição, somos livres para escolher a vida ou a morte, mas Jesus Cristo aponta sempre na direção da vida e diz: “escolhe a vida para que vivas”

Mantenha o bom senso, tome decisões inteligentes:  “ escolha fazer o que é certo e correto” “tenha uma boa consciência diante da vida e dos homens” “ Descanse sua mente em paz”

Outros exemplos de pessoas que tomaram tristes decisões: Judas tomou a decisão de trair Jesus por algumas moedas, percebe-se que ele tinha uma certa tendencia de conquistar algumas vantagens financeiras, poderia ter pensado: “vou entregar Jesus, depois ele com seu poder sobrenatural pode se salvar e eu fico com o dinheiro numa boa, mas, mal sabia ele que o objetivo de Jesus era mesmo ser condenado e morto, para se cumprir os planos de Deus” 

Ele só colaborou com os planos de Deus mesmo fazendo as coisas de modo errado

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta. Provérbios 16:1

O Jovem rico foi outro cara que tomou uma triste decisão, teve seu encontro com Jesus, conseguiu falar com Jesus, queria ter a certeza da vida eterna e seguir o mestre, pensava ter as qualidade necessárias de um bom moço...

O jovem era trabalhador, amoroso, bondoso, mas estava tão apegado as coisas materiais que não conseguiu decidir trilhar o melhor caminho, não quis dividir com alguém, tudo aquilo que ganhou, não se importou em interagir com as outras pessoas, não queria dividir seus dons, talentos, tempo e dinheiro com os outros, não sabia o que era amar e isso poderia mudar a sua vida para melhor e para sempre. 

Que triste decisão, resolveu se retirar da presença de Jesus

Nicodemos também tomou uma decisão, primeiro ele acertou, reconheceu Jesus como filho de Deus, sabia quem Jesus era, mas não aceitou o convite de mudar de vida, e tornar-se uma nova criatura, não entendeu que podeira ter uma nova oportunidade de vida. 

Outro personagem que errou feio, foi simão, um fariseu, que convidou Jesus para entrar em sua casa,  com a intenção de medi-lo, de acusá-lo de humilha-lo, mas se deu mal, pois Jesus lhe explicou coisas importantes, algumas lições sobre misericórdia e perdão que jamais ele esqueceria

Jesus também disse: Mateus 6:33 “ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas

Mas não só de tristes decisões os personagens da Biblia viveram; teve alguns que tomaram as decisões mais certas, temos o exemplo de Zaqueu, um corrupto cobrador de imposto, que se arrependeu da sua vida fácil, de tirar vantagens, que decidiu restituir a quem ele tinha roubado e por isso teve um encontro maravilhoso com Jesus, que encheu sua casa e seu coração de alegria. 

A mulher com fluxo de sangue tomou a decisão de tocar em Jesus a qualquer custo em meio a uma grande multidão e foi curada, teve alguns leprosos que foram ao encontro de Jesus para serem curados porque tinham fé, também houve a atitude de uma mulher estrangeira que perseguiu e insistiu com Jesus, pois sabia que ele poderia dar um jeito na enfermidade de sua filha

Teve também o centurião, que recorreu a Jesus para salvar a vida de seu servo, Paulo de Tarso também teve uma decisão que mudou toda a sua vida, de perseguidor da igreja, passou a ser fundador de igrejas. 

O apostolo Pedro teve experiencias de tomar decisões erradas, no momento de tensão, de medo, negando Jesus,mas depois aprendeu duras lições, acertando em suas futuras decisões, se tornando um lider da igreja primitiva

É interessante saber que justamente nas abordagens da vida, é que conhecemos as pessoas, que aprendemos sábias lições com elas, que decidimos fazer o que é certo e correto, nos relacionamentos com os mais diferentes tipos de pessoas que aprendemos sobre felicidade e paz de espirito. 

Lembre-se da próxima vez que alguém lhe abordar na rua, saiba o que falar, saiba o que pensar e tome sábias decisões, pois isto depende toda a sua felicidade para o resto de sua vida. 

