quinta-feira, 7 de março de 2013

APRENDENDO COM MEFIBOSETE

             
UM HOMEM, VIVENDO COMO UM CÃO MORTO

 

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, de Israel. Além de ter praticamente toda a sua família morta pelos infortúnios que vieram sobre os descendentes de Saul, Mefibosete era deficiente físico. Aos 5 anos de idade sofreu um acidente ao cair dos braços de sua ama que fugia, após a notícia da morte do Rei Saul, assim ele ficou coxo "aleijado dos 2 pés" (II Samuel 4:4).

Em II Samuel 9:8 demonstra que ele vivia tomado pelo complexo de inferioridade.

Mas Davi, procurou saber algum paradeiro de algum descendente de Jonatas, para usar de bondade e misericórdia –

2 Samuel 9:1-13.

Ao ser comunicado pelo rei Davi de que seria restituído em tudo o que pertencera a sua família, o próprio Mefibosete declarou: "quem é o teu servo para que te preocupes com um cão morto como eu?"

 

O Rei Saul, avô de Mefibosete, foi um homem ungido e escolhido por Deus, tinha promessas para a sua vida, mas por ter desobedecido, acabou perdendo o direito ao reino; e a Bíblia diz que quando Saul O desobedeceu, Deus falou que já havia preparado um outro homem que tinha um coração segundo Seu coração: DAVI.

Saul já não ia ser mais o rei de Israel, perdeu o direito, e após sua morte, no caso, seu filho, Jônatas iria ser o rei de Israel e quando Jônatas morresse, sucessivamente o filho de Jônatas, Mefibosete seria o próximo rei. 

Quando você lê em II Samuel 9, Mefibosete não VIVIA como um rei, era um homem derrotado, abatido, sem poder andar direito, com muitos problemas e complexos. Ele poderia ter sido o rei de Israel, pois tinha esse direito como herdeiro. A Bíblia diz que ele foi levado para a cidade de Lo-Debar. O nome da cidade era "Sem Palavras", uma cidade sem trabalho, sem condições, sem utilidade, SEM PASTO, sem nada .


 

Isso também retrata a condição daquele homem que foi levado para a pior cidade de Israel, onde não tinha amigos, se tornou um mendigo, foi deixado naquele lugar e com uma série de mágoas, de rancores, e de amarguras.

Ele passou a infância, a adolescência, a mocidade, curtindo um sentimento de revolta e inferioridade, por causa do que ele deveria ser, do que ele poderia ter tido, do que poderia ter conquistado, mas, ele não conquistou nada. Vivia agora das memórias negativas, rejeitado, sem afeto, sem carinho, abandonado e isso foi lhe causando traumas. 

Na verdade, muitas pessoas têm vivido assim, por causa do passado, por coisas que aconteceram em sua vida; eles vivem pensando que se não tivesse acontecido tal coisa em suas vidas, poderiam ter uma vida melhor, poderiam ter mais dinheiro, deveriam estar em uma posição melhor, poderiam ser mais felizes, deveriam ter outra chance, deveriam ocupar uma outra posição na firma em que trabalham, poderiam ter uma vida mais bem sucedida, poderiam ter um casamento melhor, deveriam ter filhos melhores. Poderiam ter tantas coisas! Mas, quando olham sua vida, ela está uma miséria, quando olham para sí, estão paralisadas, não podem andar direito, suas vidas estão cheias de problemas, como era a vida de Mefibosete.



Esta é a condição de muita gente até dentro das próprias igrejas, que olha para a sua vida, hoje, e a vê fracassada, e então pensa que se não tivessem acontecido algumas coisas no passado poderiam ter tido uma vida melhor. Acabam vivendo sua vida, no presente, na miséria e na tragédia, ou talvez, quem sabe, estejam também como ele, com problemas no modo de andar, talvez paralítico dos pés, ou coxo dos pés, ou com uma deformidade em suas vidas, em alguma área da vida, uma deformidade no caráter, uma deformidade que foi causada por alguém, que foi causada por alguma coisa no passado, uma deformidade que incomoda e que tem sido o meio por onde Satanás o tem prendido para que não andes perfeitamente, para que a pessoa não seja tudo aquilo que Deus quer que elas sejam aqui nesta vida

 

A atitude do rei Davi para com Mefibosete ilustra a maneira como o Senhor Jesus Cristo age para conosco. O Filho de Davi traz restituição. Ainda que você se veja como um cão morto, alguém sem nenhuma importância, Jesus é o Rei Misericordioso que restaura sua vida. Assim como Davi devolveu as riquezas que haviam sido tomadas de Mefibosete, Jesus Cristo coloca o homem debaixo do poder de Deus, livre das ações do diabo. O Filho de Davi traz honra. Assim como Davi, que concedeu a Mefibosete o status de filho, ele adotou Mefibosete como filho, honrando-o com um lugar à sua mesa (II Sm 9:12), Jesus Cristo nos torna filhos e co-herdeirosde Deus Pai (Jo 1:12 e Rm 8:14-17). Existe maior honra do que assentar-se à mesa com o Filho de Davi e comer do pão que Ele serve?...

