sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

OS CINCO MACACOS



Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula. No meio da jaula, uma escada, e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.

Depois de um certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros pegavam-no e enchiam-no de pancada. Com mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de al
gumas surras, o novo integrante do grupo já não mais subia a escada.

Um segundo macaco, veterano, foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos, foram substituídos.

Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:



"Não sei... mas as coisas sempre foram assim por aqui!" 

MORAL DA HISTÓRIA: Assim é na vida. Muitas vezes fazemos alguma coisa errada por achar que isso é normal, ou porque outras pessoas também o fazem, mas nem sempre paramos para refletir sobre as consequências daquilo que fazemos.


E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus..
Romanos 12.2

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PAPAI MANDOU CONSTRUIR UMA FORCA PARA MIM



Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.

Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estariam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai retiniam-lhes nos ouvidos e ele logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.

Um dia, o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e, dentro do celeiro, ele mesmo fez uma forca e, junto a ela um placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".

Mais tarde, chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse: "Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, mas sei qual será o seu futuro. 


Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, com bebedeiras, com drogas, com mulheres, poderá vender os animais e os bens para sustentar-se e, quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão afastar-se de você. 

E, quando você não tiver mais nada, vai arrepender-se amargamente de não ter-me dado ouvidos. É por isso que eu construí esta forca: sim, ela é para você e quero que você me prometa que, se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela".

O jovem riu, achou absurdo, mas para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso poderia ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim com se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo. 


Lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer: "Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os seus conselhos! Mas agora é tarde, é tarde demais".

Pesaroso, o jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. 


A passos lentos, dirigiu-se até lá e viu a forca e a placa empoeirada, e disse: "Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas, pelo menos desta vez, vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não resta mais nada".

Subiu os degraus e colocou a corda no pescoço e disse: "Ah se eu tivesse uma nova chance..". 


Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta , mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram diamantes, ouro e pedras preciosas; a forca estava cheia de detalhes com riquezas e honras e um bilhete que dizia: "Esta é sua nova chance, eu te amo muito. Seu pai, não gostaria de perdê-lo nunca".

ASSIM É DEUS, O NOSSO PAI, CONSELHEIRO E AMOROSO, ELE NOS AMA, APESAR DOS NOSSOS ERROS, NOSSAS DECISÕES ERRADAS, ELE SEMPRE ESTÁ DISPOSTO A PERDOAR E NOS DAR UMA NOVA CHANCE DE RECOMEÇAR TUDO DE NOVO

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A BARBA DO PASTOR



Cansado de ver seus sermões caírem no vazio diante da sua igreja, as pessoas só entravam e saiam e nada mudavam em suas vidas, um pastor resolveu dar uma lição inesquecível aos seus ouvintes.

Num dos cultos semanais mais concorridos, ele subiu ao púlpito com seu aparelho de barbear, bacia, água, espuma, caneca, espelho e toalha. Nem sequer cumprimentou a igreja e, tranquilamente, colocou água na bacia, testou a temperatura, ajeitou o espelho, pegou uma caneca, fez espuma, passou na cara, e começou a se barbear.

Gastou vários minutos nisso, que pareceram uma eternidade para os presentes.

Ao final, quando todos esperavam que o pastor fosse fazer um desfecho maravilhoso, fosse lhes apontar o “moral da história”, ele simplesmente enxugou o rosto com a toalha, encerrou o culto e despediu o povo de volta para as suas casas.

Aquela semana foi atípica. O povo comentou o fato todos os dias, tentado adivinhar o significado de tudo aquilo: “-Que mensagem ele quer nos passar?”, “-Qual é o simbolismo espiritual da água, do sabão, do barbear-se?”


Dias depois, quando ele subiu novamente àquele púlpito, a igreja estava cheia. TODO MUNDO ANSIAVA POR ALGUMA NOVIDADE.