Jesus nos deu o exemplo de como se faz para ter bons relacionamentos, e permanecer com a conciência tranquila, quando for abordado por todo tipo de pessoa. Ele revelou grandes verdades para nós. Ele voltará para analizar as nossas decisões, por enquanto estamos sendo vigiados e cada um terá sua recompensa:

                                                   Mateus 25:31

E quando o Filho do homem vier em sua glória, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna


****

quinta-feira, 15 de maio de 2014

TRAJETO PARA A VITÓRIA


O nosso crescimento físico depende do tempo, das circunstancias, da propria natureza do ser humano, é um ciclo natural: "nascer, crescer e morrer"
O crescimento físico independe do seu querer, você vai crescer... de qualquer jeito, vai  tomando forma seu tempo de vida na terra.
O crescimento espiritual é totalmente diferente, só depende de nós, se não tentarmos crescer, não saímos do lugar, ficaremos estagnados, acomodados e parados no tempo.
Jesus respondeu a Nicodemos: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.   (João 3:5-7)

Quem não nascer espiritualmente, e não crescer de novo não entra no reino de Deus. Jesus falou de um novo nascimento. Se existe um novo nascimento, também vai ter um novo crescimento.
Podemos nascer de novo, aceitar Jesus, aceitar o seu plano de Salvação, realizar um batismo nas águas e não crescer espiritualmente, ficar sendo um eterno bebe espiritual
Se crescer dói fisicamente falando, quando somos crianças, há tombos, frustrações, decepções, isso ao longo da vida, da mesma forma crescer dói também na area espiritual.
No trajeto para nossa felicidade, no caminho da vitória pessoal, vamos deparar com adversidades, tanto no campo físico, como espiritual. em tudo é necessário crescer, é preciso desejar e aspirar por um crescimento espiritual que muitas vezes não acompanha o crescimento fisico.
Podemos ficar anos estudando a palavra de Deus, frequentando reuniões, cultos e ainda sim permanecendo pequenos, insuficientes e derrotados na vida espiritual.
Perseverança, determinação e foco são essencial para chegarmos onde Deus nos quer de verdade:
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13
Quem nos ajuda no crescimento espiritual é Deus, quando sujeitamos obedecê-lo, o trajeto pode ser dificil, mas com Deus na frente saberemos como agir. 
No crescimento fisico, muitos fatores contribuem para seu desenvolvimento: a familia cuida bem de você, toma conta das suas primeiras refeições, seus amigos contribuem com experiencias na adolescencia, o teu trabalho te sustenta na fase adulta, os estudos te dão uma boa formação profissional, o processo de crescimento flui naturalmente...
Crescimento espiritual exige fé, obediencia a Deus, dependencia, confiança, determinação, paciencia, perseverança e intimidade com Deus. É por isso que existem níveis diferentes de crescimento: bebê espiritual, criança, adolescente e adulto espiritual
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.  Hebreus 5:13
Aquele que não cresce na área espiritual, continua sempre como um bebe, necessita de leitinho quente toda hora, não se vira sozinho, precisa de ajuda sempre, precisa de oração, se mete em encrencas toda hora, está sempre se machucando emocionalmente.
O ideal é deixar de ser menino, crescer no amor de Cristo, ter experiencias pessoais com Deus, para não sermos enganados pelos homens, por doutrinas religiosas e não viver mais dependentes de lideres espirituais, que ficam o tempo todo te informando do que deve ou não deve ser mudado na sua vida, e assim somos manipulados pelo s homens astutos e religiosos
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:14
O ideal é estar em harmonia com os 2 tipos de crescimento, envelhecendo com sabedoria, com inteligencia espiritual, se completando com a vida de Cristo dentro do seu coração, crescendo em disciplina, prudencia e conhecimento da verdade.
Já temos em quem nos inspirar, Jesus desde criança mantinha seu crescimento saudável: E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.  (Lucas 2:40)
Mesmo diante de tribulações, aflições, percalços, adversidades, Jesus crescia, passava por seus estágios, era um processo de crescimento, subindo e evoluindo na graça de Deus.
Crescer espiritualmente é o unico modo de achar o trajeto para a vitória, assim seremos arvores frutiferas, daremos frutos e sementes para nossa posteridade, seremos pessoas prósperas, cheias de amor, paz e boas ações