JESUS...O Filho de Davi traz alegria e gratidão. Todos que fomos restituídos e honrados pelo Senhor vivemos a realidade de nos regozijarmos sempre no Senhor. Se você ainda se sente como um cão morto, é tempo de deixar o Senhor livrá-lo da vergonha, restituí-lo e honrá-lo.



O complexo transtorna tanto o ser humano que afinal o torna desprezível aos seus próprios olhos, formando uma auto-imagem negativa de si mesmo, incapaz de perceber que em Jesus Cristo ele se torna uma nova criatura.


O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL  - 
Davi entende que seria incapaz de amar a Mefibosete baseado somente na Aliança que ele havia feito ao seu fiel amigo Jônatas, então ele recorre ao amor incondicional de Deus, que ele mesmo conhecia profundamente.

 

Não há absolutamente nada em nós humanos pecadores que altere o amor incondicional de Deus. Não temos méritos algum, nada podemos fazer para Deus para que Ele nos ame. Quando ele indaga: "Há alguém..." - é um desejo incondicional, uma questão que flui graça, amor e misericórdia de Deus;

Mefibosete – representa o homem marcado pelas conseqüências do pecado, da rejeição, aleijado, deficiente físico e espiritual por causa das conseqüências do pecado.

 

Se o pecado persistir em nossas vidas teremos as mesmas características de alguém com os pés aleijados, não caminhamos bem nessa vida, vamos tropeçar e cair em várias áreas. Quando há pecado em nossas vidas, andamos cabisbaixos, alienados de Deus, incapazes de olhar para o céu em gratidão a Deus, por causa da terrível vergonha que o pecado nos causa;

 

É perceptível como o pecado na nossa vida drena nossas forças e nos faz incapazes de avançar normalmente na Vida Cristã como os demais irmãos, então passamos a ser fardos pesados, pedras de tropeços, e impedimos a Igreja de avançar, pois somos carregados pelos outros; necessitamos de oração, de intercessão, de ajuda.

Por ser uma pessoa com os pés aleijados, além de atrasar o avanço dos outros, não conseguimos chegar até onde os outros normalmente vão, aleijados, ou deficientes físicos possuem enormes dificuldades e muitos obstáculos. E atentem bem, não estou aqui me referindo às deficiências físicas, estou falando de deficiências espirituais.


Se você tem percebido que não consegue caminhar normalmente junto com os demais irmãos, não tem sentido prazer na comunhão com a igreja, e que está havendo um cansaço de alma constante fazendo-o desistir, deixando os sonhos morrerem à beira do caminho, enquanto todos caminham avante, pare e observe se porventura, há pecados em sua vida.

Por outro lado, pode ser que você esteja consciente do seu pecado e, por isso mesmo, tem entrado num estado de prostração e desespero angustioso. É por isso que o casamento de muitos é DESERTO, o trabalho, a vida emocional, a vida financeira e a vida espiritual de tantas pessoas é SECA.

Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro NO DESERTO, para nos levar para UM LUGAR MELHOR e também veio nos restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos tenha roubado. Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para SEU REINO, onde está o melhor de Deus – uma vida de abundância e prosperidade.


Uma auto-imagem negativa de si mesmo é extremamente venenosa, e nos impede de vermos com nitidez a Deus, e como é terrível, e como isto nos impede de sermos abençoados por DEUS. Através de Jesus, Ele não apenas cobre os nossos pecados, mas nos liberta e nos cura quando comemos da Sua carne, que é a Palavra, e bebemos do seu sangue, que possuem todos os nutrientes mais completos.


DEUS não faz acepções de pessoas. Jesus está nos chamando: - "Venha do jeito que você está, venha pecador, aleijado, mancando, arrastando, mas venha; porque eu quero usar de bondade para com você". A mesa já está posta, venha assentar-se já! É de Graça, sem sacrifícios. Ele só está esperando você chegar para dar início à festa."Eis que Eu estou à porta e bato, e se, alguém ouvir, e abrir a porta, Eu entrarei em seu coração, e farei uma Festa" Apocalipse. 3:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...