O pastor olhou para a congregação e disse-lhes: - Sei que vocês querem saber o significado do que fiz aqui neste púlpito na semana passada. Bem, eu vou lhes dizer: não há significado algum! Nenhum simbolismo. Nenhuma profecia. Nenhum testemunho. Nenhum milagre. Nenhum desfecho maravilhoso. Nenhuma mensagem. Nenhuma revelação. Nenhum “moral da história”.

- No entanto, se podemos tirar alguma lição disto tudo, é a seguinte: Há anos eu venho apresentando para vocês a mensagem bíblica do reino de Deus, o arrependimento do pecado, o ide e pregai o evangelho a toda criatura, o afastamento de toda a aparência do mal, o envolvimento com as coisas do mundo sem nenhum compromisso com Deus, o plano de salvação, o amar o próximo como a ti mesmo, mas não tenho visto nenhuma mudança em suas vidas. Tudo continua do mesmo jeito.

Minhas mensagens têm caído no esquecimento, tão logo vocês saem do templo. Eu gostaria que vocês comentassem meus sermões durante a semana, do mesmo modo que se dispuseram a comentar o meu barbear nestes últimos dias, ou será que a minha barba é mais importante para vocês que a Palavra de Deus?

PROTEJA O QUE FOR MAIS IMPORTANTE



Um rei tinha uma filha. Quando ela cresceu e se tornou uma linda jovem, um rapaz candidatou-se a casar com ela, por conta de ser um bravo cavaleiro, de família nobre e inteligente – digno portanto de fazer parte da família do rei. 

O rei, cauteloso, decidiu testar o jovem, não com uma batalha, mas com um desafio diferente.

Chamou-o e mandou que se preparasse para uma viagem longa e perigosa até um reino vizinho. Preparado, o jovem apresentou-se ao rei, que lhe deu um bilhete, um cavalo e um pacote de diamantes. 

Disse-lhe apenas “leva este bilhete ao rei, ele te dirá o que fazer”. 

E acrescentou: Atenção: TOME CONTA DO MAIS IMPORTANTE!!!”

Ao sair dali o jovem dedicou-se aquela missão com todo seu vigor. Costurou o bilhete em seu casaco, pôs os diamantes na sola de suas botas e preparou a cela no cavalo.

Viajou sem dormir até que chegou ao destino e mostrou o saco de diamantes ao outro rei, entregou o bilhete ao rei e aguardou suas novas ordens.

O rei abriu o bilhete, leu seu conteúdo, rabiscou alguma coisa sobre ele, fechou-o e disse “apressa-te em retornar, meu rapaz!”. 

O jovem insistiu e quis mostrar-lhe os diamantes mas o rei nem quis vez. E assim se fez.

De tanto cavalgar o cavalo estava completamente exausto e estropiado, mas venceu a jornada. O jovem chegou de volta ao futuro sogro e apresentou-se dizendo: 

“Entreguei o bilhete, não perdi nenhum diamante, mas o cavalo era meio fraco e quase morreu. Cuidei do mais importante, como me ordenaste, ó rei.”.

O rei entristecido abriu o bilhete e leu ao jovem onde dizia: “Querido irmão, saúde! Este moço anseia casar-se com tua sobrinha e estou a testá-lo. 

Dei a ele meu melhor cavalo e algumas pedras sem valor. Se ele te pedir cuidados para os cavalos, está bem assim. Se ele só tiver olhos para os “diamantes”, é um ganancioso materialista, então manda-o de volta.”

O mais importante era o cavalo!  A VIDA sempre é o mais importante!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SE UM CACHORRO FOSSE SEU PROFESSOR




SE UM CACHORRO FOSSE SEU PROFESSOR,
                                                VOCÊ APRENDERIA COISAS ASSIM :

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.

Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias.

Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.

Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.

Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal.

Nunca pretenda ser o que você não é. Se você quer se deitar embaixo da terra,
cave fundo até conseguir. E o MAIS importante de tudo...

Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto
e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!!! CACHORRO não sente inveja, não tem maldade, não guarda rancor, é fiel companheiro nas horas difíceis... Conviver com eles é viver no paraíso

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM, É IRRACIONAL...

sábado, 14 de dezembro de 2013

VOCE TEM POTENCIAL




 POTENCIAL: habilidades não desenvolvidas, talentos não reconhecidos, qualidades ocultas

Acredite, você tem potencial.