Em qualquer situação, agradeça a Deus pelas suas experiencias de vida, que vão te ajudar a crescer espiritualmente, quanto mais dependente de Deus, mais sabedoria, mais entendimento sobre como a vida funciona, se esforce, cresça no poder de Deus, tenha paciencia, passe pela prova dando glórias a Deus, se torne um cristão maduro, um adulto espiritual, seja forte e corajoso, porque crescer realmente dói...
O trajeto para a vitória pode ser longo, mas vale a pena, tudo depende de nós, se seguirmos Jesus com fé, não andaremos no escuro, saberemos onde colocar nossos pés, haverá maiores chances de progresso em todas as areas da vida
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12
Quanto mais dificil for a caminhada, mas valor damos as conquistas pelo caminho, mas apego teremos com as coisas espirituais
Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas.             Salmos 18:28

Há um caminho, um trajeto para a felicidade, depende de nós, se amanhã a tristeza chegar, vamos descobrir que nunca fomos felizes. o melhor é aceitar o convite de Jesus:

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
         Mateus 10:38

E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
               Lucas 14:27


  ****

INFELIZMENTE



Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.  (Eclesiastes 3:10-12)
Muitas pessoas dizem: "infelizmente a vida é assim", "a vida é difícil, é duro", "não dá pra confiar em ninguém, eu não acredito nas pessoas", "eu não entendo este Deus, porque tudo anda tão complicado".
As pessoas estão sem esperanças, pois nas suas vidas há um trajeto silencioso e solitário. 
Elas não conseguem dividir com alguém as penúrias e as agruras desta vida tão complicada, não conseguem olhar para o alto, e sentirem amparadas pela mão do Senhor definitivamente, quando se vêem impotentes diante de tantas coisas.
INFELIZMENTE muitas pessoas com grande vazio interior, se sentindo só, sem pedir proteção a Deus, porque não O conhecem de verdade, se enveredando por outros caminhos, para aliviar as dores do mundo, tentam preencher o vazio do seu interior com drogas, vícios, maus desejos, maus hábitos, ocultismo, tarô, horóscopo, religião, mediunidade, meditação, crendices, superstições, e nada disso alivia a dor e a insatisfação, e as vidas se destroem e perdem o significado facilmente
INFELIZMENTE, porque será que tanta gente sente falta de Deus? O ser humano foi criado para crer, temos que transcender, ir além do que somos e entendemos, somos seres com vocação religiosa, seres dependentes de uma força que nos sustenta, logicamente dependentes de um pai espiritual : Deus
INFELIZMENTE temos uma necessidade humana nem sempre satisfeita, por isso não conseguimos andar sozinhos e perdemos a direção facilmente, fomos criados para satisfazer um Deus criador, mas a maioria não reconhece de imediato isso, e partem somente em busca de realizar seus próprios desejos.
INFELIZMENTE que bom seria se conhecessemos a verdade como ela é, primeiro realizarmos o desejo de Deus, para depois Ele realizar os nossos - Mateus 6:33
Como o pai que quer o bem e o melhor para seu filho, se este lhe for obediente, haverá privilégios, confiança, respeito e amor, e o pai ficará satisfeito vendo o filho no caminho certo e seguro, fazendo o melhor, e o pai sempre fará tudo para ver aquele filho prosperar e ser feliz
INFELIZMENTE somos rebeldes, gostamos de explorar as novidades, muitas pessoas estão vivendo a presença ignorada de Deus, sentem a sua falta, mas não conseguem sentir a sua presença, sentem falta de tudo, se sentem incompletas mesmo tendo muitas coisas pra fazer.
INFELIZMENTE as pessoas abandonam facilmente os caminhos de Deus e estão sempre apoiados naquilo que lhe dão prazer momentaneo, e a paz de espírito não alcança os coração e permanentemente, e amanhã quando a tristeza chegar jamais vão descobrir que um dia foi feliz, Pra que se aventurar? 

Caminhar sem Jesus não dá, de que adianta ter o mundo pra você, se por dentro o vazio dói demais? Amanhã, se a tristeza apertar, e a felicidade partir, Então vai saber que jamais foi feliz, são loucuras do coração, não dá pra viver assim, de mãos dadas a ilusão.

INFELIZMENTE o que falta para muita gente é dar o paso de fé. A Bíblia conta o segredo de viver, pra mudar uma vida desigual, reconhecer Deus acima de tudo, o único que nos trará satisfação existencial, que nos completará. 

A vida passa e Cristo sempre dá o sinal. Só depende de você., pro amor de Deus te transformar. Não adianta preencher o vazio da nossa existencia com qualquer outra coisa ou pessoa. Só Deus é quem faz o querer e o efetuar mudanças pra melhor, pois foi DEUS quem "pôs a ETERNIDADE no coração do homem"

Tudo fez Deus formoso em seu tempo, não há coisa melhor para nós do que se alegrar e fazer só o bem nesta vida, melhor conhecer logo e descobrir o que Deus pede de nós, que façamos o que é certo e correto, andemos humildemente em obediencia a Ele e amemos uns aos outros - 
Miquéias 6:8.

INFELIZMENTE caminhamos a passos largos de fazer tudo errado, e perder o foco, proqeu há um ditado popular que diz "o que é proibido é mais gostoso", pois é, satisfaz a nós mesmos com muita facilidade, mas o pai não gosta do que andamos fazendo, isso é DESOBEDIENCIA.

INFELIZMENTE desacatar ordens, é correr sérios problemas de relacionamentos, é melhor ORGANIZAR do que BAGUNÇAR, ninguém gosta de coisas, sentimentos, emoções fora do controle, melhor obedecer do que ter que sacrificar algo depois...

Lembre-se A VIDA PASSA E JESUS CRISTO SEMPRE DÁ UM SINAL, quando nossentimos abatidos fisicamente, é Deus pedindo para mudar nossos conceitos e pensar no modo espiritual, depende de você aceitar o caminho proposto por Ele e vencer no final, largar de viver uma vida desigual.

Acaso tem o Senhor tanto prazer em em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que qualquer outra coisa para consertar o erro.  

*** 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

A SABEDORIA




                                      A SABEDORIA DE PROVÉRBIOS 2:1-10

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,  (Provérbios 2:1-10)

Falta de sabedoria: Decepções, tristezas, altos e baixos, aflições e angústia caracterizam a vida de quem não tem a verdadeira sabedoria. 

Importância da sabedoria: Há um convite fervoroso na Bíblia, escrito por Salomão que apresenta a importância de ser sábio para se viver bem. 

 Procure a sabedoria em vez de riquezas e bençãs e com ela todas as coisas lhes serão acrescentadas: Em um ambiente social de injustiças, imoralidades e ignorância se torna desafiadora a busca pela verdadeira sabedoria, mas todos a podem encontrar. 

E, como diz um provérbio chinês “Uma jornada de mil léguas começa com o primeiro passo”.

A SABEDORIA REQUER PESQUISA INTENSA – Provérbios 2:1-4

O sábio rei Salomão declarou que apesar da sabedoria estar à disposição de todos e ser a melhor aquisição realizada por alguém, ela é fruto de muito esforço e perseverança.A busca pela sabedoria requer muito esforço, devido a tanta ignorância entre os seres humanos.    

Devido à ignorância atual nos seres humanos, a negligência nesta busca é evidente. Por isso, o alvo de muitas pessoas é adquirir riquezas, mas não sabedoria.

 Devido à negligência de esforçar-se por adquirir sabedoria, há uma universal conformação com a ignorância; todavia, não percebem que ser rico sem ser sábio é pura loucura.


Devido à exigência da sabedoria, muitos seres humanos atrofiam seus cérebros na superficialidade do mero conhecimento humano a ainda se gabam orgulhosamente do pouco que sabem. Eis a maior prova de tamanha ignorância!