Potencial significa segundo definições da web:  Pertencente ou relativo a potência; virtual; possível; que exprime possibilidades; diz-se da energia dependente da posição ou natureza do corpo; que não atua senão depois de certo tempo; diz-se do modo verbal que designa a possibilidade; força total dos meios disponíveis para certo fim; ...

O problema é que as pessoas em geral costumam focar nas nossas fraquezas, defeitos e impossibilidades, raramente vemos algum potencial nos outros.

As pessoas gostam de inferiorizar as outras, torcer para os outros se dar bem na vida é coisa rara.

Sabe aquele versículo famoso: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE", pois é você pode tudo, desde que você DESENVOLVA SEU POTENCIAL
Conhece Davi, aquele que matou Golias! Ele tinha potencial, ele acreditou que podia, quando ninguém torcia pra ele

Davi marca sua presença na história por causa do seu potencial. Quando ninguém via uma saída, ele viu. Quando ninguém tinha coragem, ele foi ousado.

E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui para ver a peleja? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. (1 Samuel 17:28)

Seus irmãos achavam que ele era pretencioso demais, um jovem presunçoso, que achava que podia enfrentar qualquer desafio e ser alguém na vida, um sem noção da época.

Davi estava apenas explorando seu potencial.

Davi irradia-se das páginas das Escrituras como um modelo de liderança hábil. Mesmo antes de alcançar a idade normal de maturidade, bravamente desafiou um urso ou um leão para recuperar uma ovelha de sua boca (1 Samuel 17.35).

MATAR UM GIGANTE ERA COM CERTEZA SEU PRÓXIMO PASSO

Desde jovem Davi estava se especializando em enfrentar desafios, Davi apenas veio coroar seu status de campeão. Davi sabias das recompensas futuras.

Com coragem inspirada pela fé no Deus Todo-Poderoso, Davi pediu o privilégio de lutar com Golias. Embora não tivesse experiência de batalha, nem treinamento especial, sentiu a confiança que somente Deus dá para aqueles que ele seleciona para carregar o seu estandarte e enfrentar a morte que o ameaçava.

Isso é confiança em Deus aliada a seu potencial bem desenvolvido

Davi repetidamente demonstrou na sua vida versatilidade, estrategista, guerreiro, destemido, bondoso e misericordioso.


Davi deu valor à justiça, a lealdade e a fé. Em tudo Davi desenvolvia seu potencial.

Você tem potencial, um significado especial, são os traços da personalidade que fazem uma pessoa ser o que ela é.


Alguns traços são natos, e outros são formados através da disciplina familiar e da transferência de valores. São os processos que movem uma pessoa ao decorrer de sua vida que fazem com que ela desenvolva seu potencial.

Os eventos, as pessoas e as circunstâncias afetam as atitudes e produzem reações que as pessoas desenvolvem desde o nascimento até a morte.


Enquanto uma pessoa amadurece, ela aprende através da experiência e da reflexão.

Afrontas, desafios, perseguições fazem com que a pessoa desenvolva potencial

A leitura, o estudo, o aprendizado com os erros dos outros, a perseverança e a determinação afetam no processo que transforma um jovem imprudente, tímido e inseguro em um líder respeitado.

Você tem potencial, nunca se esqueça disso

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A LÍNGUA INCONTROLÁVEL




Três caras crentes foram orar no monte, num domingo á tarde antes do culto de Louvor e Adoração.

Pedro, Matias e João eram muito amigos e decidiram orar uns pelos outros confessando suas falhas.

Ambos subiram o monte e fizeram um acordo. Cada um contaria sua maior fraqueza para que cada um pudesse compartilhar e orar em conjunto. Todos aceitaram

Pedro disse:

- Irmãos, eu tenho um pecado muito grave, orem por mim, eu não consigo superá-lo, todo vez que vou a igreja,  não consigo resistir, minha fraqueza são  as mulheres, não importa se é casada, solteira ou adolescente, eu fico fantasiando, nem presto atenção ao culto, fico cobiçando, fico secando as mulheres, eu sou pervertido sexual, é uma vergonha eu dizer isso, mas por favor orem por mim.