 A busca pela sabedoria deve começar cedo na vida e exige toda a habilidade e força jovial para clamar em alta voz por ela  

A busca pela sabedoria é comparada a escavar profundamente com a perseverança de quem procura ouro e diamante.

A SABEDORIA É UM DOM DE DEUS – Provérbios 2:5-6

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.    Provérbios 2:3-6

Tudo o que é bom vem de Deus. Como a sabedoria é melhor que prata e ouro ela é de Deus e vem de Deus. 

Desta forma, os seres humanos podem adquirir sabedoria, porém não independentes de Deus nem de Seu sagrado livro - A BIBLIA SAGRADA, que é Sua revelação da sabedoria verdadeira.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O URIM E O TUMIM

O que é Urim e TumimO Urim e Tumim, tem sido tema que há despertado certa curiosidade dos estudiosos da Bíblia. É de grande valia dizer que; aceitação geral quanto a interpretação do assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste assunto.

Urim e tumim é o nome dado a um processo e adivinhação utilizado pelos antigos israelitas
para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento

É uma expressão proveniente do hebraico, e significa luzes e perfeições.

De acordo com a visão judaica, Urim e tumim remontam o Sumo Sacerdote de Israel. Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas  no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa, então fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. 

Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote. O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "As luzes" e "As perfeições. 

A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim, e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.

Como se tratava de certo objeto, ou de mais um objeto. Porém não existe uma clara definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e também  a substancia do Urim e do Tumim, realmente não sabemos, são desconhecidas.  Talvez fossem dados, ou até bastões, que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse legado pertencia a então tribo de Levi.

Pelos textos apresentados na Bíblia com relação ao uso do Urim –Tumim, percebe-se que eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras, já que estavam no peitoral dos sacerdotes. Mas o que nos chama atenção era o uso que se fazia do Urim –Tumim.
         A vontade de Deus era conhecida, tirando-se ‘sortes’, alguns sugerem que poderia ser uma única pedra com duas faces, que tinham gravadas as palavras Urim e Tumim, uma palavra em cada lado.

        Se observarmos no livro de Números (Nm 27.21) diz: “Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha”(NVI). 

A versão revista e corrigida traz: “e se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor, conforme o seu dito, entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação”.(RC).

        Aí está o uso do Urim –Tumim, servia de consulta pelos sacerdotes, para saber qual a vontade de Deus, obter direção, orientação divina para determinadas questões que envolvia o povo de Deus.

        Outra referência curiosa é quando o Rei Saúl fez uso do Urim – Tumim( de forma indevida), I Samuel 28.6 “ 

Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas”. Então o Rei Saúl foi a procura da feiticeira, pitoniza de En-Dor.

Segundo estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por mei do Urim – Tumim, já nos tempos de Ésdras e Neemias, ou seja, depois do rei Davi, já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento. (Ed 2.63; Ne 7.65).

        Existem outras passagens na Bíblia, quanto ao uso de se lançar sortes, porém não obrigatoriamente ao uso do Urim – Tumim. Por exemplo, podemos recorrer ao episódio do profeta Menor Jonas (Jonas 1.7).

        É sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram colocados num vasilhame e quando tirado, assim sabia-se em quem caiu a sorte, para culpa ou não.

        A última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de Judas, em Atos 1.26. mas o texto não alude ao uso do Urim – Tumim.

        Há quem ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para deliberar a respeito de julgar a Cristo, mas a verdade é que o sumo sacerdote profetizou, algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim – Tumim, é apenas especulação. (Jo 11. 49-51).

Em todo caso, a pratica do Urim – Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a vontade de Deus, em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.

***


HUMILDADE



O poder da humildade

Para muitos a humildade pode ser considerada uma sinal de debilidade, de fraqueza, no entanto, para os cristãos, é fonte de força – é o oposto do orgulho.
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; (Filipenses 2:3-9)

A gentileza e a mansidão: "muitos entendem também que mansidão é simbolo de fraqueza, muitos acham que pessoas mansa e boazinhas deviam agir com mais firmeza, mas, na Bíblia, mansidão é força interna, derivada de uma qualidade de gentileza

A paciencia ou longanimidade é caracteristica do próprio Deus:

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.  (2 Pedro 3:9)

Paciencia significa resistencia diante da aflição, recusa de vingar as injustiças, não abrir mão da esperança de reparar relacionamentos interrompidos, tolerar os outros, prontidão para perdoar, prontidão para abraçar o amor (fundamento de todos os outros atributos)

Suportar os outros, significa humildade, tolerancia, disposição de escorar as outras pessoas, ajudar, colaborar com elas, ser um suporte para as outras pessoas crescerem na vida.
  
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. ( Provérbios 16:18)

O orgulho é o oposto da humildade, ele procura seus próprios meios, seus próprios ideais, não se preocupa com os outros, os orgulhosos vivem numa concorrencia para sobressair e ficar numa posição de superioridade aos demais seres humanos

Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada ( Isaías 2:11)

Pratique a humildade e jamais será abatido, não verá nenhuma queda em sua vida, será exaltado quando for humilhado, e será ajudado e honrado por Deus nos momentos que mais precisar.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

IRMÃOS EM DISPUTAS



Há amigos que são mais chegados que irmãos. Existem amigos que são mais prestativos, são amorosos, pacientes e mais leais entre si que os irmãos do mesmo sangue

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
(Provérbios 17:17)


Há um outro provérbio que dá a entender que também existem muitos amigos, entre eles alguns podem ser falsos, mas em todo caso, quem tem muitos amigos deve sempre mostrar-se amigável:

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. (Provérbios 18:24)

Não importa quão íntimos sejam os irmãos e irmãs, suas relações podem se deteriorar ou destruir pelas brigas

Irmãos brigam por muitas razões: diferenças de idade, predileções dos pais, inveja, ciúmes, dinheiro, caracteristicas físicas, tipos de personalidade, talentos naturais e até por diferenças religiosas

Na Bíblia Sagrada não é raro encontrar irmãos em disputas, há alguns exemplos de relações entre irmãos que não deram muito certo: Caim matou Abel por inveja. José tinha 11 irmãos que o venderam pro ciúme e inveja, disputaram a preferência do pai e almejaram benção sem medidas, quase o mataram. Miriam e Arão irmãos de Moisés, tentaram ser melhores em tudo d oque seu irmão, que tinha íntimo contato com Deus.

Marta e Maria duas irmãos com temperamento tão diferentes, amigas de Jesus, tiveram desavenças. O filho pródigo, gastão inconsequente, que voltou para casa e encontrou seu irmão irado, descontente com seu retorno.

No caso do filho pródigo, há um detalhe importante, as palavras e a atitude do irmão mais velho, eram duras, ele estava decidido a estragar a alegre festa da volta de seu irmão mais novo que estava perdido no mundo, mas que havia voltado arrependido.

O irmão mais velho fez uma lista de queixas, provando que nem sempre a amizade entre irmãos é saudável e cheia de bom senso

É terrível encontrar irmãos, que dentro da própria casa, o nariz de um é tão grande que o outro não consegue respirar, porque um deles rouba todo o ar, um sempre acaba ficando sufocado e tem que sair

É verdade que frequentemente os irmãos estão envolvidos em disputas, contendas, raiva, mágoa, coisas terríveis que comprometem os bons relacionamentos

Se há uma coisa que consegue tirar a alegria de um lar e desestabilizar um ambiente, são as brigas entre irmãos. Nada pode ser mais desagradável. Os pais pedem, imploram, mas quando eles decidem brigar, não há quem consiga fazê-los parar.
Além da cena terrível que é ver dois irmãos brigarem, fica para os pais um sentimento de amargura, de incompetência, de incapacidade de lidar com um problema que parece tão simples e tão banal. 

Felizes são os irmãos  que conseguem viver num ambiente de paz e tranquilidade, coisa rara nos dias de hoje

***




Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...