 Matias disse|:

- Irmãos, meu pecado é muito pior do que o do Pedro, orem por mim, também não consigo resistir, tenho atração por homens, não posso ver os homens da igreja e fico fantasiando, eu nem presto atenção ao culto também, eu desejo homens, eu quero ficar com homens, eu quero tanto me livrar disso, por favor me ajudem, orem por mim

João, o último a confessar o pecado, começa a rir muito e não decide falar nada. Os outros ficam confusos, afinal o combinado foi que todos se confessassem um para o outro.

João não para de rir, seu rosto fica reluzente e começa a ficar ansioso.

João diz:

- Não posso dizer o meu pecado, irmãos, ele é pior do que o de vocês, muito pior, vocês nem imagina como é pior, incontrolavelmente pior, eu nem consigo parar de rir, por favor, vamos deixar quieto este negócio

Imagina, não vamos parar por aqui, vamos orar. Os dois irmãos que confessaram ficaram encabulados, pecado pior que os nossos!

Então fale, não há o que Deus não pode fazer por nós, podemos orar, foi combinado, não se envergonhe, diga:

- É o seguinte, quando vocês começaram a contar seus pecados, eu senti uma vontade INCONTROLÁVEL de sair correndo daqui de cima deste monte, e contar para todo mundo lá embaixo na igreja esta SAFADEZA DE VOCÊS...


É assim MESMO, não há coisa pior do que NÃO CONTROLAR A LÍNGUA

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

(
Tiago 3:5-6)
 

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

(
Tiago 3:8-10)

MENSAGEM DE FINAL DE ANO



Meditando no próximo ano, fiz uma comparação com a letra de uma música da banda de rock Plebe Rude: "ESTE ANO"


Este ano QUE SE APROXIMA juramos sempre MELHORAR a união. E pensamos, será diferente. Eu me engano, a gente esquece o que prometeu. E passa o ano não sabemos o que dizer e porquê. A dúvida dentro de nós é medo. Este ano como nos outros esperei,que fosse tudo diferente. Mas quem muda tem que ser a gente

Este ano, passa mês, muda estação. Mas sua cara eu já conheço. Muitos se esconde entre a fé e a decepção. Nem sempre a porta abrirá. Para muitos às vezes a sorte falha. Nem sempre é como a gente quer. Cada ano que passa fazemos sempre a mesma promessa. Achamos que sempre vai ser melhor.

No ano que vem, desta vez eu sei, será diferente. Porque sempre pensamos assim, Este ano como nos outros esperamos, que fosse tudo diferente

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.    Apocalipse 3:20 


O fim de ano está PASSANDO e para muitos é motivo de festas, alegria, muita paz, viagens, planos de casamento, noivado, reuniões de família, ceias de natal, formatura, excursões, reflexões, planejamento, orações, comemorações e pausas... 


Todo ano é assim, época de compras, luzes na cidade, enfeites nas lojas, paredes e ruas, movimentação, comércio e vendas


E cada ano que passa sempre as mesmas promessas, sempre as mesmas expectativas e tudo igual, entra ano e sai ano, o mundo está cada vez pior, o que vamos comemorar de novo então?

Será que estamos realmente evoluindo? Será que nós mesmos percebemos nossas intenções do coração?

Que bom, se a vida de muitos seres humanos estivessem todas focadas neste mesmo interesse comum de muitas festas, de comemorações, de esperanças e com bastante alegria, paz e amor o ano todo!

Nós temos apenas a consciência de que mais um ano se passa e refletimos sobre nossas vidas, cada um com seus problemas e soluções, mas nem sempre cumprimos 90% das nossas decisões, de tudo que pensamos e realmente precisamos mudar e fazer no ano novo que se aproxima.

De certa forma, ficamos só na expectativa de dias melhores e nada conseguimos realizar, nem mesmo algo que possa melhorar nossa busca pela felicidade interior
Milhões de pessoas passam o ano sem esperança e jamais achamos que é nossa culpa, jamais paramos para pensar se realmente estamos mesmo caminhando na nossa vã maneira de viver

E será que temos tempo para pensar naquelas pessoas que estão doentes, aqueles que esperam uma cura no leito de hospitais, aqueles que estão cansados, se sentindo quase morto, depressivos no quarto fechado e escuro de suas casas...

Paramos para pensar em todo tipo de doentes com tantos tipo de câncer, pessoas que estão ficando cegas e já não conseguem mais enxergar, os velhinhos surdos abandonados em asilos, jovens suicidas contando os dias para morrer, crianças abandonadas nas ruas, doentes nas filas de transplantes, os famintos, os mendigos, os solitários, os presídios lotados, os drogados, os prostituídos, os desesperados, os paralíticos, os excluídos da sociedade por serem diferentes e por viverem dependendo da sorte e do acaso

E as crianças pobres que mandam carta pelos correios na esperança de ganharem um presente do Papai Noel!!! Não é só crianças que são acarentes, mas mulheres e velhinhos sem rumo na vida, na esperança de ganharem algum oportunidade de presente, esperam algo que mude a situação da vida deles, e nos correios há um quadro de cortiça com dezenas, centenas ou milhares de cartas esperando uma chance de serem atendidas...

Nestes tempos difíceis de incertezas o sofrimento de uns, a infelicidade de muitos, a tristeza de milhões, isto de alguma forma reflete na vida de muitos e na condição que o mundo está vivendo hoje

Qual a expectativa deste povo que está sofrendo para mais um final de ano?
E nós o que temos a oferecer pra estas pessoas?

E podem estar incluído ai nesta imensa lista de excluídos: seus amigos, algum parente, alguém muito especial, alguém que você conhece ou já conheceu um dia, alguém da sua própria família ou alguém que você já não lembra mais, um ser humano igual a nós, sedentos por um milagre e mudança de vida

Mas alguém lá do alto está muito preocupado com estas vidas sofridas neste ano, e quer participar delas, não importa qual a situação, mas este alguém manda esta mensagem de final de ano, uma mensagem que pode ser dita todos os dias:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
  Apocalipse 3:20 
Esta mensagem de Jesus é para todos que percebem que além de estarmos a caminho de mais um fim de ano, também podemos estar a caminho do final dos tempos e ele faz questão de entrar e participar

Quando JESUS diz que está a nossa porta, ele quer usar alguém para apresentá-lo, nada melhor do que você fazer isso, você mesmo apresentando Jesus ao próximo, pois ele que usar as nossas mãos, os nossos olhos, os nossos braços, as nossas mentes, as nossas bocas e nossos corações, para levantarmos e abraçarmos os que estão caídos e dar novo fôlego de vida a eles

Tente abrir a porta para as pessoas e verá que este ano poderá ser realmente diferente - "amando o próximo como a si mesmo" 
Marcos 12:33

Neste fim de ano quem é nosso próximo? Alguém se lembra em que situação está o nosso próximo hoje? 

Talvez este ano seja o nosso último ano na terra, ESQUEÇA TANTAS PROMESSAS. Faça com que ele seja DIFERENTE.


 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

AS FOFOCAS


Uma fofoca pode ser uma novidade, espalhar e saber sobre a vida dos outros dá a sensação de que se está atualizado, mas não é bem assim, ela é muito prejudicial.

Passamos a maior parte do tempo, se comunicando com as pessoas.

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Provérbios 10:19 


Moderar o que se fala é questão de sabedoria, mas não é suficiente para conter a fofoca. É raro quem não se interessa pela vida alheia.

Revistas e notícias com fatos e fotos de pessoas, celebridades, famosos, caso de separação, corrupção, saber quem está envolvido com drogas, violência e prostituição em geral, são sucesso garantido de interesses.

Há pessoas que usam as fofocas como maldade mesmo, outras que se divertem e alguns são fofoqueiros natos, já tem a cara de FIFI, só de olhar e conversar, dá para sacar um ar de interesseiro da vida alheia. Pura falsidade.

Mas quem vive falando e querendo saber da vida de todo mundo não vive a sua própria história, está sempre focado no que os outros estão fazendo e pensando.

O que faz alguém fazer fofocas maldosas é a inveja, e até raiva se instala no coração desta pessoa, ás vezes, sem nenhum motivo aparente, somente porque esta mesma pessoa, nunca se realiza e não tem satisfação pessoal no que faz na vida.

A fofoca é um entretenimento para muitos, porque enquanto se fala dos outros, esquecem dos seus próprios problemas

Quando é comentado as falhas alheias causa a falsa sensação de que somos menos falhos ou que estamos acima destes erros

Mas, em todo caso, a fofoca é prejudicial porque passa adiante os problemas dos outros e isso nunca é uma forma de ajudar, de realmente amar ao próximo


Como vamos amar as pessoas se estivermos envolvidos numa troca incessante de fofocas, se estamos somente passando seus problemas, sem a menor intenção de ajudar.

E não há justificativa para fofocas, quando muitos só dizem que estão apenas comentando um fato, aliviando um sentimento de culpa

Afinal, ninguém está isento de fofocas ,todas as pessoas em algum momento, em determinada situação, mesmo sem querer, se envolve com fofocas, seja no trabalho, no lar, nas escolas, na turma de amigos, seja como vitima ou como agente causador das más noticias


Uma coisa é certa, se você não der sequencia a uma fofoca, a um boato, a um comentário maldoso, não levar adiante, ela perderá sua força e certamente morrerá.

Mas isso é muito difícil, tem que ter um controle emocional muito acima da média, visto que nossa língua é terrível, é venenosa mesmo, veja:

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

                             (Tiago 3:8-9)

É um dever do homem justo e honesto, não propagar as fofocas, se conter, isso prova que ele é temente a Deus, um homem de caráter, que quer realmente amar ao próximo e ser feliz na multidão. 

Infelizmente, o terreno da língua é neutro, tanto podemos deixar Deus usar e sermos benção na hora de falar, a respeito de outras pessoas, como também podemos permitir deixar o diabo usar e quase sempre falar besteiras 

Cabe, sempre a nós, tomarmos as melhores decisões, nesta correria da vida, quase nem sempre dá tempo de refletir no que estamos falando de verdade.

"Quem não quer ser vítima de fofocas, não passe a fofoca adiante"


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.                   Gálatas 6:7 

É a lei da causa e efeito que diariamente devemos lidar, para no tornarmos pessoas agradáveis e bem equilibradas, ou pessoas que só vivem se metendo em encrencas 


Prefira sempre seguir a Regra Aurea proposta por Jesus há muito tempo atrás, que serve de bom proveito nos dias de hoje: 

"Faça sempre as pessoas em geral, o que gostaria que fizessem com você" 

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. ( Mateus 7:12)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O ORGULHO DESTRÓI, A HUMILDADE CONSTRÓI



 
Um dos homens mais humildes deste mundo foi Albert Einstein, dono de frases famosas e invenções inesquecíveis, que apesar de ser um gênio era dono de uma simplicidade fantástica e fora do comum.

Sempre humilde e desinteressado de honras, Albert dizia: “Não ambiciono dinheiro, status ou títulos. Não aspiro a aplausos. O que mais prezo na vida é ser entendido e apreciado pelos que comigo trabalham”

Einstein não se importava com seu estereótipo, menos ainda com a vestimenta dos outros.

“Que importância tem a vestimenta de alguém? São as roupas que melhoram ou pioram o ser humano? São os cargos e os prestígios que elas ocupam que as tornam poderosas?

O que será que muda o caráter?

Einstein fazia estas perguntas as pessoas curiosas pelo seu sucesso.

Certa vez, Einstein respondeu a sua esposa, Elza:


“Mau seria se o saco fosse melhor
                                      que o cereal que vai nele”.


Einstein sabia que as aparências enganam!

Geralmente as embalagens por fora são realmente melhores que o produto.

Aparentemente sim, mas o conteúdo por dentro é o que satisfaz o cliente.

Einstein sempre deixou os outros serem homenageados primeiro que ele, ele não se importava com ostentações, que preferia ficar por último pois dizia:
 
“O elogio só faz a pessoa ficar inchada de si mesma, e o orgulho não combina comigo”

A Bíblia Sagrada diz:
A ciência, ou seja, o conhecimento, a sabedoria nos incha, nos torna arrogantes, prepotentes, e achamos que somos melhores que os outros, mas só o amor edifica, só o amor nos deixa iguais aos outros, nem mais, nem menos, mas útil a todos. 
(1 Coríntios 8:1)


ESTOU APRENDENDO: EINSTEIN DEPOIS DE TUDO QUE FEZ, DIZIA: "AINDA TENHO QUE APRENDER A FAZER"

domingo, 8 de dezembro de 2013

PROPOSTA INDECENTE



Conta-se uma história que um pastor em inicio de Ministério numa cidade do interior, um homem muito simples, foi provado na fé.

Sua pequena igreja estava situada num bairro pobre onde as ruas ainda estavam sem asfalto.
Num dia de muita chuva, o carro do pastor ficou muito sujo, tudo cheio de lama, isso foi num domingo pela manhã.

Ai sair da igreja, foi parado no transito por uma blitz policial. Os policiais fizeram uma breve fiscalização no carro, estava tudo OK com a documentação.

Mas, perceberam que as placas do carro estavam suja de barro, não dava para ver nada e nem conferir as letras e números. Os policiais ameaçaram multar o pastor.

De repente, um deles, mal intencionado queria testar o pastor, mas resolveu lhe fazer uma pergunta:

- Duas cervejas lavam a placa deste carro, senhor!

O pastor olhou do lado, viu um bar e imediatamente disse:

- Tudo bem, duas cervejas lavam a placa, espere um pouco, por favor!

O pastor entrou no bar, comprou duas cervejas, se aproximou do carro e despejou rápido as duas cervejas nas placas, onde ficou perfeitamente limpas!

- Agora sim, posso ir, as placas estão todas limpas, estou liberado! Muito bem, como o senhor disse policial:” duas cervejas lavam a placa”

(Muitas coisas neste mundo, muitas ideias, muitas propostas indecentes podem ser feitas para nós, querem tirar de nós a integridade e o nosso senso de justiça, cabe a você decidir cooperar ou simplesmente fazer o que é certo e correto)
Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos. (EXODO 23:8)

sábado, 7 de dezembro de 2013

NOME ACIMA DE TODO NOME



HÁ MUITOS NOMES ATRAENTES E INEXPRESSIVOS:

As pessoas que escrevem biografias gostam de personagens atraentes. Personagens atraentes tem muita personalidade. Os escritores preferem personagens atraentes aos personagens inexpressivos.

Tanto Jesus como Satanás são personagens atraentes e bem conhecidos mundialmente. Por essa razão, os escritores bíblicos através dos séculos usaram muitos nomes diferentes para descrever Jesus e Satanás, a fim de nos ajudar a compreendê-los:

Satanás foi focado sobre diversos nomes, é a serpente, é o grande dragão, o mais citado é como ladrão: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.(João 10:10)

Satanás é o mercenário, é o diabo, o anjo caído: Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. (João 10:12) / O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13:39)  / E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:9)

Jesus é o recordista de nomes. O que está incluído em um nome?  Há escritores que chamam Jesus de cordeiro de Deus e outro o chamando de Leão de Judá. O manso Cordeiro e o rei dos animais Leão.

Jesus tem muitos nomes diferentes. Ele é o pão da vida, o sumo sacerdote, o segundo Adão e o Filho de Deus. Ele também é o Filho do Homem, o Salvador, A rocha eterna, Emanuel. Jesus é abrilhante estrela da manhã, nosso advogado, o noivo da igreja, o Ungido. Jesus é o autor de nossa salvação, o Alfa, o Omega, o cordeiro da Páscoa, a testemunha fiel, o bom pastor, a porta das ovelhas. Jesus é o caminho, a palavra de Deus, o verbo, a verdade e a vida, o Criador, nosso maravilhoso conselheiro, príncipe da paz, a pedra angular. Jesus é a ressurreição e a Vida, a raiz de Davi, Santo de Deus. Jesus é a videira, verdadeira luz. Jesus é o Messias, a Rosa de Saron. Jesus é Deus.

O que todos estes nomes nos dizem sobre Jesus? De qual nome de Jesus você mais gosta? Por quê? Nós todos somos também muito diferentes uns dos outros, todos nós nos relacionamentos com Deus de maneira diferente, por essas razões, os diferentes nomes de Jesus podem ter sido dados para nos ajudar a nos relacionar com Deus de maneiras que se ajustem melhor às nossas características especiais

Em todo caso a Bíblia diz que Jesus é o nome que está acima de todos os nomes:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.   (Filipenses 2:5-11)


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FALE APENAS O NECESSÁRIO




"Não fale tudo o que sabe, porque quem fala tudo o que sabe, geralmente fala o que não convém"

Há muitas virtudes que podem ser desenvolvidas pelo nosso ouvir, falar pensar e meditar.

Pessoas que sabem muito não fazem questão de mostrar que sabem, são prudentes, calam-se quando é preciso e falam no tempo oportuno. 

Saber falar é uma arte, saber ouvir e pensar é muito melhor ainda. 

O sábio sabe o que fala, porque sabe o que pensa.

Pessoas que falam mais que o necessário carregam com freqüência complexos, traumas e insegurança, que controlam suas palavras e suas atitudes.

Essas pessoas sofrem porque percebem a insensatez de suas palavras, mas tem um desejo de aparecer para dizerem que sabem o que estão falando
 


Lutam consigo mesmas, contra seus complexos, fraquezas, temores e traumas que muitas vezes não conseguem identificar. É uma luta injusta
 


As pessoas geralmente tentam ser o que não SÃO.

Quem tenta ser diferente acaba ficando igual a tanta gente que tenta ser diferente.  

Muitas pessoas sofrem a angustia de não viverem a teoria que conhecem.

Na teoria eles conhecem muita coisa, mas na pratica não conseguem realizar seus desejos e objetivos


 

Todos tem potencial, mas não são livros de auto ajuda que vão desenvolve-los, é preciso olhar para dentro de si e pedir ajuda ao Senhor, nosso DEUS.

O melhor livro de auto-ajuda é a bíblia. Lá estão registrados os princípios de inteligência emocional.


Esta tudo lá registrado toda a verdade sobre nós, quem somos e de quem dependemos.

É um manual prático de comportamento humano
 
A bíblia nos conduz a Jesus, a nossa sabedoria, a única pessoa capaz de colocar ordem no nosso mundo interior
 


Ninguém como Jesus viveu e nos ensinou a ter disciplina, sabedoria e prudência no falar, ouvir e pensar.

Jesus respondia perguntas com outras perguntas estimulando o modo de pensar dos seus ouvintes

Ele veio ao mundo para dar este Testemunho, princípios de viver a verdade
 


Jesus disse: Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.           
                                          (João 18:37)
 
 
A verdadeira energia e potencial primeiro vem do alto, não de dentro de nós, precisamos submeter aos ensinos de Cristo e aplicar em nossas vidas depois quando nos esforçarmos a viver dependentes de Deus, conseguiremos desenvolver os frutos do espírito, assim é que vamos ter paz interior


 
Todo conhecimento e sabedoria vem de Deus, permita ter intimidade com ele e viva o conhecimento e sabedoria que ele nos dá, fale apenas o necessário e tenha paz de espírito
 



               Provérbios 12:23 diz:

 
"O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos insensatos proclama a estultícia (estupidez, tolice)" 



Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...